Yuki Tsunoda recebeu uma punição de 10 posições no grid para o Grande Prêmio do Canadá após cometer uma infração durante a bandeira vermelha no terceiro treino livre, realizado neste sábado (14). O piloto da Red Bull foi considerado culpado por ultrapassar Oscar Piastri em um momento de regime de bandeira vermelha.
A paralisação do TL3 se deu após Nico Hülkenberg bater no “Muro dos Campeões” com sua Sauber, o que gerou a presença de detritos na pista. Instantes antes, Oscar Piastri também tocou levemente o mesmo muro, causando um furo no pneu de sua McLaren. Durante esse período de interrupção, Tsunoda acabou ultrapassando o carro danificado de Piastri, o que rapidamente chamou a atenção da direção de prova.
Segundo o relatório dos comissários, o japonês alegou que temia ser atingido por possíveis detritos do carro 81 (de Piastri), que seguia devagar pelo lado esquerdo da pista. No entanto, a análise da telemetria revelou que, no momento da manobra, o carro de Piastri estava a cerca de 86 km/h, enquanto Tsunoda trafegava a 171 km/h – velocidade considerada incompatível com as restrições da bandeira vermelha.
“Após analisar o assunto detalhadamente, os comissários determinaram que, embora o carro 81 tivesse um problema óbvio, ele não estava andando a uma velocidade que impedisse o carro 22 de segui-lo a uma distância segura.”
“As circunstâncias eram tais que não havia razão justificável para o piloto do carro 22 ter ultrapassado o carro 81.”
A penalização espelha a que foi aplicada a Ollie Bearman, da Haas, em Mônaco, por uma infração semelhante, reforçando a rigidez da FIA em relação ao cumprimento das normas de segurança durante bandeiras vermelhas.
Os comissários também investigaram um incidente envolvendo Gabriel Bortoleto, da Sauber, durante o mesmo período de bandeira vermelha, mas consideraram que nenhuma ação adicional era necessária.
Com o resultado da classificação colocando Tsunoda na 11ª posição, a punição o jogará para o fim do grid na corrida deste domingo, frustrando qualquer chance de largada no pelotão intermediário.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.