A Toyota GAZOO Racing reafirmou seu domínio no Rally Safari, realizado no Quênia e integrante do calendário do WRC (Campeonato Mundial de Rally) pelo quarto ano consecutivo. A equipe conquistou a prova magistralmente, com o bicampeão atual, Kalle Rovanperä, liderando uma dobradinha ao lado de Takamoto Katsuta. O vice-líder do campeonato, Elfyn Evans, terminou em quarto lugar após as 19 especiais.

(Divulgação/Toyota)
Rovanperä, que está competindo em apenas algumas etapas do WRC nesta temporada, brilhou ao vencer sete especiais durante a passagem única do campeonato pelo continente africano, incluindo seis vitórias consecutivas com o GR Yaris Rally1 HYBRID. No total, a equipe japonesa conquistou 12 das 19 especiais, com Evans garantindo três triunfos e Katsuta, dois.

(Divulgação/Toyota)
“Foi uma conquista especial vencer o Safari pela segunda vez. Este evento é desafiador e possui um status lendário para a Toyota: sempre tivemos um bom desempenho aqui e continuamos mantendo esse histórico. Agradeço à equipe pelo esforço extraordinário em fazer o carro performar tão bem. Fizemos um trabalho excepcional; não poderíamos ter feito um Rally Safari melhor do que este, sem contratempos e com uma estratégia inteligente”, disse Rovanperä.

(Divulgação/Toyota)
Após o Rally Safari, Elfyn Evans segue na vice-liderança do WRC. Com três etapas concluídas, o piloto britânico acumula 61 pontos, apenas seis atrás do líder do campeonato. Rovanperä, que competiu em apenas duas etapas, ocupa o quinto lugar, seguido por Katsuta e Sébastien Ogier, sexto e sétimo colocados, respectivamente.
We all love a #SafariRallyKenya 🚁 shot right!? 👌
📹 x @OfficialWRC / @MotorsportTV_UK #WRC pic.twitter.com/PWYzSoAT4H
— Autosport (@autosport) April 2, 2024
O WRC continua sua jornada entre os dias 18 e 21 de abril, com o Rally da Croácia, que marca o início da segunda etapa da temporada europeia.