O circuito de terra de Knoxville recebeu pela primeira vez uma prova de divisão nacional da NASCAR com a prova da Camping World Truck Series. Com uma pista diferente, onde nem todos os pilotos estavam habituados a pilotar, o caos acabou reinando, com muitos toques e a bandeira amarela acionada 14 vezes. No fim, Austin Hill conseguiu prevalecer no pelotão e venceu pela primeira vez no ano.
A prova teve domínio de Derek Kraus nos dois primeiros estágios, mas o piloto da picape 19 teve uma punição e caiu para o fim do pelotão, A liderança ficou com Chandler Smith, sempre ameaçado por Carson Hocevar e por Grant Enfinger na briga pela ponta.
No trecho final da corrida, uma série de bandeiras amarelas foi neutralizando a disputa e estendendo a corrida até a prorrogação. Sò no período extra, foram quatro intervenções do Pace Car e a prova ficou com 29 voltas a mais!
A sequência de voltas em bandeira amarela só não foi maior, pois a prova foi interrompida na primeira tentativa de prorrogação, quando uma confusão na relargada provocou um Big One envolvendo nada menos que 17 carros!
🟡: We just know a lot of trucks were involved in this #NASCAROvertime pileup. 🙃#CornBelt150 | @knoxvilleraces pic.twitter.com/EEC4w2TfOf
— NASCAR Camping World Trucks (@NASCAR_Trucks) July 10, 2021
Com o recomeço da prova, Austin Hill aproveitou que estava com pneus melhores e foi avançando nas relargadas e confusões, tomando a dianteira na penúltima tentativa e mantendo a ponta nas voltas finais.
A primeira vitória no ano foi importante para Hill por também ratificar a sua classificação para os playoffs da Truck Series. O piloto da Hattori Racing se garantia também pela pontuação atual do campeonato, mas com o triunfo, Hill também terá mais pontos no começo da pós-temporada.
A última etapa da temporada regular da Camping World Truck Series será em 7 de agosto, no circuito misto de Watkins Glen. Sete pilotos já estão classificados (seja por vitória ou por pontos). Carson Hocevar, Stewart Friesen e Chandler Smith seriam os classificados neste momento e só ficam de fora caso ocorra uma combinação desfavorável de resultados. No entanto, o fato da prova ser em circuito misto oferece mais chances para uma surpresa na disputa.
Top-10 da etapa de Knoxville:
1 – Austin Hill
2 – Chandler Smith
3 – Grant Enfinger
4 – Todd Gilliand
5 – Derek Kraus
6 – Matt Crafton
7 – Ben Rhodes
8 – Brian Brown
9 – Tate Fogleman
10 – Danny Bohn
Classificação do campeonato (após 14 de 15 etapas)
Classificados por vitória: John Hunter Nemecheck (5), Ben Rhodes (2), Todd Gilliand, Austin Hill e Sheldon Creed (1)
Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte)
Zaine Smith +140 (classificado)
Matt Crafton +119 (classificado)
Carson Hocevar +61
Stewart Friesen +53
Chandler Smith +40
Derek Kraus -40
Tyler Ankrum -44
Johnny Sauter -51
Austin Wayne Self -71