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Scott McLaughlin e Will Power são os vencedores das provas em Iowa

Em provas mais amarradas e com acidentes, pilotos da Penske descontam desvantagem para Alex Palou na liderança do campeonato

A rodada dupla da Fórmula Indy no circuito de Iowa teve um saldo positivo para os pilotos da Penske. Scott McLaughlin e Will Power venceram as duas corridas do fim de semana no oval de uma milha e descontaram pontos da diferença para o líder do campeonato, Alex Palou, deixando a disputa pelo título mais próxima.

McLaughlin foi o maior pontuador do fim de semana, com a vitória no primeiro dia e o terceiro lugar no domingo, enquanto Power reagiu de um sábado desastroso e venceu com uma reação no timing perfeito nas paradas de boxe. Já Palou teve um acidente na primeira corrida, mas conseguiu reduzir os danos no campeonato com o segundo posto na corrida seguinte.

As duas corridas não foram muito movimentadas, com mais confusões na primeira prova. Entretanto, a segunda rodada foi marcada por um acidente assustador, envolvendo quatro carros. Felizmente, nenhum piloto se feriu com gravidade, em mais uma prova da eficiência de segurança dos carros da Indy, especialmente do Aeroscreen.

Corrida 1: Scott McLaughlin domina e desencanta em ovais

Depois que assumiu a liderança, McLaughlin não foi ameaçado por ninguém (Travis Hinkle/IndyCar)

A abertura da rodada dupla de Iowa, no entardecer e na noite de sábado, teve uma atuação muito segura de Scott McLaughlin, que tomou a dianteira após a primeira parada nos boxes do pole Colton Herta e não foi ameaçado até o final. Foi a primeira vitória do neozelandês em circuitos ovais na Indy.

A largada começou tumultuada, quando David Malukas rodou e coletou os dois carros da Juncos-Hollinger, tirando Agustin Canapino da prova e atrasando Romain Grosjean. Christian Lundgaard também foi envolvido no entrevero.

A corrida recomeçou com os pilotos buscando posições apenas nas primeiras voltas após a relargada, e depois formava-se um trilho em que os competidores usavam apenas um traçado, com poucas tentativas de ultrapassagem.

Os pilotos se preparavam para a primeira parada, quando Graham Rahal ralou eu carro no muro e causou a bandeira amarela. Na primeira parada dos boxes, McLaughlin passou Herta, enquanto Alex Palou deixou o carro apagar nos boxes e o espanhol caiu para o fim do pelotão.

A corrida recomeçou em ritmo mais agressivo, especialmente com Palou tentando a recuperação, mesmo com dificuldades em escalar o pelotão. Enquanto isso, Herta começou a sofrer com vibrações nos pneus e tinha dificuldade para acompanhar McLaughlin.

A situação para o americano ficou complicada demais e o piloto da Andretti iniciou o ciclo para a segunda parada. Então, Palou rodou sozinho na entrada dos boxes e acertou o muro. O espanhol abandonava a prova, enquanto Herta perdia várias posições por parar em bandeira verde.

A corrida recomeçou e os pilotos ficaram mais agressivos, com disputas intensas no meio do grid. O carro de Marcus Armstrong perdeu rendimento e Herta teve de mudar a manobra para não acertar o piloto da Ganassi, e o piloto da Andretti acabou rodando, mas segurou o seu carro para impedir o acidente.

Logo a seguir, Will Power, punido anteriormente por excesso de velocidade nos boxes, errou o timing da relargada e abalroou Pietro Fittipaldi. O brasileiro rodou e acertou o muro, também atingindo Ed Carpenter. O australiano foi punido pela confusão e perdeu várias voltas, terminando a corrida apenas na 18ª posição.

Apesar das confusões atrás, McLaughlin manteve a liderança sob controle até a bandeirada. Pato O’Ward garantiu a segunda posição e Josef Newgarden conseguiu uma ótima prova de recuperação, saindo da 22ª colocação para o pódio.

Corrida 2: Will Power desbanca Alex Palou com pit-stop certeiro

Com pit-stop no momento certo e trabalho preciso, Will Power conseguiu vitória redentora (Chris Jones/IndyCar)

A segunda corrida foi menos movimentada. McLaughlin largou na pole e manteve a dianteira no primeiro terço de prova, seguido de perto por Palou. Com a corrida seguindo um ritmo sem grandes mudanças, a maioria dos pilotos foi para o primeiro ciclo de paradas normalmente.

Quase todos os pilotos já haviam feito sua parada, quando Agustin Canapino rodou na saída dos boxes. A direção de prova hesitou por um tempo, mas deu a bandeira amarela no momento em que Palou estava nos pits. O único que ainda não tinha entrado para sua parada era justamente Will Power, que partia para uma estratégia diferente após largar da 19ª posição.

Com este cenário, o australiano pôde fazer seu pit-stop e voltar em segundo, atrás apenas de Palou, que foi beneficiado pela bandeira amarela.

A corrida recomeçou e os pilotos continuavam com dificuldades para fazer ultrapassagens, até com os retardatários passando os líderes e descontando volta. A prova seguiu em ritmo morno até começar o segundo ciclo de paradas nos boxes.

Neste ciclo, a Penske conseguiu fazer um trabalho mais eficiente e conseguiu devolver Power na liderança após a última parada. Palou tentou se aproximar, mas o australiano não deu brechas para uma investida do bicampeão da Indy. O australiano se redimia do dia anterior e conquistava uma vitória importante para o campeonato. Já o espanhol se recuperava do abandono de sábado com o segundo lugar.

Enquanto Power cruzava a linha de chegada, um acidente assustador aconteceu na última volta. Alexander Rossi perdeu velocidade na entrada da reta oposta e foi atingido por Sting Ray Robb. O piloto da AJ Foyt capotou duas vezes e o seu carro se arrastou de cabeça para baixo. Enquanto isso, Kyle Kirkwood e Ed Carpenter rodaram e se enroscaram com Rossi e o bólido da ECR ficou em cima do carro da Andretti.

Apesar da sequência impressionante, nenhum dano mais grave ocorreu aos pilotos. Robb ainda teve de sair de ambulância e levado ao hospital, mas foi liberado no mesmo dia, sem ferimentos.

Pietro Fittipaldi teve uma prova complicada, com um carro desajustado após o acidente do dia anterior, mas conseguiu herdar posições com os problemas de adversários e terminou a prova na 20ª colocação.

A Fórmula Indy volta no próximo domingo, com a sua única etapa fora dos Estados Unidos, no circuito de rua de Toronto, no Canadá.

Classificação do campeonato:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 378
2 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 344
3 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 327
4 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Chevrolet – 322
5 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 314
6 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 300
7 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 274
8 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 265
9 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 247
10 – Santino Ferrucci (EUA) – AJ Foyt/Chevrolet – 221

20 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 124

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