ColunistasFórmula 1

TL1 Rússia – Vettel supera Red Bull e Mercedes, para levar Ferrari à liderança da sessão

Sebastian Vettel liderou a primeira sessão de treinos livres nesta sexta-feira (28) ao registrar 1:34:488, mas foi seguido de perto por Max Verstappen, que ficou separado do alemão por apenas 0s050.

A verdade é que Vettel só passou ao primeiro lugar, no segundo stint de voltas rápidas, já que a primeira parte da sessão foi liderada pela dupla da Red Bull e Mercedes. O reflexo foi ver o holandês, seguido por Hamilton, Bottas e Ricciardo. Ocon conseguia encaixar o carro da Racing Point Force India em sexto. Raikkonen mesmo utilizando os compostos hipermacios e ultramacios era apenas o sétimo colocado.

Para completar o grid dos dez primeiros pilotos, ainda era possível ver Magnussen, acompanhado por Hulkenberg e Giovinazzi. O italiano foi ao décimo lugar, após a Sauber se ver presa com os dois carros nos boxes por grande parte da sessão. A equipe de Hinwil estava encontrando instabilidade com os dois carros.

A pista verde e o traçado ainda jovem de Sochi, fornecia várias escapadas de pista. Stroll fora comprometido em uma delas e teve que retornar aos boxes, sem possibilidade de dar mais algumas voltas na pista.

A Fórmula 1 volta para a segunda sessão de treinos livres às 9h pelo horário de Brasília. 

lll Saiba como foi o Primeiro Treino Livre

Para a primeira sessão de treinos livres a McLaren cedeu lugar para Lando Norris participar do TL1, assim como a Force India que tinha Nicholas Latifi substituindo Sergio Pérez. A Haas com Antonio Giovinazzi ao lado de Charles Leclerc e a Renault com Artem Marklov, substituindo Carlos Sainz.

 

Não demorou para os carros invadirem a pista quando o cronômetro começou a regressiva. Vandoorne com quase 10 minutos de sessão realizada, registrava 1:40:121 com os compostos macios para abrir a tabela de tempos. Norris havia abortado a sua volta e seguia para os boxes.

No carro do belga era possível ver o flow-vis aplicado na traseira da sua McLaren. A Renault era mais uma a fazer testes aerodinâmicos, desta vez com o carro de Marklov, com as grades de aferição aerodinâmica instaladas.

Vandoorne seguia na liderança da sessão após melhorar a sua marca para 1:39:057. A pista voltava a ficar vazia com os pilotos retornado para os boxes. 

 

Com 20 minutos de sessão já realizado, Charles Leclerc passava a ocupar a terceira posição com 1:39:887, utilizando os pneus ultramacios. Raikkonen assumia a liderança com 1:37:063, com os compostos hipermacios.

Lando Norris retornava a pista com os hipermacios. Daniel Ricciardo assumia a primeira posição ao registrar 1:36:600 e era seguido por Verstappen e Raikkonen.

A sessão seguia e os carros da Mercedes já participavam dando as suas voltas com os ultramacios intalados. Bottas passava a ser o segundo colocado com 1:36:671, superando Verstappen que estava com os hipermacios.

Com a aproximação da conclusão da primeira meia hora do TL1, as posições eram: Ricciardo, Verstappen, Hamilton, Bottas, Raikkonen, Hulkenberg, Magnussen, Norris, Grosjean e Vandoorne.

A dupla da Red Bull voltava a superar os pilotos da Mercedes. Raikkonen era o quinto colocado, enquanto Sebastian Vettel registrava a sua primeira volta rápida no circuito, conseguindo se encaixar na terceira posição com 1:35:839.

Hamilton concluía mais uma volta rápida e conseguia assumir a ponta com 1:35:326, seguido por Bottas. Ricciardo e Verstappen estavam em outro momento da volta e pouco depois o holandês conseguia se encaixar entre a dupla das flechas de prata.

Ocon era visto na nona posição, enquanto Latifi era apenas o décimo quinto colocado. A diferença era grande também na Renault que estava com Hulkenberg em sétimo e Marklov em décimo quarto. A dupla da Sauber estava ocupando as duas últimas posições e Leclerc havia reclamado da instabilidade do carro.

Com os 40 minutos de sessão já concluído, os pilotos retornavam aos boxes para a devolução dos compostos utilizados para a Pirelli.

Norris era o primeiro a ser liberado para a pista com novos compostos hipermacios. Grosjean seguia o piloto da McLaren. O francês conseguia subir para a sexta posição com 1:36:855, enquanto Norris era visto na décima primeira posição.

Aos poucos outros pilotos retornavam para mais um stint de voltas rápidas. Gasly estava com um novo jogo ultramacios. Bottas passava a utilizar os compostos macios.

Magnussen conseguia superar o companheiro de equipe, passando a ser o sexto colocado. Lewis Hamilton retornava para a pista também com os macios, seguindo o que fora aplicado para o companheiro de equipe.

A pista vende trazia algumas escapadas de pista e Hamilton na volta de aquecimento dos compostos, extravasava os limites da pista.

Os pilotos entravam na última meia hora da sessão e as posições eram: Verstappen, Hamilton, Bottas, Ricciardo, Vettel, Ocon, Magnussen, Hulkenberg, Grosjean e Gasly.

Hamilton conseguia melhorar a sua marca para 1:35:245 e Bottas tinha 1:35:280. Sebastian Vettel concluía a sua volta com novos hipermacios instalados na sua Ferrari. O alemão conseguia subir para a primeira posição com 1:34:488. Raikkonen permanecia nos boxes.

 

Lance Stroll recolhia o carro para os boxes, depois de extravasar os limites da pista, fritando os compostos. O canadense reclamava sobre os freios do carro.

 

Verstappen em sua primeira volta cronometrada do novo stint, ficava separado de Vettel por apenas 0s050, mas permaneceria com está marca até o final da sessão.

A dupla da Haas retornava para a pista, depois de ter ficado grande parte do TL1 parada nos boxes. Leclerc deixava a última posição para se tornar o décimo quarto e Giovinazzi passava a ser o décimo.

Raikkonen mesmo com os compostos ultramacios novos, permanecia em oitavo lugar com 1:36:203.

Os minutos finais foram dedicados para a simulação de corrida.

 

Foto capa: @F1

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo