ColunistasDestaquesPostStock Car

Stock Car: Bruno Baptista supera Ricardo Maurício para conquistar pole em Goiânia

Em Goiânia, Bruno Baptista faturou a pole ao estabelecer 1m27s790, superando Ricardo Maurício em apenas 0s062

A temporada 2023 da Stock Car começa neste fim de semana, as equipes estão em Goiânia para disputar a primeira etapa do calendário. Neste sábado (01) os times invadiram a pista para definir o grid de largada para a Corrida 1.

No forte sol de Goiânia, Bruno Baptista conquistou a pole, superando Ricardo Maurício da Eurofarma RC. O piloto da RCM Motorsport faturou a sua terceira pole na Stock Car.

Maurício que se destacou nas primeiras fases da classificação, precisou se contentar com o segundo lugar. Ricardo Zonta se estabeleceu na terceira posição, com o segundo carro da RCM. Cesar Ramos obteve o quarto lugar, seguido de perto por Daniel Serra e Gaetano Di Mauro que representou a HotCar no sexto lugar.

A Stock Car retorna neste domingo para disputar a primeira etapa da temporada 2023.

Bruno Baptista abre a temporada 2023 da Stock Car com pole – Foto: Roberto Corrêa – @betocorreaphoto

Saiba como foi a Classificação

O calor dominava Goiânia, o forte sol era uma preocupação, principalmente por conta das temperaturas elevadas que ficam dentro do carro. A temperatura da pista estava na casa dos 53°C, com 30°C no ambiente.

Uma das novidades dessa temporada são os pneus da Hankook, a marca é a nova fornecedora oficial dos compostos usados pela categoria nacional. Os carros também passaram por uma reformulação aerodinâmica e as equipes estão trabalhando para melhorar os seus desempenhos, na busca por bons ajustes.

Ricardo Maurício e Thiago Camilo lideraram os dois primeiros treinos livres que foram realizados em Goiânia na sexta-feira.

Divididos em dois grupos: Salas, Abreu, Suzuki, Di Mauro, Khodair, Maurício, Casagrande, Serra, Ramos, Barrichello, Piquet Jr, Zonta, B. Baptista, Rossi e Camilo foram para o traçado.

Os primeiros tempos foram surgindo na pista na casa de 1m30s, mas na sequência Maurício cravou 1m27s738 para ocupar a primeira posição. Com a evolução da pista, as posições foram sofrendo alterações rapidamente.

Quando a atividade do Grupo 1 foi encerrada, Maurício liderava, seguido por B. Baptista, Serra, Camilo, Zonta, Ramos, Suzuki, Rossi, Casagrande, Di Mauro, Piquet Jr, Khodair, Salas, Barrichelo e Abreu.

Grupo 2

O Grupo 2 tentava se encaixar entre os quinze primeiros colocados para avançar para a segunda parte da classificação. Foram para a pista: Bueno, D. Baptista, Campos, Navarro, Kanaan, Foresti, Massa, Elias, Teixeira, Jimenez, Gomes, Fraga, Barrichello, Kohl, Petecof e F. Baptista.

OS primeiros tempos obtidos por esse grupo estavam na casa de 1m29s, mas com muito potencial de evolução. Campos foi o primeiro piloto que entrou na décima segunda posição. Com isso, Abreu foi eliminado. Foresti e Gomes também conseguiram se posicionar entre os quinze primeiros colocados.

Fraga saltou para o quinto lugar quando anotou 1m27s868, mas na sequência Felipe Baptista obteve a terceira posição anotando 1m27s841.

Após o encerramento da classificação do Grupo 2, os quinze primeiros eram: Maurício, B. Baptista, F. Baptista, Serra, Camilo. Fraga, Zonta, Ramos, Suzuki, D. Baptista, Rossi, Casagrande, Di Mauro, Piquet Jr e Campos. Do Grupo B, apenas Felipe Baptista, Felipe Fraga, Rodrigo Baptista e Campos conseguiram uma vaga para participar do Q2.

Nenhum dos Barrichello conseguiu uma vaga para disputar a segunda fase da classificação. O time ainda está sofrendo com o equilíbrio do carro e ainda não compreenderam todo o conjunto, os novos compostos e a nova asa usada nesta temporada.

Q2

Mesmo com a pista liberada, os competidores não foram imediatamente para a pista. Os competidores ficaram aguardando o melhor momento para buscar a sua volta rápida, além disso, estavam pensando em formas de conservar os pneus.

Maurício apareceu na ponta ao registrar 1m27s922, seguido por Di Mauro e Serra. Casagrande, Zonta e Bruno Baptista estavam entre os seus primeiros colocados. Destaque para a Eurofarma que tinha dois carros entre os seis primeiros, assim como a RCM Motorsport. A HotCar era a segunda colocada, batalhando por uma vaga na disputa pela pole.

Os pilotos partiram para mais uma volta rápida, a proximidade dos competidores no traçado chamava a atenção.

Com o cronômetro zerado, Zonta, Di Mauro, Serra, Ramos, Baptista e Maurício partiram para a disputa da pole.

Q3

Mesmo com a pista liberada, novamente os pilotos aguardaram um pouco mais de tempo nos boxes, antes de ir em busca da volta rápida.

Bruno Baptista apareceu na ponta ao anotar 1m27s790, o piloto da RCM Motorsport conseguiu cravar a pole. Maurício foi superado por Baptista, enquanto Zonta obteve a terceira posição. Ramos foi o quarto colocado, acompanhado por Serra e Di Mauro.

 

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo