Após as emoções das 500 Milhas de Indianápolis, os pilotos da Fórmula Indy estiveram em uma jornada caótica no GP de Detroit. A corrida citadina foi marcada por um festival de acidentes e de confusões entre vários candidatos à vitória. Em meio à balbúrdia, Scott Dixon fez a sua corrida, na base da estratégia de economia e conquistou uma grande vitória.
A corrida foi marcada por muitas confusões, com oito bandeiras amarelas ao longo da prova. Das 100 voltas programadas, foram 47 atrás do Safety Car. Além disso, a garoa que caiu na metade da prova mexeu definitivamente na estratégia dos pilotos.
O primeiro entrevero foi logo na largada, Christian Lundgaard tentou mergulhar para cima de Theo Pourchaire, que tocou em Will Power, com o piloto da Penske levando a pior e coletando outros do grid.
A corrida recomeçou e o pole position Colton Herta abriu vantagem, enquanto Alex Palou demonstrava dificuldades com os pneus, sendo forçado a parar antes do programado. Enquanto isso, o restante do pelotão duelava com ferocidade e consequências viriam a acontecer.
Na volta 20, Santino Ferrucci (que, durante os treinos, teve problemas com Kyle Kirkwood e com Romain Grosjean), resolveu aprontar na corrida, acertando Hélio Castroneves. Para piorar a situação do brasileiro, Kyffin Simpson não conseguiu frear e acertou o carro da Meyer Shank. Tanto Hélio, como o representante da Ganassi perderam várias voltas com os danos. Já o piloto da AJ Foyt foi punido com um stop-and-go.
A corrida recomeçou e a tensão ficou no ar com as nuvens que sobrevoaram Detroit. Então Scott McLaughlin cometeu um erro e acabou batendo na barreira de pneus, causando mais uma amarela.
Após a parada de boxes dos líderes, a chuva começou a cair e a situação começou a ficar confusa, com alguns pilotos colocando pneus de pista molhada e outros se mantendo com os slick, embaralhando o grid.
Na relargada, com a pista começando a secar, Herta, que tinha liderado o começo da prova, acabou se afobando na disputa com Alex Palou, saiu da pista, arruinando as suas chances de um bom resultado.
Então, as relargadas seguintes foram um festival de acidentes. Primeiro com Will Power rodando Rinus Veekay. Na sequência, Lundgaard tentou outro mergulho e obliterar Romain Grosjean; e, por fim, um entrevero atrasou o bicampeão da Indy, Alex Palou e o bicampeão da Indy 500, Josef Newgarden.
Neste meio-tempo, Scott Dixon fez a sua última parada, precisando fazer um ciclo de 44 voltas sem parar, sendo necessária uma boa economia de combustível. O ciclo ainda foi ajudada pela oitava e última bandeira amarela, após Sting Ray Robb acertar os pneus, depois de um contato com McLaughlin
Assim, após o reinício da prova, Dixon abriu uma vantagem e manteve um ritmo conservador, tendo a companhia de Colton Herta, que tentava recuperar a volta perdida pela escapada anterior. Enquanto isso, Marcus Armstrong mantinha o segundo lugar, tentando a mesma estratégia de Dixon.
Nas voltas finais, Marcus Ericsson apareceu na briga, sem precisar economizar e conseguiu superar Armstrong faltando duas voltas para o fim. Entretanto, Dixon tinha uma vantagem segura e conseguiu salvar o combustível até a bandeirada.
O sueco da Andretti foi o segundo, se redimindo do desempenho complicado em Indianápolis. Já Armstrong ficou em terceiro, conquistando seu primeiro pódio na Indy. Pietro Fittipaldi teve uma corrida bem sólida e escapou das confusões, mas perdeu rendimento nas voltas finais e terminou na 13ª posição.
A Fórmula Indy volta no próximo domingo, no circuito de Road America, a pista mais longa do calendário e uma das provas mais técnicas da categoria.
Classificação do GP de Detroit:
Classificação do Campeonato
1 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 216
2 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 198
3 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 185
4 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 160
5 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 150
6 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 148
7 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 147
8 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 141
9 – Felix Rosenqvist (SUE) – Meyer Shank/Honda – 140
10 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 128
21 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 67
31 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 15