Em uma prova acidentada e com um desfecho explosivo, a definição dos finalistas da NASCAR Camping World Truck Series foi definida em uma grande confusão na abertura da última volta. Zaine Smith e Stewart Friesen precisavam da vitória para chegar à decisão e precisavam superar Todd Gilliand na última relargada e foram para o tudo ou nada. Após uma série de toques, apenas Smith saiu inteiro e conquistou a vitória, que lhe mantém na briga pelo título da divisão.
A corrida realizada no menor oval da NASCAR, em Martinsville, foi marcada por muitos acidentes, tendo 14 bandeiras amarelas e 89 das 204 voltas sob pace car. A grande quantidade de intervenções do carro de segurança permitiu que outros pilotos usassem estratégias diferentes e bagunçava bem o grid.
Apesar deste cenário, Todd Gilliand liderou boa parte da prova e, mesmo fora da briga pelo título, estava disposto a complicar a vida dos participantes dos playoffs que almejavam o triunfo que valia a classificação.
Com a corrida indo para a prorrogação, Zaine Smith e Stewart Friesen, que só conquistariam a vaga para a decisão com a vitória, se posicionaram imediatamente atrás de Gilliand valendo o triunfo e a classificação.
Na relargada, Fiesen e Smith foram com tudo para cima de Gilliand que conseguiu se defender. Ao entrarem na abertura da última volta, os três tentaram seguir lado a lado e se tocaram. Gilliand rodou no meio da reta, enquanto Friesen perdeu o controle e bateu na primeira curva. Assim, apenas Smith ficou inteiro e, sob bandeira amarela, cruzou a linha de chegada em primeiro e garantiu a vaga para a final.
We have no words!@ZaneSmith77 | #Championship4 pic.twitter.com/gtq1jfUYjJ
— NASCAR Camping World Trucks (@NASCAR_Trucks) October 30, 2021
Quanto aos outros classificados, Ben Rhodes e Matt Crafton confirmaram as suas vagas na base da regularidade, evitando maiores confusões e garantindo a pontuação suficiente para estar entre os finalistas.
Já John Hunter Nemechek, líder da temporada regular e maior vencedor do ano, teve que contar com um pouco de sorte. Apesar de ter uma vantagem tranquila, a situação quase se complicou quando abandonou na volta 130 após se envolver em um entrevero com Austin Wayne Self. Fora da corrida, Nemechek precisou torcer para a combinação de resultados lhe favorecer, mas os acidentes dos demais candidatos acabaram lhe ajudando.
Unbelievable!
Did we just see @JHNemechek‘s championship dreams vanish? pic.twitter.com/t67FVXHDOi
— NASCAR Camping World Trucks (@NASCAR_Trucks) October 30, 2021
Dentre os eliminados, o destaque vai para Sheldon Creed, que teve uma corrida complicada e acabou envolvido em acidentes. Assim, o atual campeão não poderá defender seu título em Phoenix. Além de Creed e Friesen, os estreantes Chandler Smith e Carson Hocevar também foram eliminados.
A última etapa da temporada 2021 da Camping World Truck Series será na noite da próxima sexta-feira, no circuito de Phoenix.
Top-10 da etapa de Martinsville:
1 – Zaine Smith
2 – Austin Hill
3 – Tanner Gray
4 – Chandler Smith
5 – Matt Crafton
6 – Parker Kligerman
7 – Ben Rhodes
8 – Taylor Gray
9 – Sheldon Creed
10 – Timmy Hill
Eliminados: Sheldon Creed, Stewart Friesen, Chandler Smith e Carson Hocevar
Finalistas: Zaine Smith, Ben Rhodes, Matt Crafton e Sheldon Creed