Carlos Sainz faturou a sua terceira vitória da carreira neste domingo (24) durante o GP da Austrália. O piloto espanhol fez uma corrida segura e apresentou um excelente ritmo durante todo o fim de semana.
Ao longo da classificação, Sainz batalhou pela pole com Max Verstappen. O duelo entre os competidores se estendeu para a corrida, onde o espanhol se aproveitou do problema no carro do holandês para atacar Verstappen e assumir a primeira posição. Na quarta volta tivemos uma reviravolta da corrida, com Max abandonando a prova por um problema nos freios.
O restante da corrida ficou por conta da Ferrari e McLaren trabalharem para entregar uma vitória diferente em 2024. Sainz então imprimiu um ritmo forte e começou a estabelecer uma certa diferença para o restante dos adversários, tentando se impor na corrida para evitar uma ação dentro da equipe.
Após a primeira parada nos boxes, Lando Norris foi superado por Charles Leclerc. O monegasco até tentou se aproximar de Sainz, mas o espanhol estava em um ritmo superior, desta forma coube a cada um dos competidores realizar as suas corridas, administrando os pneus e tentando concluir a prova para faturar o melhor resultado possível.
Sainz, Leclerc e Norris se alternaram na busca pela volta mais rápida, mas o ponto extra ficou com Leclerc. Sainz cruzou a linha de chegada com pouco 2s3 de vantagem para o companheiro de equipe, esperando-o para celebrarem a dobradinha da Ferrari juntos.
Após ficar fora do GP da Arábia Saudita, Carlos Sainz chega aos 40 pontos, ocupando a quarta posição do campeonato de pilotos. Verstappen ainda é o líder, com seus 51 pontos conquistados. Leclerc assume a liderança com 47 pontos, contra 46 de Sergio Pérez.
Lando Norris completou o pódio, após inverter a posição com Oscar Piastri. A escolha da McLaren foi definida na tentativa de tentar aproximar Norris de Leclerc, mirando a recuperação do segundo lugar. No entanto, a aproximação não ocorreu como era o esperado.
O piloto da casa, Oscar Piastri ficou com a quarta posição, colaborando para que a McLaren faturasse mais pontos na Austrália e permaneça ocupando a terceira posição do Campeonato de Construtores.
Pérez tentou realizar ultrapassagens importantes para buscar o pódio para a Red Bull, mas a punição recebida pelo mexicano, comprometeu um resultado melhor. O mexicano cruzou a linha de chegada ocupando o quinto lugar.
Fernando Alonso e Lance Stroll foram sexto e sétimo colocados, se aproveitando de uma prova em quem nenhum dos pilotos da Mercedes conseguiu pontos. Lewis Hamilton abandonou a corrida ainda no começo da prova, apresentando um problema no motor. George Russell travou uma batalha importante com Alonso, mas cometeu um erro no último giro da corrida e ao bater no muro de contenção, deu por encerrada as chances de a Mercedes ter alguns pontos.
Yuki Tsunoda representou a Racing Bulls nos pontos, conquistando a oitava posição. Com o abandono de Russell, tanto Nico Hülkenberg como Kevin Magnussen levaram pontos para a Haas.
A Williams nadou na busca por ao menos um ponto, mas mesmo ao colocar Alexander Albon no carro de Logan Sargeant, não conseguiram o efeito esperado.
A Fórmula 1 retorna entre os dias 5 e 7 de abril para a realização do GP do Japão.
Saiba como foi o GP da Austrália
Max Verstappen faturou a pole para o GP da Austrália e dividiu a primeira fila com Carlos Sainz. O espanhol retorna para as pistas, após ser operado em Jeddah por conta de uma crise de apendicite. Sainz aproveitou a pausa entre etapas para se recuperar e participar da terceira prova do calendário.
Zhou Guanyu vai começar a corrida dos boxes, enquanto Logan Sargeant ficou fora da etapa, já que cedeu o seu carro para Alexander Albon participasse da prova.
Sergio Pérez foi punido após ter atrapalhado Nico Hülkenberg na classificação, o mexicano que tinha faturado a terceira posição na largada, começou a prova ocupando o sexto lugar.
Sunday's starting grid in Melbourne 👀#F1 #AusGP pic.twitter.com/xjcGAkaUwS
— Formula 1 (@F1) March 23, 2024
Antes da largada a temperatura na pista estava na casa dos 39°C, com 20°C no ambiente.
Começaram com os pneus duros, Fernando Alonso, Nico Hülkenberg. Estavam com os pneus macios, Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Zhou Guanyu. O restante apostava nos pneus médios para o começo da prova.
Largada autorizada, Verstappen manteve a ponta, enquanto Lando Norris defendeu a terceira posição para evitar um ataque de Charles Leclerc. Oscar Piastri tentava se aproximar do piloto da Ferrari, acompanhando o ritmo do monegasco.
Após a largada Alexander Albon perdeu duas posições, caindo para o décimo quarto lugar. Hülkenberg também despencava no grid.
No segundo giro, Sainz ainda pressionava Verstappen, se aproveitando logo do DRS para realizar a ultrapassagem no piloto da Red Bull. O espanhol assumiu a dianteira e usou o DRS no trecho seguinte para tentar abrir alguma distância para o holandês.
No quarto giro, Verstappen ainda tentava se encontrar com o carro, reclamando da performance do equipamento. Na sequência Verstappen começou a ser ultrapassado pelos adversários, pois o carro começou a apresentar problemas.
LAP 4/58
DRAMA!
Verstappen's car is smoking! #F1 #AusGP pic.twitter.com/FvzXvL4gqZ
— Formula 1 (@F1) March 24, 2024
O holandês seguiu para os boxes, pois o freio traseiro começou a pegar fogo. Um dos carros que raramente apresenta problemas, fez com que Verstappen abandonasse a prova, sem chances de o problema ser resolvido.
LAP 5/58
Verstappen makes it back to the pits. His pit crew can't do anything. He's not coming out again. He's OUT ❌#F1 #AusGP pic.twitter.com/GqQW5W2CHh
— Formula 1 (@F1) March 24, 2024
Daniel Ricciardo passou pelos boxes no sexto giro para substituir os pneus.
Neste momento os dez primeiros eram: Sainz, Norris, Leclerc, Piastri, Russell, Pérez, Stroll, Tsunoda, Hamilton e Alonso. O espanhol tinha mais de dois segundos de vantagem para o piloto da McLaren, evitando um ataque de DRS do adversário.
Durante o oitavo giro, Lewis Hamilton e Kevin Magnussen realizaram as trocas dos pneus para instalar os compostos duros. No giro seguinte George Russell, Lance Stroll e Valtteri Bottas fizeram as suas substituições.
No décimo giro foi a vez de Charles Leclerc, Oscar Piastri, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon concluírem as paradas obrigatórias.
Com onze voltas os dez primeiros eram: Sainz, Norris, Pérez, Alonso, Leclerc, Hülk, Piastri, Gasly, Russell e Stroll. Os quatro primeiros colocados ainda não tinham parado, enquanto o piloto alemão da Haas e Gasly também estavam na mesma tocada.
Lando Norris foi chamado pela McLaren na volta 15 para os boxes, a Red Bull aproveitou o momento para também realizar a parada com Sergio Pérez. Carlos Sainz permanecia na liderança. Com os pneus mais quentes, Hamilton atacava Pérez, mas o carro do time austríaco logo começou a performar melhor e o mexicano abriu mais de 0s670 para o inglês da Mercedes.
Durante a décima sétima volta, Carlos Sainz concluiu a sua parada. Lewis Hamilton enfrentou um problema com o câmbio do seu carro e precisou encontrar um espaço na pista para abandonar a prova.
No momento que Sainz atacava Alonso, o Virtual Safety Car foi ativado. Alonso realizou a sua troca de pneus na volta seguinte, sendo devolvido para a pista na quinta posição, com um jogo de pneus médios. Neste momento os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Piastri, Norris, Alonso, Russell, Stroll, Pérez, Tsunoda e Albon.
LAP 17/58
Hamilton is crawling around the track looking for a place to pull over
Looks like engine issues have ended his race ❌
VIRTUAL SAFETY CAR #F1 #AusGP pic.twitter.com/tu77Zcfi86
— Formula 1 (@F1) March 24, 2024
Pérez concluiu a ultrapassagem em Stroll, para ocupar o sétimo lugar.
Sainz liderava com cerca de 1s2 de vantagem para Leclerc, após as paradas a Ferrari conseguiu superar a dupla da McLaren.
Na volta 21, Pérez tinha ultrapassado Russell para obter a sexta posição.
cometer um erro que indicava a degradação dos seus compostos.
Norris partiu para a substituição dos pneus na volta 41, sendo devolvido para a pista atrás de Leclerc. Na sequência a Ferrari já realizou a troca de pneus de Sainz perfeitamente, mantendo o espanhol na liderança.
Com 45 voltas, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Norris, Piastri, Russell, Pérez, Alonso, Stroll, Tsunoda e Hülk. Albon tentava se defender de Magnussen, mas foi em vão, o piloto da Haas conseguiu assumir o décimo primeiro lugar, reduzindo ainda mais as chances do tailandês de conseguir um ponto para a Williams.
Pierre Gasly recebeu cinco segundos de punição, por não ter seguido as instruções referentes a saída do pit-lane.
No giro 50, Norris anotou 1m19s915, para cravar a volta mais rápida da prova. Sainz ainda liderava a corrida, com Leclerc começando a apertar o ritmo na tentativa de se aproximar do piloto espanhol.
Nas últimas voltas, Russell passou a atacar Alonso, tentando obter o sexto lugar. No entanto, o piloto espanhol escolheu um traçado defensivo para evitar o
Charles Leclerc obteve a volta rápida cravando 1m19s813, no penúltimo giro da prova.
A prova encerrou com o Virtual Safety Car ativo, pois George Russell bateu o carro no final da prova. Em uma tentativa de atacar Fernando Alonso, o piloto da Mercedes perdeu o controle.
Carlos Sainz cruzou a linha de chegada na primeira posição, formando uma dobradinha com Charles Leclerc. Lando Norris completou o pódio com o carro da McLaren.
Com o abandono de Russell, a dupla da Haas encerrou a prova nos pontos. Infelizmente a estratégia da Williams de colocar Alexander Albon no carro de Logan Sargeant, não funcionou para ter pontos neste fim de semana.
RACE CLASSIFICATION (LAP 58/58)
Drama from start to finish 😵#F1 #AusGP pic.twitter.com/DdGtk9vNDr
— Formula 1 (@F1) March 24, 2024