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Todas as equipes respeitaram o teto de gastos de 2024, mas Aston Martin cometeu violação processual, confirma FIA

Após sete meses de revisão detalhada, a FIA concluiu que todas as equipes cumpriram o limite de gastos, enquanto a Aston Martin teve apenas uma falha processual sem impacto financeiro

Nesta terça-feira (28) a FIA divulgou o seu veredito final sobre o Teto Orçamentário de 2024. Durante o fim de semana do GP do México, foi levantada a possibilidade de duas equipes terem desrespeitado o regulamento vigente, mas foi colocado um fim às especulações, confirmando que todas as equipes estão dentro do limite determinado.

A Aston Martin anteriormente confirmou que tinha cometido uma “violação processual”, mas ficou dentro do teto orçamentário. Como comentado anteriormente, foi oferecido ao time britânico um Acordo de Violação (ABA) para resolver a questão, com o time aceitando o acordo.

A equipe também agiu de boa-fé, durante todo o processo de revisão. A FIA não aplicou nenhuma penalidade financeira à AMR devido as “circunstâncias excepcionais e imprevisíveis”, além de não ter nada que “evidência que a AMR tenha buscado ou obtido qualquer ventagem indevida como resultado da violação”.

“A CCA confirma que, embora a AMR tenha sido considerada em Violação Processual, ela não excedeu o limite de custos, e que a Violação Processual foi de natureza muito pequena, originada por circunstâncias imprevisíveis fora do controle da Equipe de F1. A AMR e a FIA entraram em um ABA em 29 de setembro de 2025 para resolver o problema.”

A FIA levou mais tempo do que o habitual para fornecer as informações sobre os relatórios do teto orçamentário, ressaltando que “a revisão da documentação de relatórios foi um processo muito completo e intensivo que durou sete meses”. No documento consta que as outras nove equipes do grid foram consideradas em conformidade com a temporada de 2024, além disso, os cinco fabricantes de motores estão também dentro das normas estabelecidas.

As equipes lidam com o teto orçamentário desde a temporada 2021, enquanto o regulamento financeiro para os fabricantes de motor entrou em vigor em 2023, com o intuito de regular o custo de desenvolvimento e fornecimento da nova geração de Unidades de Potência para a temporada 2026.

A divulgação, embora tardia, coloca fim as especulações sobre a quebra do teto orçamentário por outro time, nos últimos dias Mercedes e McLaren foram apontadas como as equipes que possivelmente tinham cometido alguma infração.

A CCA é responsável por administrar e monitorar a conformidade com o Regulamento Financeiro, investigando casos de suspeita de não conformidade com o Regulamento Financeiro por meio do processo de revisão, inclusive iniciando investigações completas se considerar isso justificado, e tomando medidas de execução apropriadas em relação a quaisquer supostas violações do Regulamento Financeiro”, apontou o documento da FIA.

“A CCA dispõe de diversas opções para lidar com uma suposta violação do Regulamento Financeiro. Ela pode, quando julgar apropriado, firmar um acordo denominado Acordo de Violação Aceito com a Equipe de F1 ou o Fabricante de UP em questão, em caso de Violação Processual ou Violação de Gastos Excedentes Menores, ou, se não for possível chegar a um acordo ou a CCA considerar mais apropriado, pode encaminhar o caso ao Painel de Adjudicação do Limite de Custos. Em caso de suposta Violação de Gastos Excedentes Maiores, a CCA deve encaminhar o caso ao Painel de Adjudicação do Limite de Custos.”

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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