Nesta sexta-feira (08) os pilotos da Fórmula 2 disputaram uma prova Sprint bem movimentada. A corrida foi marcada pela do Safety Car em dois momentos. A largada se deu de forma bem bagunçada, mas Richard Verschoor conseguiu superar as adversidades para faturar a vitória.
O piloto da Trident precisou perseguir Paul Aron, para tomar a ponta do adversário. Após assumir o comando da corrida, liderou a prova com segurança. O Piloto da Hitech ainda foi ultrapassado por Dennis Hauger, que faturou a segunda posição.
Os dois brasileiros presentes no grid tiveram duas provas distintas. Enquanto Enzo Fittipaldi travou disputas importantes e faturou a quarta posição, Gabriel Bortoleto não se encontrou na pista e fez uma prova bem complicada, cruzando a linha de chegada apenas na décima segunda posição.
A Fórmula 2 ainda tem mais uma batalha neste fim de semana, no sábado (09) a categoria retorna para a realização da prova principal às 10h25 (pelo horário de Brasília).
Saiba como foi a corrida Sprint da F2 no Bahrein
Oliver Bearman que faturou a pole no dia anterior, não participará do restante do fim de semana, já que foi ‘promovido’ para a F1. O piloto britânico ganhou a chance de disputar o GP da Arábia Saudita, após Carlos Sainz ser diagnosticado com apendicite.
A Prema que já tinha passado pela classificação, competirá ao longo de todo o evento com apenas um carro, desta forma Kimi Antonelli terá toda a atenção.
🚨 UPDATED SPRINT RACE GRID 🚨
Following the withdrawal of Ollie Bearman, who qualified on pole and was set to start from P10 in the Sprint Race, all cars from P11 and below shall be moved up one position#SaudiArabianGP #F2 pic.twitter.com/3IYUd16Au7
— Formula 2 (@Formula2) March 8, 2024
Paul Aron ganhou o direito de começar a corrida ocupando a primeira posição, em decorrência da inversão do grid. Entre os brasileiros, Enzo Fittipaldi era o mais bem posicionado, o piloto da Van Amersfoort Racing era o sexto colocado, enquanto Gabriel Bortoleto ficou na décima quarta posição.
Largada autorizada, Aron se manteve na ponta imprimindo um bom ritmo. Duelos aconteciam pelo pelotão, Maini se desvencilhou de pilotos que não largaram bem para ocupar a quinta posição e avançar no grid.
Franco Colapinto e Zak O’Sullivan tiveram problemas na largada e foram encaminhados aos boxes para tentar retornar para a prova. Enquanto Victor Martins ficou parado na pista após um toque de Dennis Hauger, a prova do francês foi encerrada naquele momento.
LAP 1 / 20
Disaster for Victor Martins as he's out of the Sprint Race after picking up damage on the opening lap 😫
🟡 The Safety Car is out 🟡#SaudiArabianGP #F2 pic.twitter.com/lK21FXjtLh
— Formula 2 (@Formula2) March 8, 2024
Kimi Antonelli também esteve no bolo de confusões, o piloto italiano não largou bem e ainda se tocou com Jak Crawford.
Muita sujeita ficou espalhada pelo traçado nos pontos que os acidentes aconteceram. Enzo Fittipaldi também foi um piloto prejudicado, pois acabou sem o espelho direito. No entanto, as comissários não solicitaram ao brasileiro para passar nos boxes para reparos.
O Safety Car foi acionado ao traçado antes do final da primeira volta, os dez primeiros eram: Aron, Verschoor, Hadjar, Hauger, Maini, Fittipaldi, Stanek, Maloney e Crawdord.
A relargada aconteceu no início da quarta volta, com Aron conseguindo manter uma boa diferença para Verschoor. Fittipaldi aproveitou a proximidade entre os pilotos, para investir na perseguição em Marti.
No final do quinto giro, Maini perseguia Hauger pela quarta posição.
Foi no sétimo giro que Aron passou a ser pressionado por Verschoor, com a disputa valendo a liderança da corrida. Porém, do lado oposto do grid, Cordell era o competidor que perdia espaço, após lidar com ultrapassagens de Miyata e Sullivan.
No giro seguinte Verschoor usou a entrada da curva 1 para se livrar de Aron.
Antonelli era instruído a se livrar de Stanek, para avançar no grid, já que a prova do italiano foi prejudicada pela reação ruim da largada.
No décimo giro o Safety Car retornou ao traçado, após Amaury Cordeel perder o controle do carro e rodar sozinho, ficando parado sozinho no traçado.
Neste momento os dez primeiros eram: Verschoor, Aron, Hauger, Hadjar, Fittipaldi, Maini, Maloney, Martí, Crawford e Stanek. Com a remoção do carro do traçado, o ritmo normal da prova foi reestabelecido no décimo segundo giro.
Maloney conseguiu a ultrapassagem em Maini, para então se tornar o sexto colocado, recuperando o seu espaço no grid após uma classificação horrível.
Durksen e Barnard travaram uma disputa intensa pela décima segunda posição, o conflito entre companheiros de equipe acontecia à frente de Bortoleto.
Na volta 14, Fittipaldi desafiou Hadjar para faturar o quarto lugar. O piloto brasileiro começou a ganhar distância para o adversário, enquanto Hadjar tentava se livrar das investidas de Maloney.
Enquanto a Invicta tinha acertado muito no Bahrein, a corrida em Jeddah era complicada tanto para Maini como Bortoleto.
No décimo quinto giro, Crawford aproveitou uma brecha, já que Maloney não concluiu a ultrapassagem em Hadjar, desta orma o piloto da Dams avançou para o sexto lugar, mas o troco foi dado pouco depois.
O Vitural Safety Car foi acionado no giro 17, pois Juan Manuel Correa encostou na barreira de proteção. Um pedaço do carro ficou pela pista e até a remoção e o piloto na sequência precisou ir para os boxes, abandonando a prova.
Na volta seguinte foi a vez de Hauger ultrapassar Aron para ocupar o segundo lugar. Enquanto Antonelli deixava Maini para trás, entrando na zona de pontuação.
Durante a penúltima volta da prova, Maloney encontrou o desempenho que faltava para superar Hadjar que era o sexto colocado. O piloto da Campos por sua vez começou a perder desempenho e por consequência posições em pista.
Verschoor faturou a vitória com uma certa folga para o segundo colocado, enquanto Aron completou o podium obtendo a terceira posição.
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