AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Tsunoda é punido por infração sob bandeira vermelha e largará do fim do grid no Canadá

Após punição, Tsunoda começará mais uma corrida do final do pelotão

Yuki Tsunoda recebeu uma punição de 10 posições no grid para o Grande Prêmio do Canadá após cometer uma infração durante a bandeira vermelha no terceiro treino livre, realizado neste sábado (14). O piloto da Red Bull foi considerado culpado por ultrapassar Oscar Piastri em um momento de regime de bandeira vermelha.

A paralisação do TL3 se deu após Nico Hülkenberg bater no “Muro dos Campeões” com sua Sauber, o que gerou a presença de detritos na pista. Instantes antes, Oscar Piastri também tocou levemente o mesmo muro, causando um furo no pneu de sua McLaren. Durante esse período de interrupção, Tsunoda acabou ultrapassando o carro danificado de Piastri, o que rapidamente chamou a atenção da direção de prova.

Segundo o relatório dos comissários, o japonês alegou que temia ser atingido por possíveis detritos do carro 81 (de Piastri), que seguia devagar pelo lado esquerdo da pista. No entanto, a análise da telemetria revelou que, no momento da manobra, o carro de Piastri estava a cerca de 86 km/h, enquanto Tsunoda trafegava a 171 km/h – velocidade considerada incompatível com as restrições da bandeira vermelha.

“Após analisar o assunto detalhadamente, os comissários determinaram que, embora o carro 81 tivesse um problema óbvio, ele não estava andando a uma velocidade que impedisse o carro 22 de segui-lo a uma distância segura.”

“As circunstâncias eram tais que não havia razão justificável para o piloto do carro 22 ter ultrapassado o carro 81.”

A penalização espelha a que foi aplicada a Ollie Bearman, da Haas, em Mônaco, por uma infração semelhante, reforçando a rigidez da FIA em relação ao cumprimento das normas de segurança durante bandeiras vermelhas.

Os comissários também investigaram um incidente envolvendo Gabriel Bortoleto, da Sauber, durante o mesmo período de bandeira vermelha, mas consideraram que nenhuma ação adicional era necessária.

Com o resultado da classificação colocando Tsunoda na 11ª posição, a punição o jogará para o fim do grid na corrida deste domingo, frustrando qualquer chance de largada no pelotão intermediário.

Grid de Largada do GP do Canadá – Foto: reprodução Fórmula 1

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo