ColunistasIndyPost

Scott McLaughlin domina GP de Portland e mantém chances de título

Will Power é o segundo e leva 20 pontos de vantagem para Scott Dixon e Josef Newgarden para a decisão

Piloto dominante do fim de semana, Scott McLaughlin não deu chances para a concorrência no GP de Portland da Fórmula Indy. O piloto da Penske largou na pole e não foi incomodado na liderança em nenhum momento. Com o resultado, o neozelandês ainda mantém suas chances de título na temporada de 2022.

Will Power fez o dever de casa e se defendeu bem quando acuado e concluiu a prova em segundo. Com isso, o australiano abriu 20 pontos de vantagem para o companheiro Josef Newgarden e para o hexacampeão Scott Dixon para a corrida final, que será no próximo domingo. Além deles, McLaughlin e Marcus Ericsson mantêm as chances matemáticas de título.

A corrida não teve tantas movimentações, com poucos incidentes, mas a disputa foi bem definida na questão tática, na hora de escolher o momento certo de parar nos boxes e usar os pneus mais duros, que não eram os mais eficientes nesta pista.

Com poucos acidentes e sem bandeiras amarelas, McLaughlin abriu uma grande vantagem e apenas administrou por boa parte da prova. Christian Lundgaard até teve um bom começo e andou em segundo, mas os trabalhos de boxes da sua equipe não ajudaram. Assim, Power se estabeleceu em segundo, com Pato O’Ward e Newgarden na sequência.

Will Power fez a corrida que precisava pelo campeonato e saiu de Portland com uma vantagem maior na classificação (Joe Skibinski/IndyCar)

A corrida teve 80 voltas das 110 sem grandes emoções, mas as coisas mudaram com a batida de Jimmie Johnson. Embora seja importante ressaltar que o causador do acidente foi Rinus Veekay, que deu uma fechada no heptacampeão da NASCAR Cup Series, que acertou o muro.

Na relargada, alguns pilotos foram para o tudo ou nada. O’Ward tentou passar Power, mas teve a porta fechada. Logo atrás, Alexander Rossi tentou a mesma coisa em Newgarden, mas quem se aproveitou foi Dixon, que aproveitou a briga e superou os dois e partiu ao ataque do piloto da McLaren SP. O mexicano fechou a porta de forma ilegal e foi obrigado a ceder a posição ao neozelandês.

Scott Dixon conseguiu diminuir o prejuízo da classificação, pulando de 16ª para terceiro na corrida em Portland (James Black/IndyCar)

Nas voltas finais, Power e Dixon chegaram a se aproximar de McLaughlin, mas o neozelandês da Penske manteve a diferença segura e conquistou o seu segundo triunfo no ano.

Com o segundo lugar, Power aumentou a vantagem na dianteira do campeonato, com 20 pontos frente para Newgarden (que sofreu com os pneus duros na parte final e terminou apenas em oitavo) e para Dixon (terceiro colocado na prova, após largar de 16ª e subir no grid com estratégias e ultrapassagens certeiras).

Além do trio,  Marcus Ericsson (que tentou uma estratégia diferente, mas não foi além do 11ª) e McLaughlin ainda têm chances matemáticas de ganhar o campeonato, estando a 39 e 41 pontos atrás respectivamente. Já Pato O’Ward e Alex Palou não possuem mais chances de brigar pelo título.

Hélio Castroneves teve mais uma prova discreta, sem conseguir avançar no grid com as dificuldades da Meyer Shank. O brasileio ainda herdou as posições com os problemas dos adversários e terminou a prova em 17ª.

A última etapa da temporada 2022 da Fórmula Indy será realizada no próximo domingo no circuito de Laguna Seca.

Classificação do GP de Portland aqui:

Classificação do Campeonato após 16 de 17 etapas:

1 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 523
2 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 503
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 503
4 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 484
5 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 482
6 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 457
7 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren SP/Chevrolet – 456
8 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 362
9 – Alexander Rossi (EUA) – Andretti/Honda – 361
10 – Felix Rosenqvist (SUE) – McLaren SP/Chevrolet – 360

18 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 252

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo