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Stoffel Vandoorne se consagra Campeão da Fórmula E em ePrix da Coreia do Sul

Mortara vence a prova, enquanto Vandoorne administra corrida, para cruzar a linha de chegada em segurança e conquistar título na 8ª temporada

Neste domingo (14) a Fórmula E invadiu mais uma vez o Parque Olímpico da Coreia do Sul, para realizar o encerramento do Campeonato. Stoffel Vandoorne se consagrou Campeão da Temporada 2021/22, o belga cruzou a linha de chegada na terceira posição, mas com a punição para Jake Dennis, conseguiu herdar o segundo lugar.

Vandoorne perdeu o título de piloto azarado neste ano, pois as coisas funcionaram muito bem para a construção do seu Campeonato. O belga teve uma temporada muito regular, pontuando em todas as etapas, com exceção da corrida realizada no México. O piloto da Mercedes conquistou apenas uma vitória na temporada, subindo ao lugar mais alto do pódio em Mônaco, mas aproveitou todas as oportunidades possíveis para estar no pódio.

Em sua quarta temporada como piloto da Fórmula E, Vandoorne vê a oportunidade de conquistar o título, superando Edoardo Mortara, Mitch Evans e Jean-Éric Vergne. Por mais que Vandoorne não tenha vencido a corrida deste domingo, o piloto comemorou o título no pódio.

A prova foi bem movimentada, Antonio Felix da Costa, começou a corrida da pole, mas perdeu a liderança para Edoardo Mortara. O português ainda se envolveu em um incidente com Jake Dennis que fez o português perder várias posições. Vandoorne que passou toda a corrida evitando conflitos desnecessários e chegou ao pódio.

A Mercedes conquista o seu segundo título na categoria, marcando um grande resultado, mas o ePrix da Coreia do Sul também marca a despedida do time alemão, pois esse foi o seu último ano na Fórmula E.

Saiba como foi o último ePrix da Temporada 2021/22 da Fórmula E

Os pilotos se reuniram mais uma vez no traçado da Coreia do Sul, desta vez para disputar a última prova da 8ª temporada. Novamente pilotos que não eram os postulantes ao título disputaram a pole, desta vez Antonio Felix da Costa levou a melhor, conquistando a segunda pole do ano.

Stoffel Vandoorne não brigou pela pole, mas mostrou que tinha um bom ritmo, o belga conquistou a 4ª posição para a largada. Vandoorne apostou em uma abordagem mais conservadora neste final de temporada, conquistando a maior quantidade de pontos, mas tentando evitar disputas desnecessárias, que custariam pontos. Esse foi o segredo para que belga não pontuasse em apenas uma etapa este ano.

Mitch Evans teve um excelente resultado no sábado, mesmo não conquistando a pole, venceu a primeira corrida disputada na Coreia do Sul. Como a equipe tinha encontrado um bom acerto, era esperado que o piloto da Jaguar realizasse uma boa classificação, mas Evans falhou, conquistando apenas a 13ª posição para a largada.

A Fórmula E estava celebrando a 100ª corrida da sua história, assim como Lucas Di Grassi.

Antonio Giovinazzi ficou de fora da última etapa, pois machucou a mão após um toque com Antonio Felix da Costa. A Jaguar emprestou Sacha Fenestraz para a Dragon, desta forma o time teve a possibilidade de alinhar dois carros na última prova do ano.

Quando a prova teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 35°C, com 32°C no ambiente. O traçado estava seco, sem possibilidade de chuva neste início de prova. Com a largada autorizada, Da Costa conseguiu se manter na liderança, acompanhado por Mortara e Dennis que se choraram na primeira curva.

Instantes depois, um incidente aconteceu, com vários carros se chocando por conta da proximidade. Alexander Sims foi punido, recebendo dez segundos por conta de todas as trocas que foram realizadas em seu carro para a corrida desse domingo. Com ‘engavetamento’ da largada, Sergio Sette Câmara ficou com a frente do carro completamente danificada.

A prova seguiu, os primeiros colocados já estavam abrindo distância para o restante do pelotão, principalmente por conta da batida que aconteceu no início da prova. Turvey e Rowland e Lotterer seguiram para os boxes após completar a primeira volta.

Mortara encostou em Da Costa, para conquistar a primeira posição, Dennis acompanhou a manobra do piloto da Venturi e assumiu a segunda posição, durante o segundo giro. Wehrlein foi o primeiro piloto a ativar o Modo Ataque, retornando para a pista na décima quinta posição.

Durante a quarta volta Evans já era o nono colocado, enquanto Vandoorne estava na quarta posição. O piloto da Mercedes tentava fugir das investidas de Frijns, mas também de uma possível confusão, para conquistar o título.

Com cinco voltas os dez primeiros eram: Mortara, Dennis, Da Costa, Vandoorne, Frijns, Di Grassi, Askew, Vergne, Evans e Wehrlein. Após o encerramento do Modo Ataque do piloto da Porsche, foi a vez de Frijns e De Vries acionarem a sua potência extra durante a quinta volta.

Conforme a corrida seguia, os pilotos fizeram questão de usar o seu Modo Ataque e eliminar a primeira utilização da potência extra. Wehrlein e De Vries se tocaram, o piloto da Porsche foi o primeiro a abandonar a prova encostando o carro na curva 4, mas na sequência o holandês seguiu para os boxes, também abandonando a prova.

Quando a corrida chegou ao décimo giro, os dez primeiros eram: Mortara, Dennis, Da Costa, Vandoorne, Frijns, Di Grassi, Askew, Vergne, Evans e Cassidy. Sette Câmara seguia na décima primeira posição.

Mortara tinha cerca de dois segundos de vantagem para Dennis, realizando uma corrida tranquila na liderança. Por outro lado, Vandoorne pressionava Felix da Costa buscando o pódio neste domingo. Evans estava preso atrás de Vergne, com o piloto da DS Techeetah realizando uma boa defesa de posição.

Durante a décima terceira volta Di Grassi precisou passar pelos boxes para substituir os seus pneus. Desta forma ficou mais difícil para a Venturi conquistar o título do Campeonato de equipes. O brasileiro retornou para a pista ocupando a décima quarta posição.

Na décima quarta volta, Maximilian Günther bateu o carro e danificou a sua suspensão. Como ficou parado em uma das retas do circuito, a direção de prova liberou a entrada do Safety Car. O momento de neutralização da prova foi propício para a realização da remoção do carro de Wehrlein. Evans perdeu alguns segundos do seu segundo Modo Ataque no momento que o Carro de Segurança entrou na pista.

Receberam o fanboost: Mortara, Da Costa, Vandoorne, Evas e Di Grassi. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Mortara, Dennis, Da Costa, Vandoorne, Frijns, Askew, Vergne, Evans, Cassidy e Sette Câmara.

A remoção dos carros demorou mais do que era esperado, desta forma a corrida teria alguns minutos de acréscimo. Quando a relargada aconteceu Mortara fez o possível para defender a primeira posição, pois a distância que tinha construído para Dennis foi zerada.

Evans que era o oitavo tentava mais uma vez atacar Vergne. Quando o ritmo normal da prova foi liberado, Mortara, Da Costa, Buemi, Sims e Turvey rapidamente seguiram para a ativação do Modo Ataque. Da Costa caiu para a décima sexta posição depois de ser tocado por Dennis quando realizava a defesa da posição, o português ainda bateu na barreira de contenção. Sobrou para Vandoorne a terceira posição do pódio. Buemi entrou no Top-10.

Rapidamente Mortara construiu a distância para Dennis, conseguindo mais de dois segundos de vantagem para Dennis. Quando o Modo Ataque de Vandoorne estava encerrando, Frijns e Askew seguiram para fazer a ativação da sua segunda potência extra. Evans seguia acompanhando o ritmo de Vergne, mas sem sucesso na ultrapassagem.

A prova ganhou 06m45s de acréscimo, por conta daquele período de Safety Car. Da Costa que tentava se recuperar na pista, quase encheu a traseira do carro de Lucas Di Grassi. Dennis foi punido com cinco segundos por conta do incidente com Da Costa.

No final do pelotão Turvey e Nato disputavam a décima quarta posição, mas sem brigar por pontos. O duelo ocorria após Da Costa concluir a ultrapassagem no piloto da Jaguar.

Com a prova se aproximando do encerramento, Da Costa aproveitou a oportunidade para realizar a ultrapassagem em Di Grassi, por conta da diferença de baterias entre eles.

Sem chances de disputar o título, Mortara foi o primeiro piloto a avistar a bandeira quadriculada, seguido por Dennis e Vandoorne. Com o encerramento da corrida as posições de Dennis e Vandoorne foram investidas, pois o piloto da Andretti contava com uma punição, pelo incidente com Da Costa.

Vandoorne se consagrou o Campeonato da Temporada 2021/22 da Fórmula E, com Mitch Evans ficando com o vice-campeonato. O piloto da Jaguar terminou a corrida na sétima posição.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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