AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Taylor Barnard registra melhor tempo em teste de novatos da Fórmula E em Misano

Barnard encerra atividade em Misano na liderança com a McLaren, seguido de perto por Shartzman

Nesta sexta-feira (12) a Fórmula E preparou um treino livre para que jovens pilotos tivessem contato com o Gen3. A atividade foi marcada pela presença de 11 competidores, cada um realizando o teste com uma das equipes do grid.

Desta vez apenas um piloto e um dos carros da equipe entrou em ação. Os pilotos tiveram 30 minutos durante o Treino Livre 0 para completar algumas voltas pelo circuito de Misano.

Taylor Barnard, selecionado pela NEOM McLaren foi o mais rápido da sessão. O piloto de 19 anos atingiu a marca de 1m18s762. O piloto, que hoje participa da Fórmula E, guiou o Gen3 pela primeira vez em outubro do ano passado, nos testes de pré-temporada realizados em Valência.

Robert Shwartzman ocupou a segunda posição na tabela de tempos ao guiar o carro da DS Penske, com uma diferença de 0s154 para o piloto da McLaren. O piloto também já teve a oportunidade de experimentar o carro da categoria em outra sessão, mas desta vez conseguiu extrair mais do carro.

Na terceira posição da tabela de tempos ficou Zane Maloney da Andretti, com a marca de 1m19s346. O piloto atualmente está na Fórmula 2 e iniciou a temporada faturando duas vitórias no Bahrein, o barbadiano é o líder do campeonato somando 62 pontos.

O top-5 ainda contou com Tim Tranmitz (ABT Cupra) e Matt Campbell com o equipamento da Porsche.

Caio Collet foi o único brasileiro participando da sessão, o competidor que faz parte da Nissan demorou para sair dos boxes e conseguir fechar algumas voltas, ficando apenas na décima posição, separado por 2s345 do líder. O carro da Nissan apresentou problemas neste início de fim de semana, atrapalhando essa primeira oportunidade de Collet.

Quando a atividade foi iniciada, rapidamente os novatos começaram a ser liberados ao traçado. Os pilotos experimentaram a sensação de lidar com a bandeira amarela guiando o Gen3, procedimento que é sempre realizado pela direção de prova para a verificação das sinalizações e preparo dos competidores.

A tabela de tempos ficou movimentada, Shwartzman apareceu na liderança, mas foi superado por Tramanitz. Os pilotos ainda andavam com cautela nos primeiros minutos, desta forma os tempos eram bem altos.

Tayloer Barnard foi ganhando confiança com o equipamento e surgiu no topo da tabela após dez minutos de sessão, acompanhado por Paul Aron que testava pela Envision. Neste começo já dava para perceber que o brasileiro teria pouco tempo de contato com o carro.

A pista foi evoluindo, assim como o ritmo dos pilotos. Aron ganhou mais confiança com 15 minutos de sessão, para superar Barnard com a marca de 1m20s952. Em terceiro estava Matt Campbell, que tinha se aproximado dos líderes da atividade.

Já na reta final da sessão, Collet foi liberado para a pista e foi observado cometendo um erro quando estava em busca de um giro rápido pelo traçado.

No topo da tabela existia mais movimentação, tornando a atividade bem dinâmica. Zane Maloney também figurou no topo da tabela, assim como Shwartzman.

O final da sessão não foi ideal para Sheldon van der Linde, o piloto que testava pela Jaguar enfrentou um problema na bateria. O sul-africano relatou um problema crítico para a equipe e recebeu as orientações para abandonar a sessão em segurança. “Sim, acabei de receber um aviso. Eu diminuí a velocidade, saí da chicane, tinha metade da potência, então vamos investigar”, comentou o piloto. Van der Linde encerrou a sessão ocupando apenas o 11º lugar da tabela de tempos.

Estavam de olho também em Jordan King, o piloto substituirá Nyck de Vries no e-Prix de Berlim no próximo mês, guiando pela Mahindra. O piloto lutou com os freios quando finalmente entrou na pista. O britânico conseguiu a 7ª posição na tabela de tempos.

Barnard encerrou a sessão na liderança com a McLaren, conseguindo um bom resultado nesta avaliação.

Resultado da sessão de testes da Fórmula E em Misano – Foto: reprdução Fórmula E
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo