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TL2 Áustria – Mercedes consagra liderança nesta sexta-feira de treinos livres

Para fechar a sexta-feira de treinos livres que aconteceram hoje (29), Hamilton mais uma vez consagrou a liderança da Mercedes ao registrar 1:04:579, seguido por Bottas com 1:04:755, repetindo o feito do TL1. Sebastian Vettel vinha em terceiro separado apenas por 0s236 do primeiro colocado.

Dessa vez o alemão da Ferrari se saiu melhor que a dupla da Red Bull, que ocupava a quarta e a quinta posição com Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Raikkonen era o sexto.

Grosjean conservou a sétima posição, seguido pelo companheiro de equipe em oitavo. Gasly vinha realizando um bom início de sessão até quebrar a suspensão da sua Toro Rosso e provocar uma bandeira vermelha momentânea na pista e se ver obrigado a ficar parado nos boxes até que a equipe conseguisse resolver o problema, mas o francês ainda conseguiu participar da simulação de corrida. Para fechar o top-10 era possível ver Stoffel Vandoorne em décimo, enquanto Fernando Alonso era apenas o décimo nono colocado.

Cerca de meia hora da sessão foi dedicada a simulação de corrida e mesmo com a instalação dos pneus ultramacios, foram poucas marcas que melhoraram ou foram batidas. Os pilotos aproveitavam para utilizar todos os espaços das pista e abusavam do uso das zebras para obter a melhor volta.

A terceira sessão de treinos livres começa às 7h pelo horário de Brasília neste sábado.

lll Saiba como foi a Segunda sessão de treinos livres

Grosjean foi o primeiro a deixar os boxes, seguido por Sirotkin da Williams que voltava a assumir o seu posto depois de ter passado o seu carro para Kubica no TL1, os dois utilizavam os pneus supermacios. Magnussen e Sainz vinham logo atrás com os compostos médios.

O francês da Haas foi o primeiro a aferir tempo, mas logo foi superado por Charles Leclerc com os compostos médios que tinha 1:06:771, seguido por Ericsson (1:06:829), Magnussen (1:06:985), Sainz (1:07:220) e Grosjean (1:07:387).

Quando Alonso entrou com a McLaren, passou a ser o líder da sessão com 1:06:429, mas os carros da Ferrari fecharam suas voltas logo depois, Raikkonen marcou 1:05:711, seguido por Sebastian Vettel com 1:05:915. Red Bull e Mercedes permaneciam nos boxes.

Nesta primeira fase da sessão os pilotos apostavam em testar apenas com os médios e os supermacios. Raikkonen seguia reduzindo a sua marca para 1:05:466. Leclerc escapava na pista, mas se mantinha na terceira posição com 1:06:150.

O treino foi seguindo com seu andamento e Gasly passou a ser o terceiro colocado com 1:05:758, com Vandoorne em quarto. Marcus Ericsson também cometia um erro na curva 4 e passava pela brita para conseguir retornar a pista e logo em seguida se encaminhava para os boxes.

Com 15 minutos já realizados de sessão, Daniel Ricciardo estava testando com os supermacios, passando a ser o terceiro colocado com 1:05:558. Sebastian Vettel, que já havia se tornado o primeiro colocado, seguia melhorando a sua marca ao registrar 1:04:949. Verstappen era o quinto colocado com 1:05:779.

Os carros da Mercedes entraram na pista, Hamilton em sua primeira volta aferida com os compostos macios tinha 1:05:035, com Bottas em sexto utilizando os supermacios. A Red Bull também testava compostos diferentes com os seus pilotos.

Hamilton passava a ser o líder da sessão com 1:04:579, com Bottas em segundo, a grande maioria dos pilotos havia retornado aos boxes. Sainz errava no mesmo ponto que Marcus Ericsson após travar os pneus.

Perto do encerramento da primeira meia hora, Magnussen e Grosjean instalaram os pneus ultramacios e retornaram para o circuito de A1-Ring. O dinamarquês que era o décimo passava a ser o sétimo com 1:05:559, com o francês na décima posição.

Os primeiros pingos de chuva começavam a cair na área dos boxes. Vettel se encaminhava para a pista com os compostos ultramacios, assim como a dupla da Sauber e Daniel Ricciardo.

Gasly que estava na nona posição, provocava uma bandeira vermelha depois da quebra de suspensão da sua Toro Rosso do lado esquerdo, logo após ele ter passado por cima da zebra na curva 10.

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Restando 50 minutos para o término da sessão, quando a pista fora liberada, as posições eram: Hamilton, Bottas, Vettel, Ricciardo, Verstappen, Grosjean, Raikkonen, Magnussen, Gasly e Vandoorne. Todos os pilotos, com exceção de Fernando Alonso estavam com os pneus ultramacios instalados, já espanhol seguia utilizando os supermacios.

Carlos Sainz que ocupava a décima nona posição passava a ser o décimo segundo ao registrar 1:06:182. Verstappen ainda em quinto, melhorava a sua marca para 1:05:125.

Com 40 minutos restantes para o término da sessão, Bottas era mais um dos pilotos que melhorava a sua marca para 1:04:755, assim como o finlandês da Ferrari que tinha 1:05:265 e Vandoorne que passava a ser o décimo colocado com 1:05:930.

Restando meia hora para o término do treino, todos passaram a trabalhar na simulação de corrida. Os pilotos abusavam do uso das zebras. Kevin Magnussen, nos minutos finais, quase foi liberado para a pista com o pneu solto, mas a Haas percebeu o erro antes do dinamarquês concluir a saída do pit-lane, o piloto que era o oitavo colocado e tinha 1:05:559, sua melhor volta aferida. 

 

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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