Neste ano a temporada da Fórmula 1 começa com duas provas sendo disputadas no sábado. A escolha da categoria foi em respeito ao período do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos.
O GP do Bahrein (02 de março) e a Arábia Saudita (09 de março) são as provas que marcam a abertura do campeonato em 2024. A categoria optou por realizar as provas antes do início do Ramadã em 2024, a decisão tem por objetivo respeitar este período sagrado, uma tendência já seguida por outros eventos esportivos.
Este período sagrado para os muçulmanos é envolto de jejum realizado ao longo do dia, além de orações e reflexões. O Ramadã segue o calendário lunar, portanto não existe uma data fixa e acaba mudando ano após ano – em 2024 ele será iniciado no dia 10 de março e vai até 8 de abril.
Com a prova do Bahrein e Arábia Saudita sendo disputadas como uma rodada dupla, a etapa no Bahrein também acontecerá no sábado, para respeitar os intervalos que são determinados pelo regulamento da categoria – pois é exigido um período mínimo de ao menos uma semana entre duas provas.
Após a mudança, as sessões em pista vão começar na quinta-feira, com dois treinos livres de uma hora cada estão programados para acontecer no Circuito do Sakhir e Jeddah. O sexta-feira segue com apenas um treino livre de uma hora abrindo o dia, além da classificação para o grid de largada, enquanto a corrida está programada para o sábado.
A mudança deve vir para ficar e funcionará como teste para a temporada 2024. A categoria tem enfrentado cada vez mais dificuldade para montar um calendário funcional e que atenda as novas demandas da categoria. No entanto, sempre foi necessário levar em consideração questões climáticas e ações que possam impactar diretamente na presença do público ao longo do evento.
LEIA MAIS: Fórmula 1 apresenta calendário da temporada 2024 com foco na regionalização e sustentabilidade
A temporada 2024 será uma das mais longas, contando com 24 eventos. A categoria ainda vai lidar com mais uma prova no sábado, mas desta vez em Las Vegas, no final da temporada. Neste caso a ideia é reter a audiência de um público maior que está em casa na noite de sábado.
A Fórmula 2 que estará acompanhando a Fórmula 1 durante a abertura do campeonato, servindo como evento suporte também realizará a sua corrida principal no sábado.