Charles Leclerc tomou conta da sexta-feira (06) de treinos livres, o monegasco liderou a primeira e a segunda sessão, aproveitando os minutos de pista seca para anotar 1:20:978, com os pneus macios. O segundo lugar ficou para Lewis Hamilton com 1:21:046, separado por apenas 0s068, Sebastian Vettel fechou o top-3 com 1:21:179.
Com risco de chuva que acabou se confirmado meia hora após o início das atividades, os pilotos iniciaram os trabalhos cedo, na busca por obter as voltas rápidas e estabelecer as estratégias, principalmente para a corrida de domingo.
Valtteri Bottas tentou uma posição melhor, mas ficou com o quarto lugar, acompanhado pela dupla da Red Bull com Max Verstappen em quinto, seguido por Alexander Albon. Pierre Gasly foi o sétimo com a Toro Rosso. Romain Grosjean se deu melhor com os pneus macios e ficou em oitavo. Daniel Ricciardo foi o nono e Daniil Kvyat fechou em décimo, posicionado entre a dupla da Renault.
Lando Norris enfrentou um vazamento de óleo e ficou boa parte da sessão nos boxes da equipe.
Max Verstappen e Pierre Gasly, vão largar do fim do grid, a Honda confirmou a troca da unidade de potência em Monza para estes pilotos.
A Fórmula 1 retorna amanhã, às 07h para a realização do terceiro treino livre e logo depois às 10h pelo horário de Brasília para a classificação.
lll Saiba como foi o Segundo Treino Livre
A pista havia secado e a temperatura nela estava na casa dos 25°C, com 19°C no ambiente.
GREEN LIGHT: We’re under way in second practice at Monza 🚦
Follow FP2 with live commentary, timings and more >> https://t.co/MddmLh2Nm7#F1 #ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/HDDSbVuhdD
— Formula 1 (@F1) September 6, 2019
Assim que a pista foi liberada, os pilotos deixaram os boxes para aproveitar ao máximo a sessão. Carlos Sainz anotou 1:23:933, com 1:24:758 de Pierre Gasly, tempos que foram rapidamente superados. Os pilotos da Ferrari e da Mercedes, disputavam a ponta, Hamilton passou para a primeira posição com 1:22:450, seguido por Leclerc com 1:22:498, Bottas que tinha uma boa marca, foi empurrado para o terceiro lugar. Sebastian Vettel era o quinto colocado, se posicionando entre a dupla da Red Bull.
Enquanto Lando Norris permanecia nos boxes da McLaren, Carlos Sainz havia subido para a quinta posição com 1:22:952.
Com a conclusão dos dez primeiros minutos, as posições eram: Hamilton, Vettel, Verstappen, Leclerc, Bottas, Albon, Sainz, Gasly, Hulkenberg e Kvyat. Entre os dez primeiros, apenas Leclerc e Kvyat estavam utilizando os pneus duros.
Aos poucos a dupla da Renault começou a avançar no grid e com isso Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg, ocuparam respectivamente a oitava e nona posições. O australiano estava com os pneus duros instalados em seu carro.
Aos poucos a chuva se aproximava do autódromo e os pilotos passaram a dar mais atenção as voltas rápidas e com apenas 15 minutos de sessão, eles realizaram uma breve parada nos boxes, para instalar os pneus macios e dar continuidade a atividade.
Leclerc retornou a ponta com 1:20:978, acompanhado por Vettel com 1:21:179. A dupla da Mercedes, seguia ocupando o segundo e o terceiro lugar. Grosjean conseguia subir para a quinta posição, ao anotar 1:22:153.
Com cerca de sete minutos, Verstappen subiu para o terceiro lugar com 1:21:350 e Albon acompanhava o holandês com 1:22:069. Daniil Kvyat havia subido para a décimo lugar, com 1:22:260, se posicionando entre os pilotos da Renault. Lando Norris era mantido nos boxes, por conta de um vazamento de óleo no motor.
Restando quatro minutos para o encerramento da primeira meia hora, a chuva chegou ao circuito e os pilotos retornaram para os boxes, as equipes estudavam a possibilidade de continuar a atividade com aqueles compostos ou passar para a utilização dos pneus intermediários.
Com 53 minutos o regime de bandeira vermelha foi instaurado no circuito, para a limpeza, ela fora necessária por conta dos pilotos que acabaram extravasado os limites de pista e espalharam ela pelo circuito. O cronômetro seguia na regressiva.
The red flag is shown whilst gravel is cleared from the track#F1 #ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/999AKXs2Ho
— Formula 1 (@F1) September 6, 2019
Restando pouco mais de quarenta minutos, Grosjean, Ricciardo, Raikkonen e Giovinazzi, instalaram os pneus macios e partiram para a pista, com os compostos macios, enquanto Hulkenberg e Sainz estavam com os duros. Mas com o circuito úmido os tempos eram altos.
Como a chuva não havia apertado e apenas uma garoa fina estava caindo em alguns pontos do autódromo, os pilotos continuaram a utilizar os pneus slick. A Mercedes levou mais tempo para instalar a goma macia e com isso Lewis Hamilton subiu para a segunda posição com 1:21:046, com Bottas em quarto, 1:21:347. Leclerc havia reduzido o ritmo, para não correr riscos, pois parte do circuito já estava molhado e com isso deu início a simulação de corrida.
Com a conclusão da segunda meia hora, as posições eram: Leclerc, Hamilton, Vettel, Bottas, Verstappen, Albon, Gasly, Grosjean, Ricciardo e Kvyat. Alguns times já haviam partido para a simulação de corrida e a sessão seguiu desta forma, com os pilotos se dirigindo algumas vezes para os boxes, alternando na utilização dos compostos do início do segundo treino livre.
CLASSIFICATION – END OF FP2@Charles_Leclerc finishes P1 in both FP1 and FP2@ScuderiaFerrari and @MercedesAMGF1 make up the top four#F1 #ItalianGP 🇮🇹 pic.twitter.com/nqALSFiWD9
— Formula 1 (@F1) September 6, 2019