A Toyota GAZOO Racing reafirmou seu domínio no Rally Safari, realizado no Quênia e integrante do calendário do WRC (Campeonato Mundial de Rally) pelo quarto ano consecutivo. A equipe conquistou a prova magistralmente, com o bicampeão atual, Kalle Rovanperä, liderando uma dobradinha ao lado de Takamoto Katsuta. O vice-líder do campeonato, Elfyn Evans, terminou em quarto lugar após as 19 especiais.
Rovanperä, que está competindo em apenas algumas etapas do WRC nesta temporada, brilhou ao vencer sete especiais durante a passagem única do campeonato pelo continente africano, incluindo seis vitórias consecutivas com o GR Yaris Rally1 HYBRID. No total, a equipe japonesa conquistou 12 das 19 especiais, com Evans garantindo três triunfos e Katsuta, dois.
“Foi uma conquista especial vencer o Safari pela segunda vez. Este evento é desafiador e possui um status lendário para a Toyota: sempre tivemos um bom desempenho aqui e continuamos mantendo esse histórico. Agradeço à equipe pelo esforço extraordinário em fazer o carro performar tão bem. Fizemos um trabalho excepcional; não poderíamos ter feito um Rally Safari melhor do que este, sem contratempos e com uma estratégia inteligente”, disse Rovanperä.
Após o Rally Safari, Elfyn Evans segue na vice-liderança do WRC. Com três etapas concluídas, o piloto britânico acumula 61 pontos, apenas seis atrás do líder do campeonato. Rovanperä, que competiu em apenas duas etapas, ocupa o quinto lugar, seguido por Katsuta e Sébastien Ogier, sexto e sétimo colocados, respectivamente.
We all love a #SafariRallyKenya 🚁 shot right!? 👌
📹 x @OfficialWRC / @MotorsportTV_UK #WRC pic.twitter.com/PWYzSoAT4H
— Autosport (@autosport) April 2, 2024
O WRC continua sua jornada entre os dias 18 e 21 de abril, com o Rally da Croácia, que marca o início da segunda etapa da temporada europeia.