A altura de Yuki Tsunoda acabou gerando uma certa curiosidade, o piloto é o menor do grid e mede 1,59 m. Os pilotos altos do grid acabam passando por um processo de adaptação para guiar os carros, assim como o japonês que vai guiar pela AlphaTauri neste ano. A equipe precisou adequar o carro para que Tsunoda pudesse ficar confortável no assento.
Antes dos testes de pré-temporada, o japonês guiou o AT02 em um dia de filmagens em Ímola e o time já precisou realizar os ajustes para que ele tivesse uma visão clara da pista: “Primeiro, tenho que colocar uma espuma dentro do monocoque para aumentar a posição do assento para ter uma visão clara. E também, nós fizemos um conjunto de pedais bastante especial para que eu possa alcançá-los.”
Os pedais foram trabalhados de uma forma diferente, pois existe uma diferença de altura para Pierre Gasly, o companheiro de Tsunoda na temporada 2021. Durante a pré-temporada ele acabou enfrentando um pouco de dificuldade para se adaptar a eles.
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— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) March 25, 2021
Mas o japonês falou que não existe uma vantagem quanto ao seu tamanho, ou em distribuição de peso do carro ou aerodinâmica que seja .
“Tivemos muito trabalho, nos esforçamos muito para fazer o assento perfeito, então, para mim, não é uma grande vantagem”, disse ele.
“Não vejo isso como uma grande [vantagem] na Fórmula 1 porque a FIA decidiu onde você tem que ter a distribuição de peso, e você não pode escolher o local que quer colocá-la, então isso significa que para distribuição de peso há um uma pequena vantagem, mas não é muito”, afirmou Tsunoda.
“E para a aerodinâmica, para mim não vejo uma grande diferença porque na Fórmula 1, especialmente agora, eles são feitos para os pilotos grandes.”
Tsunoda vai fazer a sua estreia na Fórmula 1 neste fim de semana ao disputar o GP do Bahrein.