ColunistasFórmula 1

TL1 Bélgica – Sebastian Vettel abre sessão de treinos livres na ponta

Os carros tomaram a pista nesta sexta-feira após as férias de verão da Fórmula 1. Mesmo sem corridas neste período a categoria não poupou surpresas, já que conhecemos várias movimentações nos mercados de pilotos para a próxima temporada, mas ainda o ponto alto são métodos para salvar a Force India que agora é Racing Point Force India.

Sebastian Vettel abriu na liderança nesta sessão que da início ao grande prêmio da Bélgica, após registrar 1:44:358 no circuito de Spa-Francorchamps, utilizando os pneus macios.

O alemão da Ferrari foi seguido por Max Verstappen. O holandês foi o primeiro a ter volta cronometrada no circuito, mas acabou sendo superado. Após calçar novos compostos macios, melhorou a sua marca e conseguiu ficar próximo a Vettel, sendo separado por apenas 0s151.

Hamilton era o terceiro colocado, o inglês figurou por algum tempo na liderança, mas apostou no teste dos compostos médios após 40 minutos de sessão e mesmo com um bom resultado ficou com a marca de 1:44:676. Raikkonen ocupou a quarta posição e Bottas seguia o compatriota em quinto, já tendo conhecimento da punição que será aplicada após a sessão de classificação no sábado. O finlandês da Mercedes em razão de nova especificação do motor vai largar da última posição.

Os carros da ”nova” Racing Point Force India ocupou o sétimo lugar com Ocon e o nono com Pérez. O grid dos dez primeiros ainda contou com Hulkenberg em oitavo e Sainz em décimo defendendo a Renault. Daniel Ricciardo por outro lado foi o que menos registrou voltas na pista no TL1, após ter um problema identificado durante a volta de instalação. O australiano ficou preso aos boxes por quase toda a sessão e conseguiu subir a sexta posição apenas no minuto final.

lll Saiba como foi a Primeira Sessão de Treinos Livres na Bélgica

Lando Norris, a jovem promessa para a Fórmula 1 ganhou a oportunidade de guiar o carro da McLaren no lugar de Fernando Alonso, nesta primeira sessão de treinos livres.

 

Assim que as luzes verdes nos boxes foram acessas, os carros que já estavam a quase um mês sem se encaminhar para a pista, não perdem a oportunidade e logo foram realizar a volta de instalação. Hulkenberg puxava a fila, seguido por Bottas, Ericsson e Vettel.

Apenas o alemão da Renault havia deixado os boxes utilizando os pneus supermacios (faixa vermelha), os demais para a sua primeira volta davam preferência aos médios (faixa branca) e macios (faixa amarela).

Com quase 10 minutos de sessão já realizada, o primeiro tempo cronometrado apareceu com Max Verstappen que registrava 1:46:916 com os compostos macios calçados em sua Red Bull. Após a realização de uma volta mais lenta o holandês conseguia melhorar a sua marca para 1:46:241.

 

Aos poucos outros pilotos também se encaminhavam para a pista assim como Lando Norris. Raikkonen passava a ser o segundo colocado ao registrar 1:46:355, seguido por Stroll (1:48:832) e o jovem piloto no comando da McLaren.

Com pouco mais de 20 minutos de sessão já realizada, Raikkonen assumia a primeira posição da tabela com 1:45:936, enquanto Sebastian Vettel era o segundo colocado no seu quarto giro na pista.

Valtteri Bottas utilizava os pneus supermacios e seu companheiro de equipe testava com os pneus macios. O finlandês da Mercedes passava a ser o segundo colocado ao registrar 1:45:835.

Com a conclusão da primeira meia hora, Bottas passava a ser o líder da sessão, tomando a ponta que era de Kimi Raikkonen ao registrar 1:44:998. Na terceira posição vinha Hamilton, seguido por Vettel, Verstappen, Hulkenberg, Ocon, Sainz, Pérez e Norrris. Algumas gotas de chuva passavam a cair em alguns pontos da pista, mas que logo perderam força, não comprometendo a sessão.

Hamilton não demorou a tomar a primeira posição que era do companheiro de equipe ao registrar 1:44:676. Dos 20 pilotos apenas Ricciardo não tinha volta cronometrada e seguia nos boxes.

Após 40 de sessão os carros retornavam aos boxes para a devolução do primeiro composto utilizado para a Pirelli.

Sirotkin ocupando o décimo nono lugar, era o primeiro a retornar para a pista, passando a utilizar novos jogos de supermacios na sua Williams. O Russo subia uma posição, melhorando a sua marca para 1:48:543, no entanto duas voltas depois se tornava o décimo colocado.

Raikkonen testava mais uma vez com um novo jogo de pneus macios e Bottas ainda na terceira posição era encaminhado com os médios que havia dado apenas a sua volta de instalação.

Sirotkin era visto rodando na curva 8 após perder a traseira da sua Williams.

 

Sebastian Vettel conseguia registrar 1:44:358 passando a ocupar o primeiro lugar.  

Os pilotos entravam na última meia hora de sessão e as posições eram: Vettel, Hamilton, Raikkonen, Bottas, Verstappen, Ocon, Hulkenberg, Gasly, Grosjean e Pérez.

Ocon com o carro da Racing Point Force India era encaminhado para a pista com o flow-vis espalhado na parte traseira.

Verstappen da quinta posição passava a assumir o segundo lugar ao registrar 1:44:509, também utilizando os pneus macios.

Restando 20 minutos para o término da sessão, os pilotos retornavam aos boxes e os poucos que permaneciam na pista passavam a realizar a simulação de corrida, com exceção a Carlos Sainz que demorou um pouco mais para retornar à atividade e utilizando os pneus supermacios realizando mais algumas voltas rápidas, passando a ocupar a nona posição.

Com apenas 10 minutos restantes no cronometro, Daniel Ricciardo conseguia se encaminhar para a pista, para uma verificação no seu carro, já que permaneceu durante toda a sessão preso nos boxes. Sebastian Vettel por outro lado passava a treinar a largada.

O australiano conseguiu uma volta cronometrada, passando a ser o sexto colocado ao registrar 1:45:558.

 

 

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading