A Sauber é mais um time a confirmar a sua dupla de pilotos, Antonio Giovinazzi vai correr ao lado de Kimi Raikkonen durante a próxima temporada. Marcus Ericsson foi nomeado pela equipe de Hinwil como terceiro piloto e embaixador da marca.
O italiano já guiou duas vezes para a Sauber em 2017, quando Pascal Wehlein, ficou de fora do Grande Prêmio da Austrália e China por conta de uma lesão sofrida na Corrida dos Campeões, disputada no início daquele ano. Giovinazzi também participou de alguns TL1 para a Sauber e Haas o que tornava o rumor de que o italiano estaria em algum dos times em breve mais forte.
Em Melbourne, considerando as condições da equipe naquela temporada, foi o 12° colocado, mas em Xangai acabou cometendo um erro, bateu na reta dos boxes ao passar com o carro em uma área molhada da pista.
Entende-se que está vaga preenchida pelo italiano veio por conta da mudança de Charles Leclerc para a equipe de Maranello. A Ferrari ganhou o direito de escolher uma baga no time suíço desde que firmou a sua parceria com o nome de Alfa Romeo. A vaga preenchida por Kimi Raikkonen não teve nenhuma ligação com o time italiano, portanto a vaga da Scuderia Ferrari, ainda estava aberta no time de Hinwil. “A decisão de eleger Antonio Giovinazzi é particularmente significativa no âmbito do projeto que esta temporada viu o retorno da Alfa Romeo ao auge do automobilismo após um hiato de mais de 30 anos” disse a Sauber em entrevista retirada do site da Fórmula 1 – tradução livre.
Givonazzi vai ser o primeiro piloto em tempo integral na Fórmula 1, desde Jarno Trulli e Vitantonio Liuzzi que deixaram a categoria no final de 2011.
“A união da Alfa Romeo e do piloto italiano foi natural, considerando também o forte vínculo que ligou Giovinazzi à marca desde cedo, e é uma fonte de orgulho nacional, considerando que vários anos se passaram desde que um piloto italiano competiu. na Fórmula 1”
Giovinazzi acrescentou: “Este é um sonho tornando-se realidade, e é um grande prazer ter a chance de correr para este time. Como italiano, é uma grande honra para mim representar uma marca tão icônica e bem-sucedida quanto a Alfa Romeo em nosso esporte.” Completou na mesma entrevista.
lll Grid da temporada de 2019
Mercedes – Lewis Hamilton e Valtteri Bottas
Ferrari – Sebastian Vettel e Charles Leclerc
Red Bull – Max Verstappen e Pierre Gasly
Renault – Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg
Haas – Não confirmados
McLaren – Carlos Sainz e Lando Norris
Force India – Não confirmado
Toro Rosso – Não confirmado
Sauber – Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi
Williams – Não confirmado