O mais veloz da sexta-feira foi Valtteri Bottas, anotando 1:08:846. O interessante desta sessão foi a proximidade em que os três primeiros chegaram, Hamilton ficou separado do companheiro de equipe por 0s003 e Vettel em terceiro com 0s073.
Além de uma disputa acirrada na pista, os pneus estão com uma alta taxa de degradação, formando bolhas de 12 a 19 voltas, vai ser difícil fazer essa prova com apenas uma parada. A pista no autódromo chegou aos 30°C, mas hoje nem foi um dia tão quente.
Os pilotos e equipe aproveitaram para coletar a maior quantidade possível de dados. Para o sábado existe a possibilidade de chuva, o que muda a configuração dos carros.
Ricciardo com o turbo trocado pela sexta vez no ano, perde 5 posições no grid de largada do domingo (11), o australiano finalizou em quarto. Verstappen fechou em quinto, seguido por Raikkonen, o finlandês utilizou apenas os compostos médios e macios nesta sessão.
Grosjean passou a ser o sétimo, com Leclerc que evoluiu para oitavo, Magnussen o nono e Ocon para fechar o top-10.
Nico Hulkenberg que já vinha abusando do uso das zebras e extravasando os limites de pista com a sua Renault, varias vezes nesta sexta, abusou, passando com os dois pneus do lado direito fora da grama e foi direto para o muro de contenção na curva 13. O incidente provocou o acionamento da bandeira vermelha que permaneceu cerca de dez minutos ativada. O alemão não retornou mais para a sessão.
Os carros retornam para a pista neste sábado (10), para a realização do terceiro treino livre às ao 12h e para a classificação às 15h, pelo horário de Brasília.
lll Saiba como foi o Segundo Treino Livre
🚥 GREEN LIGHT 🚥
The track is open – FP2 is GO! #BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/uNV6c3YHtE
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
A temperatura na pista estava na casa dos 33°C e no ambiente 21°C. A umidade subira um pouco com relação ao primeiro treino livre, atingindo os 75%.
Sergio Pérez retornou ao seu carro, após ceder o seu lugar para Nicholas Latifi, e foi assim com Fernando Alonso na McLaren e Marcus Ericsson.
Raikkonen foi o primeiro a deixar os boxes e utilizava os compostos médios em sua Ferrari, assim como Hulkenberg da Renault. A preferência era pelos macios.
O finlandês não demorou muito para registrar 1:10:587 e era seguido por Sirotkin com 1:11:642.
Com a previsão de chuva os pilotos não demoraram para ocupar a pista e registrar as suas primeiras voltas rápidas com os compostos mais lentos do final de semana. As nuvens em torno do autódromo começavam a ficar mais pesadas e para obter mais informações sobre os carros, não hesitaram em tomar a pista.
Sebastian Vettel, foi o primeiro a andar na casa de 1:09 alto, o alemão anotou 1:09:990 de macios.
Com 11 minutos de sessão, uma bandeira vermelha provocava uma paralisação momentânea na pista, pois Nico Hulkenberg havia batido forte entre a Junção e a Cuva do Café.
🚩 RED FLAG 🚩@HulkHulkenberg into the barriers at Turn 13#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/oy7YT4MeB3
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
💥 The moment of impact 💥
Hulk slides into the Armco barrier
FP2 #BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/AQgSqiJM4Y
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
🚥 GREEN LIGHT 🚥 Hulk’s car has been cleared, and FP2 is go again, with just over 80 mins remaining #BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/lg7DBpeoWX
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
A pista foi liberada após a remoção do carro do alemão. Charles Leclerc foi o primeiro a deixar os boxes ainda com os compostos macios.
Raikkonen abandonou os médios para utilizar os supermacios, enquanto o finlandês aquecia os pneus, Hamilton passava a ser o segundo com 1:09:662.
Sendo o primeiro com os compostos mais macios, Raikkonen assumiu a ponta com 1:09:508. O piloto havia travado a roda dianteira direita. No entanto não era o único, Charles Leclerc também marcava o asfalto de Interlagos.
A little lock-up from Kimi, but it doesn’t stop the Finn from going quickest with a 1:09.508s 🚀 #BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/xl6keUySAI
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
☁️ Is that you, @Charles_Leclerc?! ☁️
Huge lock-up for the @SauberF1Team driver#BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/30cymKHkPz
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
A Mercedes passou a andar rápido com Hamilton, e o inglês registrava 1:09:245, assumindo a ponta. Com meia hora de sessão concluída, às posições eram: Hamilton, Raikkonen, Vettel, Bottas, Grosjean, Ricciardo, Magnussen, Leclerc, Ocon e Stroll.
Quebrando a barreira do 1:08, alto, Sebastian Vettel registrava 1:08:919, mas Bottas com quatro giros do seu pneu supermacios superava o alemão por 0s073. Foi neste momento com 35 minutos de sessão concluída que os pilotos retornaram para os boxes.
Hamilton conseguia dar uma volta tão rápida quanto o companheiro de equipe, 1:08:849, era surpreendente o quanto os três primeiros colocados estavam tão próximos na tabela de tempos.
Alonso apresentou um giro rápido com o supermacio mais novo (1:10:507) passando a ser o décimo segundo colocado. Verstappen com os macios ainda sem nenhuma volta registrada no TL2, apareceu na tabela de tempos, restando apenas 40 minutos para o final da sessão, foi o sétimo e evoluiu para sexto com 1:09:652. Depois que o holandês realizou a troca para os supermacios passou a quinto com 1:09:339.
Os pilotos aproveitaram para utilizar os 30 minutos finais para a simulação de corrida. A Mercedes era veloz, mas a grande preocupação foi com os pneus, que estão tendo um alto consumo e se degradando rapidamente.
Sebastian Vettel também apresentou bolhas com 19 voltas realizadas com os supermacios.
19 laps old, Seb’s supersofts are showing signs of wear 🔎 #BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/i3zZJeZhrj
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
Parecendo domingo, Sainz e Grosjean se encontraram no ”S” do Senna, travaram uma disputa enquanto o espanhol da Renault tentava a ultrapassagem.
It’s Friday, but you could be forgiven for thinking it was Sunday…
Sainz and Grosjean wheel to wheel around Turn 1 😮
FP2 #BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/95dJmi1pWi
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018
FP2 CLASSIFICATION: @MercedesAMGF1 finish Friday on a high #BrazilGP 🇧🇷 #F1 pic.twitter.com/a4A9OPpqyJ
— Formula 1 (@F1) November 9, 2018