A Ferrari aproveitou as temperaturas altas na Alemanha nesta sexta-feira (26), para estabelecer os melhores tempos do dia e dominar as duas sessões de treinos livres. Charles Leclerc cravou 1:13:449, com os compostos macios, 0s124 à frente de Sebastian Vettel. Lewis Hamilton mais uma vez foi o terceiro colocado com 1:13:595.
Valtteri Bottas não teve um rendimento excepcional, mas fechou na quarta colocação, seguido por Max Verstappen da Red Bull, que levou mais tempo para crescer durante o treino, pois enfrentou perda de potência do motor. Por outro lado, Pierre Gasly, não esteve entre os dez colocados e ainda provocou uma bandeira vermelha no final do dia, após bater no muro de contenção.
A surpresa ficou por conta de Romain Grosjean, da Haas, que foi o sexto colocado. Lance Stroll novamente foi bem e desta vez, fechou em sétimo. Kimi Raiikonen, da Alfa Romeo, seguido por Nico Hulkenberg, da Renault e Sérgio Pérez da Racing Point, completaram o grid de melhores tempos.
Novamente as temperaturas estavam altas na pista, mas a previsão para a terceira sessão que acontece neste sábado, é de chuva, então o grid deve mudar bastante se isso acontecer.
A Fórmula 1, retorna amanhã, às 7h, pelo horário de Brasília.
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Na pista a temperatura seguia aumentando e estava na casa dos 51°C, com 37°C no ambiente.
GREEN LIGHT: We’re under way in FP2 at Hockenheim
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Lando Norris foi o primeiro piloto liberado para a pista e ele utilizava os pneus duros. Magnussen vinha logo em seguida, com os compostos médios. O dinamarquês anotou 1:16:214, acompanhado por Norris com 1:16:407. Grosjean era o terceiro, utilizando os compostos duros.
Durante os primeiros minutos, a pista seguia mais vazia e com isso Magnussen e Grosjean, permaneceram um pouco mais. O francês anotou 1:15:673, passando para a primeira colocação.
Aos poucos os pilotos eram liberados e Kimi Raikkonen em sua primeira volta rápida, anotou 1:15:177, com os pneus médios. Com isso o finlandês havia superado o francês da Haas e o espanhol da McLaren. Lance Stroll era visto em quarto com 1:15:497.
Com 10 minutos de sessão já executada, a dupla da Ferrari foi liberada, seguindo praticamente o padrão das outras equipes, que alternavam na utilização dos compostos escolhidos entre suas duplas.
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Ao fechar a primeira volta, Leclerc anotou 1:14:569, superando Sebastian Vettel por 0s235, o monegasco estava com os compostos duros. Logo depois de concluir o primeiro giro cronometrado, ele precisou retornar aos boxes, pois os freios do carro estavam em uma posição ruim.
Após a dupla da Mercedes ser liberada, Hamilton já começou a superar os setores obtidos por Leclerc e tomou a dianteira com 1:14:456. Bottas passou no terceiro lugar com 1:14:794.
The champ powers to the top of the timesheets@LewisHamilton puts in a 1:14.456 #F1 #GermanGP 🇩🇪 pic.twitter.com/a7lsO6ON83
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Verstappen só concluiu a sua primeira volta, com a aproximação do término da primeira meia hora e com isso passou a ser o quarto colocado com 1:14:740, com a quarta colocação. Vettel fora superado pelo holandês, enquanto Gasly era o sexto colocado.
Com a conclusão da primeira meia hora, as posições eram: Hamilton, Bottas, Leclerc, Verstappen, Vettel, Gasly, Raikkonen, Grosjean, Stroll e Sainz.
Na segunda saída de Grosjean, após abandonar os compostos duros e partir para os macios, o francês subiu da oitava, para a segunda colocação, quando anotou 1:14:179. Logo depois foi a vez de Lance Stroll se tornar o terceiro colocado, com 1:14:268.
Os pilotos passavam a apostar na utilização dos compostos macios e com isso Vettel conseguia melhorar para 1:13:573, tornando a briga pela ponta da tabela de tempos acirrada. Raikkonen era mais um piloto dentro da lista dos dez, assumindo o quinto lugar, com a Alfa Romeo.
A traseira dos carros se mostrava soltas, por conta da tocada que os pilotos imprimiam no circuito, assim como o calor que influenciava diretamente nos compostos.
Leclerc aproveitou a oportunidade para crescer e superou o companheiro, após anotar 1:13:449. Max Verstappen enfrentou um problema de perda de potência no motor e precisou e retornar aos boxes, para uma verificação minuciosa.
Restando 40 minutos para o término da sessão, as posições eram: Leclerc, Vettel, Hamilton, Bottas, Grosjean, Stroll, Raikkonen, Hulkenberg, Pérez e Verstappen. Logo depois, os times passaram a investir na simulação de corrida.
Com uma breve passagem pelos boxes, Verstappen passou a ser mais competitivo e voltou com a Red Bull para o campo de terceira força ao anotar 1:14:133.
Quando deixavam os boxes, os pilotos aproveitavam para treinar a largada, no canto direito do pit-lane.
O piloto que tinha mais voltas com o composto macio, era Nico Hulkenberg, com 13, seguido por Daniel Ricciardo com 12 e Lance Stroll com 11. Prática normal, pois estavam verificando a durabilidade dos pneus e já estabelecendo as estratégias para o domingo.
Nico Hulkenberg tinha problemas para deixar os boxes nos carros e ficava parado na saída do pit-lane. Lando Norris que havia se posicionado atrás do piloto da Renault, para testar a largada, precisou ser empurrado pelos mecânicos para os boxes, pois não podia dar ré nos boxes.
Restando 18 minutos para o término da sessão, Pierre Gasly perdeu o carro na última curva do circuito e foi direto para o muro de contenção, danificando bastante o carro da Red Bull. Com isso uma bandeira vermelha foi estabelecida, sendo a segunda do final de semana.
RED FLAG
The session is stopped after Pierre Gasly hits the barrier hard on the final turn 💥#F1 #GermanGP 🇩🇪 pic.twitter.com/IVzBLGZqbH
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A pista foi liberada restando oito minutos para o término da sessão e rapidamente os pilotos deixavam os boxes, se posicionando na saída do pit-lane para aproveitar os últimos instantes. Desta vez os pilotos passaram a utilizar os compostos médios e duros, para mais uma verificação de durabilidade.
Charles Leclerc, fechou na liderança, seguido por Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.
CLASSIFICATION: END OF FP2
Another one-two for @ScuderiaFerrari – but this time it’s @Charles_Leclerc on top
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