ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Em mais um episódio de tensão na RBR, Marko admite possibilidade de ser suspenso

Após situação envolvendo Horner, Marko pode ter colaborado no vazemento de informações sobre o caso

Nesta sexta-feira (08) Helmut Marko deixou em aberto a “possibilidade teórica” de não estar mais com a equipe a partir do GP da Austrália.

O conselheiro de 80 anos da Red Bull, tem trabalhado ativamente com a Red Bull ao longo de vários anos, mas o futuro de Marko neste momento é incerto. É esperada uma atualização sobre o caso na segunda-feira, após o encerramento do GP da Arábia Saudita.

Marko disse a emissora austríaca ORF que a “possibilidade teórica” de que a Red Bull possa suspendê-lo. A presença de Marko na Austrália é questionada. A prova acontece no final de março, como terceira etapa da temporada 2024.

“Como direi. É difícil explicar, mas no final eu decido o que fazer. Essa possibilidade teórica existe.”, comentou Marko. Pouco depois disse à Sky alemã: “muita coisa precisa mudar para que eu queira continuar a trabalhar nessa equipe”.

Este é mais um episódio de um último mês caótico na RBR, em que Christian Horner foi acusado de comportamento inapropriado, foi inocentado pela equipe e ainda suspendeu a funcionária que havia denunciado o chefe de equipe.

Helmut Marko alimenta mais um drama vivido por Red Bull – Foto: reprodução Red Bull

Ao que tudo indica, Marko não deveria falar com a imprensa neste fim de semana, mas acaba de colocar mais lenha na fogueira em um momento tão delicado para a equipe.

LEIA MAIS: Jos Verstappen acredita que RBR corre o risco de desmoronar caso Horner permaneça na liderança

Nas últimas semanas a RBR demonstra para os adversários que está simplesmente ruindo, completamente desestabilizada e que ainda existem mais coisas para se tornarem públicas.

Ao que tudo indica, Marko passará por uma investigação, após informações internas da equipe relacionadas ao caso de Christian Horner terem vazado à imprensa. No entanto, ainda não se chegou a uma conclusão da conduta de Marko, bem como, se ele violou ou não os protocolos do time.

Desde o último ano é relatado que internamente a Red Bull está passando por um momento de tensão, principalmente por ser uma guerra de poder travada entre Horner e Marko, além do lado austríaco e tailandês da equipe.

Quando as desavenças começaram a ficar na superfície, a Jos Verstappen e Max Verstappen demonstrou apoio à Marko. Além disso, vale lembrar que nas últimas semanas, enquanto Horner passava por uma investigação, tentaram de todas as formas obter alguma demonstração de apoio de Verstappen e o holandês simplesmente desconversou, fugindo de várias formas.

Após faturar a pole para o GP da Arábia Saudita, Max Vertappen foi perguntado sobre Marko e o quanto isso pode impactar o seu futuro com a equipe.

LEIA MAIS: Após o vazamento de evidências Horner nega conduta inapropriada

“Tenho muito respeito por Helmut e pelo que conquistamos juntos. Minha lealdade a ele é muito grande, e também sempre expressei isso a todos dentro da equipe, a todos do alto escalão, que ele é uma parte importante na minha tomada de decisão o tempo todo no futuro, bem como dentro da equipe.”

“Portanto, é muito importante que ele permaneça na equipe, incluindo, é claro, todos os outros, porque é um esforço de toda a equipe. É importante mantermos as pessoas-chave unidas porque sinto que se um pilar tão importante cair, foi também o que disse à equipe, isso também não é bom para a minha situação. Helmut tem que ficar com certeza”, comentou o tricampeão mundial da Red Bull.

“Ele construiu esta equipe junto com Dietrich [Mateschitz] desde o primeiro dia. E ele sempre foi muito leal à equipe, a todos dentro da equipe para garantir que todos mantivéssemos suas posições desde antigamente. Acho que também é muito importante, claro, que você dê ao homem muito respeito pelo que ele fez. E isso também se refere à lealdade, você sabe, e à integridade, ele continua fazendo parte da equipe. Também pra mim”, seguiu Verstappen.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo