Nesta tarde no México, as equipes da Fórmula E entraram pela primeira vez em pista depois da pré-temporada para verificar os seus carros. O primeiro ePrix da 9ª temporada será disputado neste sábado (14) no México, mas as atividades foram iniciadas na sexta-feira (13) com a realização de um treino livre.
A atividade foi bem movimentada, sendo a primeira oportunidade para os competidores verificarem os seus equipamentos no México. A temporada é marcada pela estreia dos carros Gen3, desta forma as equipes têm um cronograma para seguir e por mais que seja um traçado conhecido por muitos, os carros novos demandam uma grande atenção.
Tivemos uma atividade bem movimentada, com as marcas sendo reduzidas a cada nova volta percorrida no circuito da Cidade do México, indicando a melhora do traçado e uma evolução dos pilotos. Conforme a sessão foi se aproximando do final, os pilotos estavam passando mais próximo dos muros de contenção e por consequência, os tempos eram melhores.
Jean-Éric Vergne apareceu na liderança da sessão com a DS Penske, o piloto francês anotou 1m13s294, sendo acompanhado de perto por Jake Hughes e a McLaren, que anotou 1m13s386. O piloto da equipe Papaya apresentou um bom ritmo na pré-temporada e anotou uma boa marca próximo do encerramento do TL1.
Sergio Sette Câmara que está de casa nova foi o terceiro colocado com a NIO, o brasileiro anotou 1m13s732. Pascal Wehrlein foi o quarto colocado, acompanhado por Stoffel Vandoorne e o segundo carro da DS Penske.
Edoardo Mortara completou a atividade no sexto lugar, enquanto Mitch Evans foi o sétimo colocado depois de aparecer entre os primeiros colocados. Jake Dennis foi o oitavo, seguido por Dan Ticktum e Max Guenther.
Saiba como foi o TL1 da Fórmula E no México
Na pista a temperatura estava na casa dos 29°C com 20°C no ambiente. Rapidamente os pilotos foram liberados para o traçado para avaliar os seus equipamentos, tento contato com um carro em mais uma sessão coletiva depois dos testes de pré-temporada realizados em dezembro em Valência.
Durante 30 minutos as equipes estavam liberadas para preparar os seus carros para a classificação e corrida, além de ser um momento importante para os pilotos, principalmente para realizar a verificação do circuito e o comportamento do equipamento no traçado.
René Rast com a McLaren abriu a tabela de tempos anotando 1m19s069 em sua primeira volta cronometrada pelo traçado, mas não demorou muito para Vergne superar o piloto da McLaren por 0s281 e entrar na casa de 1m18s.
Os pilotos atacavam as zebras e seguiam avaliando a melhor forma de fazer o traçado. Com cerca de seis minutos de sessão Wehrlein apareceu na liderança anotando 1m15s691 com a Porsche, acompanhado por Evans que anotou 1m15s938 com a Jaguar, enquanto Vandoorne ocupava o terceiro lugar ao registrar 1m16s220 com a DS Penske.
A tabela de tempos sofria alterações constantes, enquanto os tempos eram reduzidos. Sette Câmara com a NIO surgiu no quinto lugar, mas rapidamente outros competidores melhoraram as suas marcas. Di Grassi era o décimo sexto colocado com a Mahindra.
Após dez minutos de sessão, os dez primeiros eram: Buemi, Evans, Vergne, Wehrlein, Lotterer, Vandoorne, Dennis, Rast, Mortara e Müller.
Conforme a sessão foi avançando, os competidores tentavam passar mais próximos dos muros do traçado para melhorar ainda mais os seus tempos. Vergne abusou um pouco e perdeu momentaneamente o controle do carro, andando de lado com o seu Gen3, mas o piloto da DS Penske anotou 1m14s823, para ocupar o segundo lugar, pois instantes depois Wehrlein retornou a liderança da sessão com 1m14s623.
Cool control 😎@JeanEricVergne with a big slide at the chicane, but corrects himself well and currently sits at the top of the timings! #MexicoCityEPrix
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) January 13, 2023
Na sequência foi a vez de Dennis obter 1m14s546. Como metade da sessão estava sendo concluída alguns competidores retornaram aos boxes para fazer algumas alterações nos seus carros antes de retornar ao traçado para mais uma sequência de voltas rápidas.
Ao longo de toda a sessão bandeiras amarelas eram agitadas, pois os pilotos extravasavam os limites de pista enquanto testavam os seus carros, porém, nenhum problema maior prejudicou a sessão.
Restando apenas dez minutos para o encerramento da atividade, os dez primeiros eram: Evans, Vergne, Mortara, Ticktum, Guenther, Wehrlein, Bird, Dennis, Di Grassi e Sette Câmara. Com a Jaguar Evans foi o primeiro a entrar na casa dos 1m13s895, mas na sequência Hughes que realizou uma boa pré-temporada com a McLaren registrou 1m13s737.
A pista estava bem movimentada pela quantidade de competidores presentes pelo traçado. Os pilotos tentavam aproveitar ao máximo a sessão para se preparar para o sábado. Ao longo da sessão também foi possível notar alguns competidores perseguindo outros pilotos na pista, tentando coletar dados para auxiliar no momento da corrida.
Próximo do encerramento da sessão Rast perdeu o controle do carro na reta principal e danificou o carro, na sequência o piloto retornou aos boxes para arrumar o seu equipamento. Rast cruzou a pista e foi aos boxes após ter sofrido danos, tentando evitar a necessidade de completar mais uma volta no traçado. Rowland também encostou no muro de contenção e danificou o seu carro.
A sessão foi encerrada com Vergne na liderança, acompanhado por Hughes e Sette Câmara. Wehrlein apareceu na quarta posição, acompanhado por Vandoorne. Os pilotos que estavam no traçado tiveram a oportunidade de treinar a largada depois que o cronômetro encerrou a sua regressiva de 30 minutos.
A Fórmula E retorna neste sábado às 10h30 (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2, atividade que antecede a classificação. A corrida está programa para ocorrer às 17h03.
It's @ds_penske_fe's @JeanEricVergne who tops the FP1 timings ⚡
Head to our website to watch LIVE reaction from the Autódromo Hermanos Rodríguez 🇲🇽
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) January 13, 2023