Restando três etapas para o final da temporada 2024, a Ferrari se coloca como uma postulante ao título no Mundial de Construtores. As performances de Carlos Sainz e Charles Leclerc no GP dos Estados e México permitiram que a equipe conquistasse pontos suficientes para ultrapassar a Red Bull no campeonato e se aproximar da McLaren.
Embora em um momento da temporada o time tenha se perdido, por conta de alguns problemas no carro, a fase final do campeonato é otimista, além disso, mas a visão de Frédéric Vasseur foi retirar um pouco da pressão, para que eles ficassem mais livres para correr alguns ris
Vasseur acaba chamando a atenção, desde que assumiu o comando da Ferrari no início de 2023, vem pavimentando o caminho para que o time tenha condições favoráveis para buscar novos títulos. Sendo uma equipe de muita tradição, as cobranças caminham junto. Quando o francês assumiu o cargo, existia uma dúvida sobre a entrega e se seria possível transformar a Ferrari rapidamente. Fred estava vindo de uma Alfa Romeo, com orçamento apertado e que não conseguia deixar o final do pelotão.
Atualmente são 36 pontos que separam a Ferrari da conquista do título de Construtores, a equipe faturou 557 pontos, contra 593 da McLaren. Ao longo do ano Sainz conquistou duas vitórias, enquanto Leclerc possuí 3. Depois de uma queda de desempenho que ocorreu depois de Mônaco, o time voltou a participar de pódios com mais frequência na Bélgica.
O uso de um assoalho errado na Espanha, tirou um pouco a Ferrari do prumo, poderiam estar em uma situação melhor, mas levou tempo para conseguir uma correção. Um novo assoalho passou a ser usado na Itália, enquanto o carro recebeu um upgrade com uma asa dianteira nova em Singapura, melhorando o pacote e fez com que o time não tivesse mais que lidar com os saltos.
“Tivemos um momento difícil depois de Mônaco – mas conseguimos ter uma boa recuperação depois dessa sequência. Como equipe, foi uma boa jogada”, comentou Vasseur em entrevista ao site da Fórmula 1.
“Às vezes é difícil reagir quando você está nesse tipo de situação. O time fez um ótimo trabalho para voltar. Tivemos uma boa sequência. Com certeza perdemos alguns pontos em Baku, mas, desde as férias de verão, acho que fizemos um bom trabalho.”
Vasseur conseguiu recuperar a confiança da equipe, que ficou um tanto abalada na gestão de Mattia Binotto, por conta dos diversos erros e problemas. Com algumas mudanças internas, foi possível encaixar melhor as peças e começar a perseguir resultados melhores.
“Eu só quero que as pessoas trabalhem como uma equipe, para a equipe”, ele diz. “Eu quero que elas sejam agressivas, assumindo riscos. A motivação está lá. Você não precisa motivar as pessoas aqui, às vezes você tem que até acalmá-las um pouco.”
“O mais importante é aceitar que podemos cometer alguns erros, trabalhar nisso, tentar melhorar e ter essa mentalidade de tentar fazer um trabalho melhor do que no dia anterior. Estamos apenas tentando fazer um trabalho melhor. A capacidade de assumir riscos e avaliar a gestão de riscos é crucial no seu negócio. Temos que aceitar que você não vai culpar alguém se ele estiver cometendo um erro. É uma cultura, não é apenas uma decisão.”
“Temos que aceitar e correr mais riscos, temos que gerenciar esses riscos e temos que aceitar que cometeremos erros. Aprenderemos com isso. Estamos nesse processo. Pedi à equipe para ser mais agressiva e duas ou três corridas depois (em Austin), fomos desclassificados no ano passado! Mas é o preço que temos que pagar. Se estivermos mais perto do limite, isso valerá a pena no final.”
A Ferrari, assim como a McLaren, conseguiram voltar a brigar por posições melhores em 2024, quando 2023 foi dominado pela Red Bull. No ano passado a Ferrari foi a única equipe que quebrou o jejum de vitórias do time austríaco, por conta da performance de Carlos Sainz em Singapura.
Se os carros dessas equipes apresentarem um bom desempenho em 2025, a aposta é de um ano ainda mais disputado. A Ferrari não terá mais Carlos Sainz, mas contratou Lewis Hamilton que assim como a equipe italiana, está com sede para conquistar um novo título na categoria.
Atualmente a Ferrari tem se concentrado na próxima corrida, na próxima batalha, pensando em uma estrutura de curto e médio prazo.
“Não quero falar sobre isso – meu único foco é o desempenho para a próxima sessão”, comentou. “Tento manter a equipe nessa abordagem. Estamos focados apenas no próximo evento, no desenvolvimento a curto e médio prazo – mas não pensamos no campeonato de forma alguma. De longe, é a melhor situação. Toda a mídia está focada na Red Bull e na McLaren [e não na Ferrari] – isso é bom para nós!”
Mesmo na posição de talvez conquistar o título de construtores ao final de 2024, Vasseur não está depositando essa pressão na equipe, para que eles possam seguir nessa tocada e colhendo os frutos.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.