AutomobilismoColunistasDestaquesIMSAPost
Tendência

“Uma das maiores emoções da minha vida”: Felipe Nasr comenta a terceira vitória seguida em Daytona

Brasileiro relembra vitória decidida nos segundos finais e entra para um seleto grupo da história das 24 Horas de Daytona

Há vitórias que entram para a estatística. Outras, mais raras, atravessam o tempo e se tornam memória. Para Felipe Nasr, a terceira conquista consecutiva nas 24 Horas de Daytona pertence, sem dúvida, à segunda categoria. Em passagem pela Porsche Store Itaim, em São Paulo, o piloto brasileiro definiu o triunfo obtido no último domingo (25) como “uma das maiores emoções da minha vida”, traduzindo em poucas palavras o peso de um feito que já ocupa lugar de destaque na história do automobilismo de resistência.

A vitória de 2026 coroou uma atuação impecável na fase decisiva da prova. Ao volante do Porsche 963 da equipe Porsche Penske Motorsport, Nasr assumiu a responsabilidade nos momentos finais e resistiu à intensa pressão do Cadillac pilotado por Jack Aitken, Earl Bamber, Frederik Vesti e Connor Zilisch. A diferença na linha de chegada foi mínima, de apenas 1,5 segundo separou os vencedores dos adversários diretos, após 24 horas de disputa ininterrupta no Daytona International Speedway.

A performance do brasileiro foi amplamente reconhecida por Roger Penske, dono da equipe e uma das figuras mais emblemáticas do esporte a motor.

“Foi uma das melhores atuações que já vi de um piloto”, afirmou o dirigente, que acompanhou a corrida durante toda a madrugada. Para Nasr, o elogio teve peso especial.“Ouvir isso de um cara como o Roger Penske, uma lenda do automobilismo mundial… Eu tenho vontade de vencer por ele, porque o Roger passa uma motivação enorme para nós”, confessou.

Na edição deste ano, Nasr dividiu o carro com o francês Julien Andlauer e o alemão Laurin Heinrich, formando um trio que competiu junto pela primeira vez. A experiência acumulada do brasileiro foi determinante para conduzir a equipe à vitória, já que ele domina o traçado e a prova.

“Foi sensacional. Agora fiquei como o piloto mais experiente do carro e falei para eles que para ganhar uma corrida como essa tem que ter muita calma, fazer as escolhas certas o tempo todo. Falei para conservar o carro nas 20 primeiras horas. E deu certo, porque ele estava impecável no final”, disse.

O tricampeonato consecutivo coloca Nasr em um patamar raríssimo. Ele se tornou apenas o terceiro piloto da história a vencer três edições seguidas das 24 Horas de Daytona, e o único a fazê-lo pela mesma equipe, em temporadas consecutivas, sem qualquer ressalva no resultado final. O norte-americano Peter Gregg venceu em 1973, 1975 e 1976, em uma sequência interrompida pela ausência da prova em 1974, cancelada devido à crise do petróleo. Já Hélio Castroneves triunfou em 2021, 2022 e 2023, mas a última vitória foi posteriormente acompanhada de punição técnica, com perda de pontos e premiação, ainda que o resultado esportivo tenha sido mantido

Os maiores vencedores da história da prova seguem sendo Hurley Haywood e Scott Pruett, com cinco triunfos cada — feitos impressionantes, porém nunca alcançados em três anos consecutivos.

A trajetória recente de Nasr em Daytona reflete também a solidez de sua relação com Roger Penske, que aos 88 anos mantém presença ativa nas principais categorias do automobilismo norte-americano. Após a corrida, o dirigente foi direto ao piloto: “Não tenho palavras para descrever o que você fez para a gente nesse final de prova. Foi uma das coisas mais bonitas que já vi”.

A parceria do brasileiro com a Stuttgart Porsche também foi celebrada durante o encontro em São Paulo. Marcel Visconde, presidente da empresa, relembrou o início da relação, há três anos, e destacou não apenas os resultados, mas o vínculo construído ao longo do caminho. “Começou há três anos e nesse período ganhamos um amigo e parceiro da melhor qualidade. O Felipe é excepcional como piloto e como pessoa. É fantástico tê-lo ao nosso lado nessa jornada vitoriosa”.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading