ColunistasFórmula 1

TL3 Áustria – Sebastian Vettel lidera sessão, mas é seguido de perto pelas Mercedes

Sebastian Vettel se tornou o líder da última sessão de trinos livres, antes da classificação que ainda ocorre hoje (30). O alemão da Ferrari registrou 1:04:070, mas a sua marca não foi obtida com folga para o segundo colocado, que é justamente Lewis Hamilton, sendo separados por apenas 0s029. Para que o alemão pudesse encaixar o seu carro na ponta, se viu em uma longa disputa com os pilotos da Mercedes, que conseguiam tirar toda e qualquer diferença na pista, parecendo imbatíveis até mesmo quando cometiam erros.

Logo depois de Bottas era possível ver Raikkonen, que também esteve na disputa pela liderança, mas foi de forma mais sútil ao longo do desenvolvimento da sessão. No entanto Kimi foi quem abriu os trabalhos em Spielberg e o primeiro a romper a barreira do 1:04.

Ocupando a quinta e a sexta posição temos os pilotos da Red Bull, Max Verstappen e Daniel Ricciardo. O holandês apresentou problemas no seu carro nos minutos finais, quando o mesmo desligou sozinho na pista. Max estava em um novo stint, em busca de novas voltas rápidas.

Para fechar os dez primeiros colocados era possível ver a dupla da Haas com Grosjean e Kevin Magnussen. Em nono Sainz e Charles Leclerc que também apresentou problemas na Sauber provocando uma bandeira amarela segundos antes do encerramento da sessão.

A classificação acontece hoje as 10h pelo horário de Brasília.

Foto de capa: @F1

lll Saiba como foi o Terceiro Treino livre

Nesta última sessão antes da classificação, o dia começava com menos cara de chuva, apesar de ter nuvens espalhadas por todo o autódromo.

Assim que a pista foi liberada para a sessão, Alonso foi o primeiro a deixar os boxes, utilizando os pneus ultramacios, seguido por Ericsson, Grosjean (com os supermacios) e o companheiro Vandoorne, para a realizar a volta de instalação.

Raikkonen com os ultramacios foi o primeiro a abrir volta em Spielberg, registrando 1:05:839, onde o finlandês realizava giro mais lento e logo depois um mais rápido, podendo obter 1:05:314, sozinho na pista.

Com a conclusão dos dez primeiros minutos de sessões, Alonso, Vandoorne, Gasly, Hartley e Sainz passavam a ocupar a pista. Raikkonen tinha 1:04:937, seguido pelo espanhol da McLaren com 1s399 a mais que o piloto da Ferrari. Vandoorne era o terceiro colocado com 1:06:556.

Os pilotos que registravam tempo atrás de Raikkonen, não conseguiam se aproximar da sua marca. Para brigar com o piloto dos cavalos rampantes, o companheiro de equipe Sebastian Vettel havia deixado os boxes, assim como a dupla da Mercedes, enquanto Alonso seguia virando na casa de 1:06.

Quando Bottas concluiu a sua primeira volta, com 15 minutos de sessão já realizada, ele era o terceiro colocado com 1:05:045, seguido por Hamilton com 1:05:049 e Vettel passava a ser o líder, após superar o companheiro por 0s017.

O carro do alemão da Ferrari parecia ter melhorado, com ele registrando 1:04:699, mas segundos depois as Mercedes o superavam, primeiro com o inglês mesmo cometendo um erro e logo depois vinha Bottas, mas a briga entre eles seguia e Vettel conseguia se colocar entre as flechas de prata ficando separado por apenas 0s006 do tempo do finlandês que era 1:04:594.

Restando 37 minutos para o término da sessão, apenas Verstappen seguia nos boxes, mas Ricciardo já partia para aferir a sua volta, se tornando o sexto colocado com 1:05:472, enquanto os ponteiros retornavam para as suas garagens.

Restando apenas meia hora de sessão para o término do TL3, as posições eram: Bottas, Vettel, Hamilton, Raikkonen, Ricciardo, Verstappen, Grosjean, Sainz, Alonso e Hulkenberg.

Charles Leclerc conseguia subir para a oitava posição e tinha 1:05:558. Max Verstappen cometia um erro, travando o volante e passando por cima da brita na curva quatro. Hartley quebrava um pedaço da sua asa dianteira após passar por uma zebra no circuito.

Restando 25 minutos, Raikkonen iniciava um novo stint, assim como Alonso. Com isso o espanhol se tornava o oitavo com 1:05:448, enquanto Raikkonen assumia a ponta da tabela com 1:04:470.

Sebastian Vettel assim como Vandoorne e Bottas foram enviados com novos jogos de ultramacios e o alemão da Ferrari conseguia superar o companheiro com 1:04:159, seguido pelo finlandês da Mercedes que registrava 1:04:204 se tornando o segundo colocado.

Vettel conseguia melhorar ainda mais a sua marca para 1:04:070. Restando quinze minutos para o término da sessão grande parte dos pilotos havia se dirigido para os boxes, inclusive o líder do TL3, apenas Hamilton com jogos de ultramacios novos, assim como Ricciardo e Bottas que se mantinha na pista, buscavam outras voltas rápidas.

Hamilton passava a ser o segundo colocado com 1:04:099 perdendo um pouco de tempo no primeiro e no segundo setor, mas melhorando consideravelmente no terceiro, ficando a apenas 0s029 do alemão. Ricciardo era o quinto colocado com 1:04:891.

Max Verstappen que também estava com compostos novos calçados na sua Red Bull e conseguia superar o companheiro de equipe nos últimos dez minutos com 1:04:791 e segundos depois o seu carro ficava parado na curva 5 após ter se desligado completamente.

Nos minutos finais os carros da Haas conseguiam imprimir um ritmo melhor, com Grosjena em sétimo, seguido pelo companheiro Kevin Magnussen, Leclerc, Hulkenberg e Sainz que era o décimo primeiro colocado.  

Leclerc pouco antes do término da sessão se via parado na curva 2, apresentando problemas depois de sentir uma vibração no carro.

Assim como já era um costume desde a sexta-feira, fora possível ver os pilotos treinando a largada após o término do tempo da sessão.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo