A primeira sessão de trinos livres na França, fora liderado pela Mercedes, com Lewis Hamilton na ponta, após registrar 1:32:231, seguido por Bottas que ocupava a segunda posição.
Em geral a atividade na pista, foi composta por muitas escapadas, já que muitos dos pilotos estão andando pela primeira vez no circuito. O TL1 acabava com bandeira vermelha, justamente por conta de uma rodada. Marcus Ericsson da Sauber batera na barreira de pneus e o seu carro havia pegado fogo, comprometendo provavelmente a sua segunda sessão.
Os pilotos permaneceram por muito tempo na pista, fizeram testes aerodinâmicos, além de explorarem a pista na busca pela melhor volta.
Os carros voltam a rodar em Paul Ricard às 11h pelo horário de Brasília.
lll Saiba como foi o Primeiro Treino Livre na França
🚥 GREEN LIGHT 🚥
The first F1 session in France for a decade is GO!
And you can follow it with live timing here >> https://t.co/MddmLh2Nm7 #FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/oM59DujZBV
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
Os primeiros a deixar os boxes das equipes foram Marcus Ericsson da Sauber, Kevin Magnussen da Haas e Stoffel Vandoorne da McLaren para realizar a volta de instalação. Aos poucos outros pilotos tomavam a pista de Paul Ricard, que já fazia 28 anos que não era utilizada pela Fórmula 1.
Valtteri Bottas era o primeiro a ter uma volta aferida no circuito, o piloto da Mercedes utilizava os pneus ultramacios e tinha 1:36:849, mas seguia na pista reduzindo a sua marca a cada volta, registrando 1:35:797. Hamilton era mais um piloto que entrava na pista, ficando na sua primeira volta cronometrada em terceiro, já que Vertappen pouco depois concluía o seu giro e tinha 1:36:655.
Valtteri Bottas is first to set a time in FP1
And would you believe, it's a new track record* of 1:36.849!
*No official record on this version of Circuit Paul Ricard… yet 😉#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/2HTgtjhkqe
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
Com 10 minutos de sessão concluídos, havia apenas dois carros na pista, Hamilton e Verstappen, já que Bottas recolhia a sua Mercedes para os boxes.
Hartley que estava na sua volta cronometrada, perdia a traseira da sua Red Bull e rodando na curva 6 com a sua Toro Rosso. Verstappen passava a ser o líder da sessão com 1:35:261 utilizando os pneus macios.
Brendon Hartley oversteps the limit and goes for a half-spin 😬
But that's what Practice is for!#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/vDs3kVAgXe
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
Com quase 20 minutos de sessão realizada, Alonso era enviado para a pista, a sua McLaren utilizava as grades para aferição aerodinâmica e o flow vis espalhado por algumas áreas do seu carro também para saber o comportamento do ar nele.
Na pista Daniel Ricciardo passava a ser o primeiro, também utilizando os pneus macios e tinha 1:34:956. Gasly ocupava o quinto lugar, seguido por Hartley, Stroll, Magnussen e Sirotkin. Não havia um pneu ”definido”, cada um utilizava um tipo de goma no seu primeiro stint.
Daniel Ricciardo posts a new fastest time of the session
He goes P1 with a 1:34.956 💪#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/XP7ZXMXYJB
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
Raikkonen terminava de registrar a sua primeira volta e tinha 1:35:375, se tornando o terceiro colocado, enquanto Ricciardo melhorava a sua marca para 1:33:691. Vettel passava a ser o sexto colocado com 1:36:292, seguido por Vandoorne com 1:36:537.
Vandoorne fora mais um que rodava na pista, também na curva 6 assim como Hartley. Era uma pista nova para a maioria dos pilotos e eles estavam testando todas as possibilidades.
Stoffel Vandoorne performs a neat pirouette 🔄
He joins Brendon Hartley as a victim of the tricky Turn 6#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/iCO9pQO2mg
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
Com a conclusão da primeira meia hora de sessão as posições eram: Ricciardo, Raikkonen, Bottas, Vettel, Ocon, Verstappen, Sainz, Sirotkin, Sainz, Vandoorne e Hamilton.
Hamilton era mais um piloto que saia para a área de escape da pista, mas era por conta de Vandoone que estava lento e para evitar um acidente, o inglês jogava o carro para o fora da pista. Pouco tempo depois Raikkonen, Ericsson e Charles Leclerc também cometiam erros e eram mostrados rodando no circuito.
Hamilton is caught out by a slow McLaren in front
HAM: "Some of these drivers are going dangerously slow" 😠#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/wSM6jwmZrQ
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
Spinning at Paul Ricard is officially in fashion
Ericsson, Raikkonen and Leclerc are the next drivers to go for a twirl 👀#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/L8AHGhVfi5
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
Ricciardo com 12 voltas do pneu macio, retornava a primeira posição com 1:32:979, pouco depois de Bottas ter registrado 1:33:139, com os ultramacios que tinham 10 giros. Ocon era o quarto colocado, seguido por Alonso, que utilizava os supermacios, assim como Gasly que vinha em sexto. Perez era o sétimo também com os ultramacios assim como o companheiro de equipe.
Restando 50 minutos para o término da sessão, os pilotos retornavam aos boxes. As posições eram: Ricciardo, Bottas, Raikkonen, Ocon, Alonso, Gasly, Pérez, Sainz e Vettel.
CLASSIFICATION (40/90 MINS)
Ricciardo leads the way, as everyone gets used to the circuit#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/fhTFKtTFSv
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
Restando pouco mais de 40 minutos, os carros começavam a retornar para a pista, Magnussen deixava os boxes, seguido por Vandoorne, os dois ocupavam a parte final da tabela de tempos. No novo stint o piloto da Haas e o da McLaren estavam com os ultramacios instalados.
Magnussen deixava a décima nona posição para ocupar o oitavo lugar, enquanto a pista voltava a ficar movimentada. Bottas melhorava a sua marca para 1:32:606. A dupla da Force India utilizava os pneus supermacios novos, assim como Hartley da Toro Rosso, mas a opção mais utilizada dessa vez era os compostos de faixa roxa.
Hamilton era o quarto com 1:33:497, seguido por Ocon que tinha 1:34:484. Sainz de nono se tornava o oitavo com 1:34:865.
Enquanto Ocon rodava na curva 6, Bottas saltava para a ponta com 1:32:566 e a diferença do finlandês para o australiano da Red Bull, era de apenas 0s010. Raikkonen em terceiro tinha 1:33:003.
Ocon… Ocoff 😬
Esteban is the latest to fall foul of the notorious Turn 6#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/RjaQLjaoYJ
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
Hamilton que concluía a sexta volta do composto novo tinha 1:32:279, assumindo a ponta da sessão que era do seu companheiro de equipe. Grosjean era o quinto colocado com 1:33:651, seguido por Verstappen e Sainz.
Os pilotos já haviam entrado na meia hora final da sessão, Vettel permanecia nos boxes com apenas 9 voltas realizadas na pista e tinha problemas com a direção do seu carro.
Com 20 minutos para o término da sessão, o alemão da Ferrari era liberado dos boxes e conseguia subir para a sexta posição, registrando 1:33:404. Hamilton ainda na liderança tinha 1:32:231.
Apenas Hamilton, Ricciardo, Vettel, Gasly, Leclerc e Alonso estavam na pista.
Os minutos finais da sessão, pouco mais de 10 minutos para o término do FP1, os pilotos utilizaram para andar em ritmo de corrida.
Marcus Ericsson causava uma bandeira vermelha nos 3 minutos finais da sessão, após bater com a sua Sauber na barreira de pneus para a contenção, depois de ter rodado na pista. O seu carro havia até pegado fogo. O sueco ocupava o décimo quarto lugar.
🚩 RED FLAG 🚩
Marcus Ericsson slides off into the wall with a few minutes to go
His car sets ablaze, but the Sauber man appears to be okay#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/rEkE1fbptA
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
Quick work from the @PaulRicardTrack marshals ensures the fire is quickly out 👏#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/8CELQ9pNbh
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018
🏁 FP1 CLASSIFICATION 🏁
The Mercedes duo lead the way, with Grosjean pipping Verstappen for P6 👏#FrenchGP 🇫🇷 #F1 pic.twitter.com/3N8pP23rP3
— Formula 1 (@F1) June 22, 2018