Com o retorno da Stock Car, algumas pessoas ficaram com dúvida sobre a competição ou são novos espectadores ou os antigos que não entenderam algumas mudanças que ocorram para a etapa de Goiânia da Stock Car. Desta forma buscamos esclarecer algumas dúvidas.
A Classificação
Para a etapa de Goiânia o formato da classificação sofreu uma alteração, desta forma a categoria optou por realizar uma sessão curta de 30 minutos, em 2019 a sessão tinha duração de 1h. O pole ficou definido com o resultado obtido após o Q2, quando os quinze carros partiram para a pista juntos tentando obter a melhor volta.
O Q1 segue no formato de dividir o grupo em A e B, este formato é para dar mais oportunidade aos competidores que podem usufruir de uma pista mais vazia.
Normalmente os seis melhores pilotos do Q2, disputam uma volta cada, do sexto ao primeiro colocado e assim as primeiras posições são definidas, além do pole da etapa.
A categoria ainda busca realizar o shakedown e dois treinos livres de 1h10mim.
O tamanho das corridas
As corridas da Stock Car costumam ter duração de 40 minutos, mais uma volta. Com o novo formato, terão 30 minutos, mais uma volta. São duas baterias disputadas no domingo, a segunda começa logo após o enceramento da primeira corrida.
Os dez primeiros invertem o grid, desta forma o vencedor da primeira corrida anterior, larga do “meio” do grid.
Quantas etapas?
A categoria segue com a previsão de realizar 12 etapas, mas para validar o campeonato é necessário realizar 8 etapas. A Stock Car pode optar por realizar provas no sábado e domingo, para completar o calendário.
Neste momento é difícil saber como vão ser realizadas as corridas, pois por conta do coronavírus alguns governos estão relutantes com a realização de grandes eventos. Várias cidades ainda estão em alerta vermelho, inviabilizando a realização de provas.
O publico ainda não vai conhecer os carros, as arquibancadas precisam estar vazias e quem é de suma importância para a realização da etapa precisa seguir os protocolos de segurança.
Distanciamento social, utilização de máscaras e testar negativo para o Covid-19, esta é a nova realidade da categoria.
A Pontuação
A pontuação segue a mesma, em relação ao campeonato de 2019. A segunda corrida volta a ter um grande peso na competição e é justamente ela que faz a categoria ser tão competitiva.
Lastro
Foi adotado o sistema de “Lastro de Sucesso”, os cinco mais bem colocados no campeonato receberão o (lastro – peso a mais) e devem utilizá-lo em seu carro na etapa seguinte, desde o início das atividades.
Se existir empate os pilotos vão receber a mesma quantidade de lastro, correspondente a sua posição. Ele não serve para contabilizar o peso mínimo total do carro.
Confira a tabela:
Toyota e Chevrolet
Com o objetivo de voltar as origens e ser um carro de Stock, a categoria trocou os carros em formato bolha, para os chassis Monocoque. Nesta temporada o carro que vemos na rua é o mesmo utilizado pelas equipes, com apenas algumas modificações aerodinâmicas para a competição.
Tanto o Cruze, quando o Corolla são V8 6.8, movido a etanol, com capacidade de 460 cv de potência.
As equipes ainda podem utilizar o “push to pass” é uma potência a mais dada ao motor que os pilotos utilizaram para realizar ultrapassagens.