Foto: Ferrari Media
Nesta sexta-feira (17) foi realizado a segunda sessão de treinos livres do GP da Hungria, por conta da chuva poucos pilotos se arriscaram na pista e sete deles não completaram uma volta no circuito.
A chuva deve ser uma constante neste final de semana, mas com poucos jogos disponíveis para chuva extrema e intermediária, os pilotos deram poucas voltas. As condições adversas ajudaram a Ferrari de Sebastian Vettel que anotou 1:40.464 e passou a ocupar a primeira posição, acompanhado por Valtteri Bottas com 1:40.736, sendo o único piloto da Mercedes a dar alguns giros com a pista molhada.
Carlos Sainz ocupou a terceira posição com 1:41:784, seguido pela dupla da Racing Point, com Lance Stroll e Sergio Pérez, que foram os primeiros pilotos a buscar voltas rápidas na sessão.
Após enfrentar problemas na manhã com a unidade de potência, o francês deu algumas voltas na pista para ver se o carro estava ok. Max Verstappen que ocupou a sétima posição só apareceu no final da atividade.
Romain Grosjean foi o oitavo, seguido por Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi. Lando Norris fechou em décimo segundo, com Daniil Kvyat em décimo terceiro, os únicos pilotos que tiveram tempo aferido na sessão.
A Fórmula 1 retorna neste sábado (18), para a realização do terceiro treino livre e classificação.
Saiba como foi o segundo Treino Livre
Na pista a temperatura estava 20°C, com 16°C no ambiente. O final da classificação da Fórmula 3 foi cancelado, mas quando as atividades da F1 começaram a chuva havia reduzido.
GREEN LIGHT: Preparation is under way before the cars storm out into the rain 🌧
Follow the action 👉 https://t.co/LpbrMcOApM#HungarianGP 🇭🇺 #F1 pic.twitter.com/mmEmSxOl4i
— Formula 1 (@F1) July 17, 2020
Kimi Raikkonen voltou ao carro, após Robert Kubica ter realizado a primeira atividade.
Pierre Gasly que não conseguiu participar do TL1, pois enfrentou um problema com a unidade de potência. O francês foi o primeiro a ir para a pista, realizando uma volta de verificação.
Com quase meia hora de sessão realizada, Sergio Pérez foi buscar uma volta no circuito, mas mostrava que estava difícil de guiar, mesmo assim o mexicano anotou 1:43.862. Pouco depois ele melhorou para 1:42.470, mas acabou errado e extravasou os limites de pista.
Sergio Perez is the latest drive to surge out 🙌
Surfing his @RacingPointF1 car around the Hungaroring to complete the first timed lap 🏄♂️#HungarianGP 🇭🇺 #F1 pic.twitter.com/5pOWXPHcWh
— Formula 1 (@F1) July 17, 2020
Stroll passou para a primeira posição após melhorar o tempo para 1:42.380, com Raikkonen na terceira posição com 1:49.193 e depois melhorou para 1:47.769.
Como a pista estava escorregadia poucos pilotos deram voltas rápidas.
Restando pouco mais de 40 minutos para o término da sessão Esteban Ocon experimentou os pneus intermediários, mas não chegou a completar uma volta e retornou logo aos boxes.
Próximo da última meia hora, Sebastian Vettel passou a ocupar a terceira posição com 1:44.912, acompanhado por Charles Leclerc.
Quando os pilotos entraram na última meia hora, as posições eram: Vettel, Stroll, Pérez, Leclerc, Norris, Giovinazzi, Kvyat, Grosjean e Raikkonen. Apenas nove pilotos tinham tempo aferido na pista.
Bottas registrou a sua primeira volta na pista, assumindo a segunda posição com 1:40.736, para logo depois Carlos Sainz anotar 1:41.784 de pneus intermediários. Os pilotos testavam os compostos de chuva, a Ferrari investia nos pneus de faixa verde, Vettel seguia na liderança melhorando para 1:40.464.
Era possível ver os pilotos perdendo a traseira, pois o carro não tracionava bem. A Red Bull marcou tempo apenas no final da sessão quando registrou 1:42.820 e assumiu a sétima posição.
🔝 Sebastian Vettel 🔝
The @ScuderiaFerrari driver was fastest in FP2’s treacherous conditions 🌧#HungarianGP 🇭🇺 #F1 pic.twitter.com/okNug5M3uz
— Formula 1 (@F1) July 17, 2020