Pouco depois do encerramento do TL2, Valtteri Bottas foi punido com a perda de três posições no grid de largada do GP da Estíria. A aplicação da punição ocorreu pelo piloto “dirigir perigosamente no pit-lane”.
O finlandês foi para os boxes ao final do TL2 para instalar os pneus duros e partir para mais algumas voltas no circuito com os novos compostos. Após o pit-stop ser completado, ele foi liberado, mas rodou dentro do pit-lane, como se tivesse exagerado no acelerador. Os mecânicos da McLaren foram ajudar o piloto no processo de entrar nos trilhos de novo e retornar para a pista.
Here’s another look at FP2’s big talking point, Valtteri Bottas’ spin in the the pit lane#StyrianGP 🇦🇹 #F1 pic.twitter.com/Hc2jZ4DIWx
— Formula 1 (@F1) June 25, 2021
O incidente foi anotado pelos comissários da FIA que avaliaram a situação após o treino e puniram o finlandês. A McLaren foi ouvida, relatando o incidente para Michael Mais pelo rádio.
Os comissários escutaram Bottas, e analisaram vídeos. O piloto da Mercedes disse que eles estavam perdendo tempo no pit-lane e estavam tentando algo novo, onde Valtteri Bottas tentou deixar o pit em segunda marcha.
O comunicado disse: “Bottas afirmou que, no passado, eles vinham perdendo tempo na saída dos boxes. Então eles tentaram algo novo, que foi sair em segunda marcha. Como resultado, o giro o giro do volante foi mais forte, e o resultado inesperado. Portanto, ele não foi capaz de controlar o carro. Isso deve ser considerado como direção potencialmente perigosa, especialmente porque havia pessoas no pit-lane.”
O giro inesperado ocorre depois que ele não conseguiu segurar o carro. Desta forma os comissários avaliaram o incidente de Bottas como uma direção perigosa na área de pit-lane.
Além de perder três posições no grid de largada, o piloto também perdeu dois pontos na superlicença.
O incidente deixa a situação de Bottas mais complicada, a Mercedes é a atual segunda colocada no campeonato de construtores e Bottas está na quinta posição do campeonato, contando com 59 pontos.