A Fórmula 1 agora encerra a sua temporada oficialmente, principalmente após os dois dias de testes de Pneus em Abu Dhabi, realizados no dia 3 e 4 de dezembro. Apesar de George Russell ter liderado o segundo dia no comando da Mercedes, as equipes podem realizar testes bem particulares.
Está foi uma boa oportunidade para os times compararem os pneus da temporada de 2019 e ter boas impressões sobre o composto que vai ser utilizado em 2020. O primeiro dia o foco esteve direcionado as voltas rápidas, enquanto no segundo dia as equipes trabalharam a simulação de corrida.
Foi possível observar uma melhora, especialmente com o pneu C5, composto que corresponde a goma mais macia. Para os pneus intermediários dessa escala é mais difícil dar um parecer certeiro logo de cara, por isso os dados que foram coletados nestes dois dias, vão ser analisados minuciosamente.
O time da Pirelli vai levar em consideração estimativa da melhora dos carros para o próximo ano e dependendo dos resultados, não é descartado a utilização dos pneus de 2019 para mais uma temporada, principalmente se as equipes enformarem o seu desejo.
Neste segundo dia, George Russell que estava testando pela Mercedes, liderou a sessão após anotar 1:37:204, com o pneu C5 de 2020, em contrapartida Charles Leclerc que esteve guiando o carro da Ferrari e ocupou a segunda posição, foi rápido com o composto C5 deste ano, após anotar 1:37:401. Os dois pilotos ultrapassaram a barreira das 100 voltas, mas Russell foi além conseguindo 145 voltas, pois o monegasco acabou batendo na curva 14 e encerrou o dia abaixo do planejado.
Lance Stroll ocupou a terceira posição com a Racing Point, acompanhado por Pierre Gasly e Carlos Sainz da McLaren. Esteban Ocon esteve mais uma vez com a Renault e fechou o dia na sexta posição.
Vale ressaltar o brasileiro Pietro Fittipaldi que testou com a Haas e melhorou os seus tempos mais ao final do treino, fechando na oitava posição, atrás de Alexander Albon da Red Bull. Antonio Giovinazzi foi o nono com a Alfa Romeo, enquanto Nicholas Latifi, piloto titular da Williams para 2020 e Roy Nissany dividiram o acento da Williams.
Resultados do segundo dia
#F1testing NEWS fresh off the circuit! @ymcofficial#F1 pic.twitter.com/2NsL2sJqss
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) December 4, 2019
Resultado dos tempos combinados pelos dois dias
You want results? We’ll here they are!
Lots of data, One graphic. #F1Testing
More info: https://t.co/XANsHA5GEm pic.twitter.com/Vev72Fmhjj— Pirelli Motorsport (@pirellisport) December 4, 2019