Charles Leclerc e Pierre Gasly foram desclassificados do GP da China. Após o encerramento da prova os carros passaram pela pesagem obrigatória, mas ficaram abaixo do valor mínimo exigido pelo regulamento.
Ao final da prova em Xangai, os carros passaram pelas inspeções da FIA, um relatório foi emitido pelo delegado técnico Jo Bauer informando que um dos carros da Ferrari e outro da Alpine estava abaixo do valor mínimo. O documento foi encaminhado para que os comissários avaliassem os casos, gerando uma penalidade na sequência.
Para a temporada 2025, ficou definido que o valor mínimo é de 800 kg pelo Artigo 4.1 do TR, esse valor representa um aumento de 2 kg em relação ao ano anterior (798 kg).
No caso de Charles Leclerc, o monegasco lidou com uma batida no início da corrida, com Lewis Hamilton e danificou a sua asa dianteira. A placa que faltava da asa foi recuperada e pesada junto com o carro. Eles chegaram ao peso de 800,5 kg, mas após drenagem de 2 litros de combustível o carro foi pesado novamente, obtendo o peso de 799,0 kg.
“Para informação, a asa dianteira sobressalente era de 0,2 kg pesada do que a danificada usada durante a corrida”, afirmou o documento.
🚨URGENTE🚨
Charles Leclerc é desclassificado do GP da China! #F1noBP #F1 #ChineseGP pic.twitter.com/jwTFKYDcCb
— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) March 23, 2025
No caso de Pierre Gasly, o carro chegou com o peso de 800,0 kg, mas foi removido 1,1 kg de combustível como padrão da inspeção, após a nova pesagem chegaram à marca de 799,0 kg.
🚨URGENTE🚨
Pierre Gasly também é desclassificado do GP da China, pois o carro ficou abaixo do peso mínimo exigido pelo regulamento. #F1noBP #F1 #ChineseGP pic.twitter.com/3cOWyH0oeH
— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) March 23, 2025
A calibragem das balanças foi confirmada e o valor testemunhado por ambos os competidores. Foram usadas duas balanças para confirmar o peso dos equipamentos dos pilotos.
A FIA reitera que os carros precisam cumprir o regulamento durante todo o evento, portanto, não está correto ficar 1 kg abaixo do que define o Artigo 4.1 do Regulamento Técnico.
Charles Leclerc tinha encerrado a corrida na quinta posição, enquanto Pierre Gasly tinha cruzado a linha de chegada na quinta posição. Todos os pilotos atrás dos competidores desclassificados ganham uma posição.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.