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Valtteri Bottas fica com a ponta no TL1 de Portugal, separado de Verstappen por 0s025

O primeiro treino livre realizado nesta sexta-feira (30) foi bem movimentado em Portugal, os pilotos testaram os pneus duros (faixa branca) e os macios (faixa vermelha), buscando as melhores voltas no circuito.

Encaixar a melhor volta em Portugal não é uma tarefa muito fácil, desta forma as equipes estavam tentando encontrar a melhor configuração dos carros nos boxes e alguns pilotos reclamaram do desempenho deles, realizando uma parada para novos ajustes.

A disputa pela ponta ficou entre Valtteri Bottas e Max Verstappen, o finlandês liderou a sessão com 1m19s648, separado do holandês por 0s025. Sergio Pérez foi o terceiro colocado com 1m19s846. A Mercedes e a Red Bull aproveitaram para mostrar uma boa disputa nesta primeira atividade pelas primeiras posições. 

Destaque para a dupla da Ferrari que andou boa parte da atividade entre os primeiros colocados, Charles Leclerc ainda melhorou a sua marca no final da sessão cravando 1m19s884 para ocupar o quarto lugar. Lewis Hamilton foi empurrado para a quinta posição com 1m19s967. Pierre Gasly fechou em sexto, outro piloto que também esteve entre os dez primeiros durante a atividade.

George Russell volta a surpreender com a Williams, obtendo a sétima posição com 1m20s529, o piloto superou Lando Norris, Carlos Sainz e Esteban Ocon.

Saiba como foi o Primeiro Treino Livre em Portugal 

O primeiro treino livre contou com temperatura de 18°C no ambiente e 33°C na pista.

Valtteri Bottas foi o primeiro piloto a se encaminhar para a pista. Sergio Pérez deixou os boxes pouco depois utilizando as grades de aferição aerodinâmica na parte traseira do carro.

A Alpine realizava uma rápida parada nos boxes para trocar a asa dianteira. Na pista tínhamos uma novidade, o piloto Callum Ilott #98 estava realizando testes com a Alfa Romeo e participou do TL1 no carro de Antonio Giovinazzi.

Ao se encaminhar para os boxes, o carro de Carlos Sainz soltou uma peça que estava presa no seu assoalho. Os pilotos que deixavam o pit-lane precisavam desviar dela. A situação não demorou muito para ser resolvida e o pit-lane foi desobstruído. 

Na pista as primeiras voltas cronometradas apareciam, Valtteri Bottas era o líder com 1m23s778, o segundo colocado começava a se alternar rapidamente, com vários pilotos se encaminhando para a pista, mas eles ainda estavam rodando na casa de 1m24s.

Grande parte dos pilotos estava testando os pneus duros, mas Alonso trabalhava com os macios (faixa vermelha), enquanto Mick Schumacher utilizava os pneus médios (faixa amarela), assim como o companheiro de equipe, Nikita Mazepin. O piloto espanhol figou algumas voltas nas primeiras posições. 

Bottas melhorou ainda mais o seu tempo, anotando 1m21s829, acompanhado por Calos Sainz com a Ferrari que tinha 1m22s256 e Charles Leclerc era o terceiro colocado com 1m22s504. Neste início após os dez primeiros minutos de atividade os dez primeiros eram: Bottas, Sainz, Leclerc, Gasly, Alonso, Hamilton, Ricciardo, Vettel, Raikkonen e Russell.

Após algumas voltas Hamilton retornou para os boxes dizendo que o carro estava inguiável, a equipe tratou de realizar algumas mudanças no W12 para o piloto retornar para a pista. O circuito de Portimão é complicado, é necessário realizar um ajuste pensando para toda a extensão do traçado, já que a pista acaba sendo muito complexa e tem muitos sobe e desce.

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Daniel Ricciardo superou a marca de Valtteri Bottas por apenas 0s008 com os pneus duros, quando anotou 1m21s821. Sebastian Vettel era um destaque por estar na terceira posição quando anotou 1m22s480, pouco depois o alemão melhorou para 1m22s245, mas caiu para o quinto lugar, pois Max Verstappen e Lance Stroll também melhoraram as suas marcas.

E falando em melhorar as suas voltas, Max Verstappen saltou para a ponta com 1m21s053, mas a briga pela ponta seguia, com Valtteri Bottas cravando 1m20s506.

Com meia hora de atividade concluída, os dez primeiros eram: Bottas, Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Ocon, Gasly, Russell, Stroll, Vettel e Sainz. Nesta parte da atividade alguns pilotos já estavam instalando os pneus macios, como Ricciardo, Russell, Stroll, Vettel, Schumacher Mazepin e Latifi.

Verstappen seguia na pista trabalhando com os pneus duros e voltou para a ponta com 1m20s500, superando Bottas por apenas 0s006.

Restando cerca de 20 minutos para o final, Bottas já estava trabalhando com os pneus macios e voltou a recuperar a ponta com 1m20s221. Destaque para a Ferrari que seguia figurando nas primeiras posições, ocupando o quarto lugar com Sainz e o quinto com Leclerc. Russell também estava realizando uma boa sessão, já que ocupava o décimo lugar, o companheiro de equipe do piloto da Williams era o décimo quarto.

E sobre evolução, foi possível ver Bottas na sétima volta do pneu macio anotando 1m19s648. No fim do grid a situação estava desta forma, Ilott em décimo sétimo, acompanhado por Raikkonen, Lando Norris e Mazepin.

Verstappen reclamava de vibrações no carro após instalar os pneus macios, mas conseguiu melhorar a sua marca para 1m19s673.

Alguns pilotos estavam extravasando os limites de pista, mas justamente na busca por encaixar a melhor volta.

Os últimos minutos da atividade e já com o cronômetro zerado, alguns pilotos ainda melhoraram as suas marcas. O grid ficou bem misturado mais uma vez, como está acontecendo desde o início do ano. Os primeiros colocados alteraram as suas posições já que Pérez assumiu a terceira posição seguido por Leclerc e Hamilton. Pierre Gasly ficou com a sexta posição, depois de ficar entre os dez durante a primeira atividade em Portugal.

Com o andamento da sessão, a dupla da Aston Martin ficou fora do top-10.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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