A definição dos finalistas da NASCAR Xfinity Series no circuito de Martinsville foi recheada de polêmicas. Com toques e confusões entre os postulantes ao título, a disputa pela vitória terminou da forma mais controversa possível, com Ty Gibbs empurrando o próprio companheiro Brandon Jones na última volta para ficar com a vitória. Pior para Jones, pois, além de ficar sem o triunfo, também deu adeus às chances de ser campeão.
Gibbs e Jones dominaram a etapa, liderando mais de 200 das 269 voltas disputadas, se revezando na ponta conforme as bandeiras amarelas surgiam. Ambos chegaram a ter toques em disputas por posição em outras relargadas.
Com a prova bem tumultuada, com 14 bandeiras amarelas e três prorrogações, a definição aconteceu na terceira tentativa de encerrar a prova. Noah Gragson tentou se intrometer na briga, mas Jones se posicionou a frente, mas no início da última volta, Gibbs não poupou o companheiro e o mandou direto para o muro.
What are your thoughts on Ty GIbbs' move on Brandon Jones?
Does he deserve the win? #NASCAR pic.twitter.com/B9vgL8ZZbG
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) October 29, 2022
Gibbs nem precisava da vitória para se classificar, pois havia garantido o passaporte para a decisão por pontos, mas o neto de Joe Gbbs não quis saber e sacramentou a triunfo, mesmo debaixo de vaias dos torcedores presentes em Martinsville.
Além de Gibbs, Josh Berry e Noah Gragson já haviam garantido a vaga na final com vitórias nas corridas anteriores, assim, a última posição de finalista ficou entre Justin Allgaier e AJ Allmendinger. A contenda terminou com um toque entre os dois carros, em que o piloto da Kaulig levou a pior e, com o pneu furado, deu adeus às chances de classificação.
OH MY GOD!
Justin Allgaier vs. AJ Allmendinger! #NASCARPlayoffs pic.twitter.com/yrZOKeDxgr
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) October 29, 2022
Já o piloto da JR Motorsports chegou a ficar ameaçado com uma possível vitória de Jones, mas garantiu a vaga com a manobra polêmica de Gibbs. Assim, Jones, Allmendinger, Austin Hill e Sam Mayer acabaram eliminados nesta fase dos playoffs.
A última etapa da temporada 2022 da NASCAR Xfinity Series será no próximo sábado no circuito oval de Phoenix, na qual Noah Gragson, Ty Gibbs, Justin Allgaier e Josh Berry disputarão o título da classe intermediária da categoria.
Top-10 da Etapa de Martinsville:
1 – Ty Gibbs
2 – Sheldon Creed
3 – Riley Herbst
4 – Noah Gragson
5 – Justin Allgaier
6 – Sam Mayer
7 – Nicholas Sanchez
8 – Daniel Hemric
9 – Austin Hill
10 – Blaine Perkins
Eliminados do Round of 8: AJ Allmendinger, Austin Hill, Sam Mayer e Brandon Jones
Championship 4: Noah Gragson, Ty Gibbs, Josh Berry e Justin Allgaier