Foi mais uma manhã fria em Barcelona, havia neve cobrindo todo o autódromo e mesmo quando ela parou de cair, uma chuva tomou conta do circuito catalão e as equipes não conseguiram realizar os testes. Fernando Alonso foi o único a conseguir registrar tempo nesta sessão: 2:18:545.
In case you hadn't heard, it's juuuust a bit cold at @Circuitcat_eng! ❄️#F1 #F1Testinghttps://t.co/x2vHUuMjiL
— Formula 1 (@F1) February 28, 2018
Assim que o autódromo foi aberto, as atividades na pista ficaram interrompidas por três horas e mesmo quando a bandeira verde marcou a liberação para as atividades (8h pelo horário de Brasília), ninguém foi encaminhado para realizar as suas voltas de instalação.
Fernando Alonso foi o primeiro a se aventurar, utilizando os pneus de chuva extrema, já passava das 9h da manhã quando o espanhol partiu para a primeira volta e o asfalto estava completamente encharcado. Alguns minutos depois foi a vez de Daniel Ricciardo e Marcus Ericsson se submeterem às voltas de instalação. Brandon Hartley, depois de um longo período sem atividade, dava vida à pista.
Finally! Are you ready for some action? The weather still isn't the greatest… But it'll have to do 😉 #F1Testing #F1 pic.twitter.com/s4yRjQUOMu
— Alfa Romeo F1 Team Stake (@alfaromeostake) February 28, 2018
Daniel Ricciardo até investiu em uma segunda volta, mas ao perder o controle do carro e parar com ele na brita, acabou se encaminhando para os boxes pouco depois e não realizou mais voltas.
O circuito ficou à disposição dos pilotos, dessa forma eles não tiveram horário de pausa para o almoço, mas com as temperaturas baixas as equipes seguiam nos seus respectivos boxes onde Ferrari, Renault, Haas e Force India decidiram abortar o dia de testes.
Fernando Alonso completou 11 giros no final do dia e foi o único piloto que conseguiu registrar tempo (2:18:545) utilizando os pneus de chuva extrema.
O que restou ao final do dia foi o bom humor dos pilotos e algumas brincadeiras dentro do paddock apenas para passar o tempo. A expectativa que fica é para a melhora do tempo, para que as atividades possam retornar. Lembramos que a partir do dia 6 de março teremos a segunda rodada de testes em Barcelona.
Did quite a few laps today 😎 #F1Testing pic.twitter.com/0PkUXruEst
— Max Verstappen (@Max33Verstappen) February 28, 2018
Bravo @alo_oficial, quickest and most laps 😉 ⛄️#F1 #F1Testing pic.twitter.com/VgOOt1slR2
— Formula 1 (@F1) February 28, 2018
lll Sobre a troca dos dias de testes
Por conta do mau tempo que assolou Barcelona, até foi conversado com as equipes a possibilidade de fazer a alteração dos dias de testes, no entanto equipes como Williams, Ferrari e Force India já tinham dias programados para realizar as suas filmagens, o acordo então era que se alguma equipe acabasse vetando os treinos, as outras nove que fazem parte do grid deveriam acatar. A Williams e a Ferrari já haviam optando por não ocorrer a mudança e alguns dizem que a Force India também estava envolvida na decisão.
Como alguns disseram que equipes pequenas estavam decidindo errado, não tem como vermos dessa forma, seja para a equipe pequena ou para uma grande, o prejuízo de menos um dia de testes é significativo, mas todas têm o direito de realizar as suas filmagens já que existem dois dias no ano disponíveis exatamente para isso. Aproveitando a viagem para o circuito e os gastos que elas já tiveram, elas podem sim não ceder e foi simplesmente isso que ocorreu.
Mesmo que as equipes tivessem optado em realizar a troca dos dias da filmagem, por regra da FIA, nenhum teste pode acontecer por cinco dias consecutivos e a atividade na pista já estava agendada do dia 6/03 ao dia 9/03, desta forma a ação já entraria em conflito com as regras.
lll Fotos
🏁🏁🏁 Thanks Fernando for this final laps!!! 1⃣1⃣ laps and the only time: 2:18.545 #F1Testing pic.twitter.com/sbbLuiTFaQ
— Circuit de Barcelona-Catalunya (@Circuitcat_eng) February 28, 2018
We finally have the first time of day three 🙌@alo_oficial has just posted a 2:21.268 👀#F1 #F1Testing pic.twitter.com/46f8O4bGcw
— Formula 1 (@F1) February 28, 2018
A few snaps from a VERY wet @Circuitcat_eng 📸☔️#F1 #F1Testing pic.twitter.com/N6GBVXtRHj
— Formula 1 (@F1) February 28, 2018
Send Robert out, that’s what we’ll do! 🥁#F1Testing #F1 #FW41 pic.twitter.com/XPvOgavsVh
— Williams Racing (@WilliamsRacing) February 28, 2018
Daniel Ricciardo was the second man out on track 👊
He must've enjoyed it – he's the only driver to complete two laps so far!#F1 #F1Testing pic.twitter.com/cdeWlEyA3C
— Formula 1 (@F1) February 28, 2018
Here's hoping it was the first of many 🤞
Only Alonso, Ricciardo and Ericsson have braved the conditions thus far#F1 #F1Testing pic.twitter.com/YZf9Jr1JRC
— Formula 1 (@F1) February 28, 2018
It's cold, it's wet, and it stops us from seeing cars going round ❄️
But we suppose the snow is quite pretty to watch too…#F1 #F1Testing pic.twitter.com/94JCkCjm8Z
— Formula 1 (@F1) February 28, 2018
❄️ @F1 BREAKING NEWS ❄️@BrendonHartley is finally on track 👍 #F1Testing pic.twitter.com/ns5EUoLlw9
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) February 28, 2018
Flakes falling all morning has shortened Day three of #F1Testing 🌨️
We're green now at @Circuitcat_eng! No cars on track yet though…
While we wait, here's some other times F1 has mixed with snow >> https://t.co/0zMTO48Fr7 pic.twitter.com/LvdsFdXWGI
— Formula 1 (@F1) February 28, 2018
Nossas definições sobre “testes de inverno da @F1” foram atualizadas hoje. Este dia de treinos com neve em Barcelona me lembrou o primeiro contato de @rubarrichello com um carro da @ScuderiaFerrari em Fiorano, em 1999. Dá para ver o gelo acumulado nas áreas de escape! #F1naGlobo pic.twitter.com/BliQm7EiW0
— Alexander Grünwald 🏁 (@formulagrun) February 28, 2018
You’ve heard of the #Iceman, but what about the #Snowman… ☃️#DrivenByEachOther @F1 #SnowDay pic.twitter.com/hXt3txl0bq
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) February 28, 2018