O Campeonato Mundial de Rally (WRC) se prepara para a emocionante disputa da quarta etapa da temporada 2024, o Rally da Croácia, que ocorrerá neste fim de semana no norte do país situado na região dos Balcãs. A Toyota Gazoo Racing, dominante desde sua entrada no Mundial em 2021, enfrentará o desafio com Elfyn Evans e Takamoto Katsuta, além do retorno de Sébastien Ogier para sua segunda participação no ano.
Após a vitória de Kalle Rovanpera no Rally Safari, no Quênia, a Toyota Gazoo Racing mantém a liderança no campeonato de construtores com uma vantagem de quatro pontos. Além disso, Elfyn Evans, atualmente o segundo colocado no mundial de pilotos, está apenas seis pontos atrás do líder.
“Enfrentamos três eventos com desafios distintos até agora, mas agora nos concentramos em maximizar nosso desempenho nos ralis europeus mais típicos, tanto em asfalto quanto em cascalho. Tivemos um bom desempenho no asfalto no ano passado, inclusive na Croácia, então estamos ansiosos por este rali”, afirmou Elfyn Evans.
A base do Rally permanece em Zagreb, a capital croata, com o parque de apoio localizado no centro comercial Westgate, na região noroeste da cidade. As provas serão realizadas no norte do país, próximo à fronteira com a Eslovênia, apresentando diversos tipos de asfalto e níveis de aderência, que podem ser influenciados pelas condições climáticas, incluindo a possibilidade de chuvas.
“Já conquistamos bons resultados na Croácia no passado e estamos confiantes ao retornar. Estamos cientes de que o clima pode ser um fator crucial e tornar as condições de pilotagem desafiadoras. Nosso objetivo é garantir que nossos pilotos estejam confiantes para enfrentar esse desafio”, destacou Jari-Matti Latvala, chefe da Toyota Gazoo Racing.
O Rally da Croácia terá um shakedown na quinta-feira e as especiais começarão na sexta-feira, estendendo-se até o domingo, que também contará com o Power Stage.