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Scott Dixon desencanta em Toronto e entra na briga pelo título da Fórmula Indy

Neozelandês encerrou jejum de mais de um ano sem vitórias e igualou marca de Mario Andretti, se tornando o segundo maior vencedor da categoria

 

Esta foi a vitória de número 52 de Scott Dixon na Fórmula Indy (Chris Owens/IndyCar)

A fase de Scott Dixon andava meio estranha. Sem vencer há mais de um ano e com um desempenho irregular, havia quem contestasse que o hexacampeão da Fórmula Indy já estava em declínio, ainda mais depois de reveses dolorosos, como na última Indy 500, mas o neozelandês espantou a má fase com uma vitória categórica nas ruas de Toronto, que o recoloca na briga pelo título da temporada.

Além disso, Dixon também igualou uma marca histórica. A sua vitória foi a 52ª na categoria, com o piloto da Chip Ganassi igualando nada menos que Mario Andretti como o segundo maior vencedor da história da Indy. (Apenas AJ Foyt tem mais, com 67 triunfos).

Dixon garantiu a vitória ainda no primeiro ciclo de paradas nos boxes. O neozelandês largou em segundo e comboiou o líder Colton Herta no início da prova, até fazer sua parada uma volta antes do piloto da Andretti. Na saída dos pits, o estadunidense foi surpreendido pelo hexacampeão, que vinha com pneus mais aquecidos e levou vantagem.

Apesar do piloto da Ganassi não dar chances aos rivais, a corrida foi bem movimentada ao longo do pelotão e diferentes estratégias permitiram a bagunça na classificação em alguns momentos da disputa.

Alguns nomes, como a dupla da ECR (Rinus Veekay e Conor Daly) e Pato O’Ward esticaram o primeiro ciclo de paradas o máximo possível para economizar uma parada, mas as bandeiras amarelas acabaram não colaborando. 

Foram quatro intervenções do carro madrinha ao longo da prova. O primeiro foi logo após a largada, quando Takuma Sato foi espremido no muro quando disputava posição com Pato O’Ward e Alex Palou no meio do pelotão.

A corrida recomeçou e correu sem problemas até quase metade das 85 voltas programadas. Então, na volta 45, Felix Rosenqvist mergulhou para ultrapassar Alexander Rossi e o piloto da Andretti (e futuro colega de McLaren, embora ainda não se saiba em que categoria o sueco estará no ano que vem) acabou no muro.

Neste momento, a maioria dos pilotos pararam, com grande confusão ao longo do pelotão, enquanto apenas Veekay e Daly ficaram na pista, apostando na bandeira verde para que os demais precisassem de mais uma parada, assim como eles. 

Mas logo outras duas bandeiras amarelas permitiram aos pilotos salvar combustível suficiente para não parar mais. O primeiro foi pelo concreto solto na zebra da curva 1. Logo depois, Kyle Kirkwood e Jimmie Johnson se enroscaram e ficaram pelo caminho.


Dixon conseguiu abrir uma vantagem segura na última relargada e apenas administrou a vantagem, enquanto Herta teve ainda que defender o segundo lugar de Rosenqvist nas voltas finais.

Na disputa pelo campeonato, Marcus Ericsson fez mais uma corrida para capitalizar resultados e conseguiu o quinto lugar. Com o resultado, o sueco mantém a liderança do campeonato, aumentando a diferença em relação a Will Power (que foi apenas o 15º) para 35 pontos. 

Com a vitória, Dixon diminuiu a vantagem para 44 pontos e está em quinto no campeonato, empatado com Josef Newgarden, entrando no páreo na briga pelo título da temporada 2022.

Representante brasileiro da prova, Hélio Castroneves não teve um domingo satisfatório. O piloto da Meyer Shank tentou uma estratégia de alongar a parada no primeiro stint, mas o brasileiro não conseguiu subir no grid e acabou em 17º.

A Fórmula Indy terá uma rodada dupla na próxima semana. As próximas duas corridas ocorrem no sábado e no domingo, no circuito oval de Iowa, que retorna ao calendário após três anos de ausência.

Classificação do GP de Toronto aqui:

Classificação do Campeonato:

1 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 351
2 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 316
3 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 314
4 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 307
5 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 307
6 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren SP/Chevrolet – 276
7 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 274
8 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 254
9 – Felix Rosenqvist (SUE) – McLaren SP/Chevrolet – 244
10 – Simon Pagenaud (FRA) – Meyer Shank/Honda – 243

17 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 173

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