AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Stroll e Sainz entram na zona de pontuação após desclassificações de Leclerc, Hamilton e Gasly no GP da China

Com desclassificação de três pilotos após o encerramento do GP da China, resultado da prova é alterado

Lance Stroll e Carlos Sainz foram promovidos para a zona de pontuação, após desclassificação de Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Pierre Gasly. A tabela sofreu uma alteração significativa, favorecendo seis pilotos que ganharam posições e pontos importantes para o campeonato.

LEIA MAIS: Charles Leclerc e Pierre Gasly são desclassificados após o encerramento do GP da China

Hamilton e Leclerc, ambos da Ferrari, perderam seus resultados após a inspeção técnica apontar irregularidades em seus carros. O britânico, que finalizou a corrida em sexto, mas a prancha que fica no assoalho do carro, estava abaixo da espessura mínima exigida pelo regulamento, levando à sua desclassificação. Já Leclerc, que cruzou a linha de chegada em quinto, mas foi punido após seu carro ser considerado 1 kg abaixo do peso mínimo estabelecido pelo regulamento técnico.

Pierre Gasly, da Alpine, sofreu a mesma punição de Leclerc, e após a verificação também entrou para a lista de pilotos desclassificados. Com isso, a equipe francesa segue sem pontuar na temporada de 2025.

LEIA MAIS: Lewis Hamilton enfrenta desclassificação do GP da China por desgaste excessivo da prancha

As punições resultaram em uma reconfiguração do top 10 da prova. Esteban Ocon (Alpine), Kimi Antonelli (Mercedes), Alex Albon (Williams) e Ollie Bearman (Ferrari) foram promovidos em duas posições, subindo para 5º, 6º, 7º e 8º, respectivamente. Além disso, Lance Stroll (Aston Martin) e Carlos Sainz (Sauber) herdaram as últimas posições da zona de pontuação, garantindo pontos importantes para suas equipes.

A Williams então contou com os seus dois pilotos na zona de pontuação, enquanto Sainz faturou os seus primeiro ponto com a Williams.

Como resultado, a Alpine é o único time zerado na tabela que corresponde ao Mundial de Construtores.

Após o resultado da desclassificação, a Ferrari deixa o evento da China apenas com os pontos conquistados na Sprint. Com a vitória de Lewis Hamilton na Sprint, o heptacampeão mundial obteve 8 pontos; o quinto lugar de Charles Leclerc, gerou a conquista de quatro pontos no sábado, somados a Ferrari obteve 12 pontos, atualmente é a quarta equipe na tabela do Mundial de Construtores, com 35 pontos.

Resultado oficial do GP da China – Foto: reprodução da FIA

PONTUAÇÃO DO MUNDIAL DE CONSTRUTORES

1) McLaren – 78 pontos
2) Mercedes – 57 pontos
3) Red Bull Racing – 36 pontos
4) Williams – 17 pontos
5) Ferrari – 17 pontos
6) Haas – 14 pontos
7) Aston Martin – 10 pontos
8) Sauber – 6 pontos
9) Racing Bulls – 3 pontos
10) Alpine – 0

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo