AutomobilismoBlogColunistasDestaquesPostValentino RossiWECWorld Endurance Championship
Tendência

Valentino Rossi faz história no Brasil com estreia no Mundial de Endurance da FIA em Interlagos

O lendário piloto italiano, famoso por suas conquistas no motociclismo, compete pela primeira vez no Autódromo de Interlagos com o BMW M4 LMGT3, prometendo emocionar fãs nas 6 Horas de São Paulo.

Valentino Rossi retorna ao Brasil, mas dessa vez com o Mundial de Endurance da FIA. O italiano é um acontecimento no Autódromo de Interlagos e se tornou uma das grandes atrações da prova.

O competidor disputa no WEC com o Team WRT, correndo na categoria LMGT3 com o BMW M4 LMGT3 que carrega o famoso número #46.

A última sexta-feira marcou a primeira vez de Valentino guinado pelo traçado de Interlagos. O italiano se mostrou feliz e motivado com a oportunidade de participar da prova.

Estou muito feliz por voltar aqui ao Brasil depois de um longo tempo. Tenho grandes lembranças daqui, uma vez que corremos no Rio com a MotoGP por muitos anos. É sempre divertido aqui no Brasil, sempre um lugar muito bom. É a minha primeira vez em São Paulo, em Interlagos, correndo de carro. Espero que possamos nos divertir muito e que venha muita gente. E espero que isso nos ajude em tudo ao nosso redor. Vamos tentar ser competitivos

Afirmou Valentino Rossi em uma entrevista coletiva, após o encerramento do primeiro dia de testes.

Valentino é super reconhecido pelos seus feitos, contando com nove títulos no Mundial de Motovelocidade, sendo sete deles conquistados na classe principal: 2001, 2002 e 2003, pela Honda; 2004, 2005, 2008 e 2009, pela Yamaha. Em seu nome o italiano conta com 89 vitórias, 55 poles, 199 pódio e 76 voltas mais rápidas em uma carreira com 375 GPs disputados entre os anos de 2000 e 2021, quando marcou o encerramento da sua trajetória vitoriosa nas motos.

No entanto, Valentino foi buscar outros desafios, já chegou a testar pela Ferrari em diversas oportunidades. O italiano que também gosta de rali fez algumas etapas do WRC no início dos anos 2000. As corridas de longa duração saltaram aos seus olhos e ele também resolveu experimentar a competição.

O lendário piloto Valentino Rossi continua a fazer história no automobilismo, agora representando a BMW pela equipe belga Team WRT. Desde 2022, quando estreou nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, Rossi tem se dedicado ao mundo do Endurance. No ano passado, ele participou das icônicas 24 Horas de Dubai, das 12 Horas de Bathurst na Austrália e da Le Mans Cup de GT3, demonstrando sua versatilidade e paixão por corridas de longa duração.

Em 2024, Rossi faz sua estreia no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) ao volante do BMW M4 LMGT3, ostentando o famoso número 46. Compartilhando a pilotagem com o belga Maxime Martin e Ahmad Al Harthy, de Omã, o trio já alcançou sucesso, conquistando um pódio com o segundo lugar nas 6 Horas de Ímola em abril.

No Team WRT, Rossi conta com a experiência do brasileiro Augusto Farfus, que corre com o BMW M4 de numeral 31 e é um dos pilotos mais experientes da equipe. A presença de Farfus fortalece ainda mais o time, que busca consolidar-se como uma das forças do campeonato.

A incursão de Rossi no Endurance destaca sua habilidade e adaptabilidade, comprovando que sua paixão pela velocidade e pelas competições de alto nível permanece inabalável. Com o apoio de uma equipe sólida e a performance do BMW M4 LMGT3, Rossi está pronto para enfrentar os desafios do WEC e continuar a encantar fãs ao redor do mundo.

Valentino Rossi, conhecido mundialmente por suas conquistas no motociclismo, também possui uma relação especial com o Brasil. O lendário piloto foi apelidado de “Rei do Rio” devido à sua afinidade com o saudoso circuito de Jacarepaguá, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Foi na pista carioca que Rossi conquistou o título da antiga classe 250cc em outubro de 1999. Três anos depois, em 2002, ele foi consagrado com seu segundo campeonato mundial na categoria rainha, sendo o primeiro da história sob o nome MotoGP.

A última visita de Rossi ao Brasil ocorreu há dez anos, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Durante essa visita, além de conceder entrevistas à imprensa nacional, Rossi teve a oportunidade de jogar futebol com Cafu, capitão da Seleção Brasileira no pentacampeonato da Copa do Mundo de 2002.

Agora, com o retorno do “espírito de Le Mans” ao Brasil, as 6 Horas de São Paulo marca a estreia de Valentino Rossi no icônico Autódromo de Interlagos

Sobre suas primeiras impressões de Interlagos, Rossi não poupou elogios. A expectativa é alta para ver como ele se adaptará a este circuito lendário, que adiciona mais um capítulo emocionante à sua já ilustre carreira.

É uma pista muito boa. Gostei muito. Especialmente porque, assistindo pela televisão e testando no simulador, você não consegue ter ideia das subidas, descidas e inclinações. As curvas têm muita inclinação, especialmente o S do Senna. É bom, é uma pista clássica

 

A paixão do brasileiro pelo esporte a motor é muito grande, então é sempre um prazer estar aqui. Tem a ver com Ayrton Senna, e os pilotos brasileiros, no geral, são muito bons. É bom demais estar aqui e espero que possamos ter as arquibancadas lotadas para essa corrida. As provas de Endurance são muito interessantes, com grandes montadoras, grandes carros, então acho que o público vai gostar demais

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo