Carlos Sainz, da Ferrari, foi o mais rápido na única sessão de treinos livres para o Grande Prêmio de São Paulo, realizada nesta sexta-feira (03) no circuito José Carlos Pace. O espanhol superou seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, e George Russell, da Mercedes, em uma movimentada sessão de uma hora, que antecede a classificação do evento Sprint, marcada para a tarde de hoje.
Com a última Sprint da temporada ocorrendo neste fim de semana, as equipes aproveitaram o TL1 para definir o ajuste que será usado pelo restante do evento, o trabalho foi conduzido em condições secas e quentes.
Saiba como foi o TL1 do GP de São Paulo
A sessão teve início com Max Verstappen, da Red Bull, liderando o pelotão no pit-lane, enquanto a maioria dos pilotos rapidamente se dirigia à pista. Apenas a dupla da Williams e Daniel Ricciardo, da AlphaTauri, optaram por esperar um pouco mais nos boxes, antes de iniciar a rodada de verificações.
Nos primeiros minutos, os pilotos utilizaram pneus duros para as voltas de reconhecimento. Os primeiros problemas começaram a aparecer, Esteban Ocon relatou que existia um parafuso em seu pneu dianteiro direito; ao mesmo passo, Verstappen relatou um problema em seu assento, mas foi tranquilizado pela equipe que não se tratava de uma falha de confiabilidade.
Sainz enfrentou um leve contratempo após 10 minutos de sessão, quando perdeu o controle da traseira de sua Ferrari ao passar por cima de uma zebra. A equipe italiana, que vinha enfrentando dificuldades com o desgaste dos pneus, aproveitou o treino para adquirir quilometragem em busca de soluções, enquanto Verstappen e Sergio Pérez, ambos da Red Bull, lideravam os tempos nos estágios iniciais, seguidos por Lewis Hamilton e Russell.
Fernando Alonso, da Aston Martin, também enfrentou problemas ao sofrer um furo no pneu, o que o obrigou a voltar aos boxes para trocar por um novo jogo de pneus duros. Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, foi o primeiro a instalar os pneus médios e assumiu rapidamente a liderança, mas logo foi superado por Russell, que utilizava o mesmo composto.
A sessão foi marcada por um incidente entre Nico Hülkenberg, da Haas, e Lando Norris, da McLaren. Os dois fizeram contato quando Norris tentava ultrapassar o carro mais lento guiado pelo piloto da Haas, e o caso foi para análise dos comissários.
Nos minutos finais, Sainz e Leclerc optaram por simular voltas de classificação com pneus macios, o que os colocou nas primeiras posições, com Russell fechando o top 3. Hulkenberg terminou em quarto, seguido por Alex Albon, da Williams, e Lance Stroll, da Aston Martin.
Pierre Gasly, da Alpine, ficou em sétimo, com Zhou Guanyu, da Alfa Romeo, Logan Sargeant, da Williams, e Kevin Magnussen, da Haas, completando as dez primeiras posições.
Verstappen e Pérez, que utilizaram apenas pneus duros durante toda a sessão, poupando os pneus macios para o restante do evento, ficaram fora das primeiras posições, em 16º e 18º, respectivamente.
Com muitas equipes evitando a simulação de classificação, a tabela de tempos chama a atenção. O dia promete ser encerrado com uma classificação bem movimentada.