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Verstappen conquista pole no GP de São Paulo em sessão marcada por final caótico

Chuva desaba ao final do Q3, pouco depois de Verstappen registrar o seu tempo e faturar a pole com a Red Bull

Max Verstappen garantiu a pole para GP de São Paulo, em uma sessão de classificação interrompida pela chuva que surgiu nos estágios finais. O piloto da Red Bull cravou uma volta de 1m10s727 logo no início do Q3, e com as condições climáticas piorando rapidamente nos minutos seguintes, os concorrentes não tiveram a chance de melhorar seus tempos, encerrando a sessão com bandeira vermelha.

A chuva acabou surgindo atrás da reta principal e contornando o Autódromo de Interlagos. Tudo ficou escuro rapidamente. As rajadas de vento também foram bem intensas. Vendo que os tempos não poderiam ser melhorados, os pilotos seguiram para os boxes de suas respectivas equipes.

Charles Leclerc, da Ferrari, dividirá a primeira fila com o piloto da Red Bull. A Aston Martin, que aproveitou a janela seca no início da sessão, assegurou o terceiro e o quarto lugar, com Lance Stroll seguido por Fernando Alonso.

A dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell, apareceram na sequência da tabela, ocupando o quinto e sexto lugar, enquanto Lando Norris, que foi um destaque do Q2, sairá da sétima posição. Carlos Sainz, da Ferrari, começa a prova ocupando o oitavo lugar, seguido por Sergio Pérez, que terminou em nono, e Oscar Piastri, fecha o top 10.

Saiba como foi a classificação

Q1

Ocorreu um atraso inicial devido a uma limpeza de pista que se fez necessária depois de um pedido da Pirelli. Quando os carros finalmente começaram a rodar, o tempo se mostrava instável e a ameaça de chuva deixou todos atentos, desta forma, rapidamente tivemos carros em pista.

Verstappen e Pérez saíram cedo para garantir voltas rápidas. Boa parte do grid optou por pneus macios novos, mas a McLaren instalou pneus usados no carro e Oscar Piastri, mas que tiveram pouco uso no TL1. Foi o australiano que abriu a tabela de tempos com a marca de 1m11s494 e se a chuva não chegasse ao circuito, os tempos tinham muito potencial para evoluir.

Na pressa de garantir rapidamente as voltas rápidas, Gasly quase ultrapassou Russell no pit-lane, pois o piloto inglês estava andando lentamente. O caso gerou reclamações do francês e na sequência os comissários anotaram o incidente de impedimento que seria investigado após o encerramento da classificação.

Os minutos foram avançando e o céu se tornava mais carregado. A tabela de tempos foi ganhando forma e os pilotos alternando as posições.

Na Mercedes, Bonno, engenheiro de Hamilton demonstrou uma preocupação sobre a posição do inglês e optaram por usar um novo conjunto de pneus, para fazer com que o inglês avançasse na tabela. Pouco depois foi a vez de Alexander Albon surpreender, deixando a zona de eliminação da tabela, para se tornar o quarto colocado.

George Russell encerrou o Q1 na liderança com a Mercedes, os tempos despencaram, caindo para 1m10s340. A diferença entre os competidores era mínima, Hamilton conseguiu apenas o nono tempo.

Eliminados no Q1

16º) Yuki Tsunoda – AlphaTauri
17º) Daniel Ricciardo – AlphaTauri
18º) Valtteri Bottas – Alfa Romeo
19º) Logan Sargeant – Williams
20º) Zhou Guanyu – Alfa Romeo

Q2

Novamente com a ameaça das condições de pista piorarem, os carros foram alinhados no pit-lane antes da pista ser liberada para a segunda parte da classificação.

Os pilotos da Red Bull foram liberados rapidamente, já trabalhando com pneus macios novos. Pérez abriu uma volta rápida, mas foi Max Verstappen que ditou o ritmo da sessão, cravando 1m10s162. Norris por sua vez, trabalhava com pneus macios usados, ficando em segundo lugar, separado por apenas 0s0161 do líder.

A sessão seguiu o seu curso, mais uma vez extremamente apertada. Hamilton errou na curva 4, derrapando na pista. O asfalto começou a perder cada vez mais temperatura, dificultando o trabalho de gerenciamento dos pneus.

Quando o Q2 chegou ao final, Lando Norris liderava com a marca de 1m10s021, separado por apenas 0s141 de Verstappen. Com o salto dado por Fernando Alonso no final da sessão, o espanhol era o quarto colocado, evitando uma eliminação.

Eliminados

11º) Nico Hulgenberg – Haas
12º) Estebam Ocon – Alpine
13º) Pierre Gasly – Alpine
14º) Kevin Magnussen – Haas
15º) Alexander Albon – Williams

Q3

Quando o Q3 foi iniciado, a pista ainda estava praticamente seca, mas a chuva tinha se aproximado rapidamente do traçado, ameaçando comprometer o final da sessão. Os pilotos mais uma vez foram encaminhados para a pista.

Um jogo de pneus macios novos era a aposta dos times neste início de sessão. Verstappen pintou na liderança da tabela, com a marca de 1m10s727. Rapidamente surgiram bandeira amarelas no circuito, indicando que Piastri tinha saído na curva 12.

A chuva começou a atingir o circuito, dando por encerrada a chance de melhorar os tempos, aqueles que tinham completado a volta antes, se saíram melhor, como foi o caso de Verstappen, Charles Leclerc, Lance Stroll e Fernando Alonso.

Nenhum piloto ficou parado na pista, embora as rajadas de vento tivessem piorado significativamente. A direção de prova encerrou a sessão e ela não retornaria, pois as condições climáticas pioraram muito.

Grid de largada do GP de São Paulo de 2023 – Foto: reprodução F1

George Russell, Esteban Ocon e Pierre Gasly receberam punições de duas posições cada por violarem a regra no pit-lane, por bloquearem outros pilotos nos boxes.

Horários – Programação para o GP de São Paulo – Foto Ale Ranieri BP
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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