ColunistasDestaquesFórmula 1

TL2 Alemanha – Ferrari se mantém soberana na sexta-feira, com Charles Leclerc na liderança da sessão

A Ferrari aproveitou as temperaturas altas na Alemanha nesta sexta-feira (26), para estabelecer os melhores tempos do dia e dominar as duas sessões de treinos livres. Charles Leclerc cravou 1:13:449, com os compostos macios, 0s124 à frente de Sebastian Vettel. Lewis Hamilton mais uma vez foi o terceiro colocado com 1:13:595.

Valtteri Bottas não teve um rendimento excepcional, mas fechou na quarta colocação, seguido por Max Verstappen da Red Bull, que levou mais tempo para crescer durante o treino, pois enfrentou perda de potência do motor. Por outro lado, Pierre Gasly, não esteve entre os dez colocados e ainda provocou uma bandeira vermelha no final do dia, após bater no muro de contenção.

A surpresa ficou por conta de Romain Grosjean, da Haas, que foi o sexto colocado. Lance Stroll novamente foi bem e desta vez, fechou em sétimo. Kimi Raiikonen, da Alfa Romeo, seguido por Nico Hulkenberg, da Renault e Sérgio Pérez da Racing Point, completaram o grid de melhores tempos.

Novamente as temperaturas estavam altas na pista, mas a previsão para a terceira sessão que acontece neste sábado, é de chuva, então o grid deve mudar bastante se isso acontecer.

A Fórmula 1, retorna amanhã, às 7h, pelo horário de Brasília.

Saiba tudo o que aconteceu no Segundo Treino Livre

Na pista a temperatura seguia aumentando e estava na casa dos 51°C, com 37°C no ambiente.

Lando Norris foi o primeiro piloto liberado para a pista e ele utilizava os pneus duros. Magnussen vinha logo em seguida, com os compostos médios. O dinamarquês anotou 1:16:214, acompanhado por Norris com 1:16:407. Grosjean era o terceiro, utilizando os compostos duros.

Durante os primeiros minutos, a pista seguia mais vazia e com isso Magnussen e Grosjean, permaneceram um pouco mais. O francês anotou 1:15:673, passando para a primeira colocação.

Aos poucos os pilotos eram liberados e Kimi Raikkonen em sua primeira volta rápida, anotou 1:15:177, com os pneus médios. Com isso o finlandês havia superado o francês da Haas e o espanhol da McLaren. Lance Stroll era visto em quarto com 1:15:497.

Com 10 minutos de sessão já executada, a dupla da Ferrari foi liberada, seguindo praticamente o padrão das outras equipes, que alternavam na utilização dos compostos escolhidos entre suas duplas.

Leia também: TL1 Alemanha – Sebastian Vettel abre sexta-feira na liderança, em dobradinha da Ferrari 

Ao fechar a primeira volta, Leclerc anotou 1:14:569, superando Sebastian Vettel por 0s235, o monegasco estava com os compostos duros. Logo depois de concluir o primeiro giro cronometrado, ele precisou retornar aos boxes, pois os freios do carro estavam em uma posição ruim.

Após a dupla da Mercedes ser liberada, Hamilton já começou a superar os setores obtidos por Leclerc e tomou a dianteira com 1:14:456. Bottas passou no terceiro lugar com 1:14:794.

Verstappen só concluiu a sua primeira volta, com a aproximação do término da primeira meia hora e com isso passou a ser o quarto colocado com 1:14:740, com a quarta colocação. Vettel fora superado pelo holandês, enquanto Gasly era o sexto colocado.

Com a conclusão da primeira meia hora, as posições eram: Hamilton, Bottas, Leclerc, Verstappen, Vettel, Gasly, Raikkonen, Grosjean, Stroll e Sainz.

Na segunda saída de Grosjean, após abandonar os compostos duros e partir para os macios, o francês subiu da oitava, para a segunda colocação, quando anotou 1:14:179. Logo depois foi a vez de Lance Stroll se tornar o terceiro colocado, com 1:14:268.

Os pilotos passavam a apostar na utilização dos compostos macios e com isso Vettel conseguia melhorar para 1:13:573, tornando a briga pela ponta da tabela de tempos acirrada. Raikkonen era mais um piloto dentro da lista dos dez, assumindo o quinto lugar, com a Alfa Romeo.

A traseira dos carros se mostrava soltas, por conta da tocada que os pilotos imprimiam no circuito, assim como o calor que influenciava diretamente nos compostos.

Leclerc aproveitou a oportunidade para crescer e superou o companheiro, após anotar 1:13:449. Max Verstappen enfrentou um problema de perda de potência no motor e precisou e retornar aos boxes, para uma verificação minuciosa.

Restando 40 minutos para o término da sessão, as posições eram: Leclerc, Vettel, Hamilton, Bottas, Grosjean, Stroll, Raikkonen, Hulkenberg, Pérez e Verstappen. Logo depois, os times passaram a investir na simulação de corrida.

Com uma breve passagem pelos boxes, Verstappen passou a ser mais competitivo e voltou com a Red Bull para o campo de terceira força ao anotar 1:14:133.

Quando deixavam os boxes, os pilotos aproveitavam para treinar a largada, no canto direito do pit-lane.

O piloto que tinha mais voltas com o composto macio, era Nico Hulkenberg, com 13, seguido por Daniel Ricciardo com 12 e Lance Stroll com 11. Prática normal, pois estavam verificando a durabilidade dos pneus e já estabelecendo as estratégias para o domingo.

Nico Hulkenberg tinha problemas para deixar os boxes nos carros e ficava parado na saída do pit-lane. Lando Norris que havia se posicionado atrás do piloto da Renault, para testar a largada, precisou ser empurrado pelos mecânicos para os boxes, pois não podia dar ré nos boxes.

Restando 18 minutos para o término da sessão, Pierre Gasly perdeu o carro na última curva do circuito e foi direto para o muro de contenção, danificando bastante o carro da Red Bull. Com isso uma bandeira vermelha foi estabelecida, sendo a segunda do final de semana.

A pista foi liberada restando oito minutos para o término da sessão e rapidamente os pilotos deixavam os boxes, se posicionando na saída do pit-lane para aproveitar os últimos instantes. Desta vez os pilotos passaram a utilizar os compostos médios e duros, para mais uma verificação de durabilidade.

Charles Leclerc, fechou na liderança, seguido por Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.

 

<

p style=”text-align: justify;”> 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo