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Sainz comanda dobradinha da Ferrari em único treino livre em Austin

Mesmo sem atualizações, Ferrari chama a atenção em treino livre, comandando atividade, antes da primeira classificação do fim de semana

A Fórmula 1 retoma o campeonato com a realização do GP dos Estados Unidos. A sexta-feira (18) em Austin abriu o treino livre, para a verificação e preparo dos carros para o restante do fim de semana. Com apenas uma sessão de treino livre disponível por ser um fim de semana Sprint, as equipes usaram a maior parte da atividade para a simulação de corrida. Carlos Sainz comandou o TL1, ao anotar a marca de 1m33s602.

A Ferrari foi um destaque na sessão, apresentando um bom desempenho ao longo de toda a atividade. Charles Leclerc ficou com o segundo lugar, separado por apenas 0s021 do companheiro de equipe. A dupla se revezou na liderança ao longo dos 60 minutos de atividade.

Max Verstappen representou a Red Bull no terceiro lugar, depois de conduzir algumas verificações aerodinâmicas no RB20. A equipe levou algumas novas peças para Austin e esteve focada na simulação de corrida para coletar os seus dados.

Lando Norris foi o quarto colocado com a McLaren (1m33s868), seguido de perto por Oscar Piastri. Lewis Hamilton obteve o sexto lugar, acompanhado por George Russell, a dupla cometeu uma série de erros no começo do treino livre.

Kevin Magnussen completou a atividade no oitavo lugar, com Fernando Alonso em nono e Yuki Tsunoda em décimo. Sergio Pérez foi apenas o décimo sexto colocado, enquanto Liam Lawson obteve o décimo terceiro lugar com a Racing Bulls.

A Fórmula 1 retorna às 18h30 (pelo horário de Brasília) para a realização da classificação Sprint, definindo o grid da corrida de 100 km.

Saiba como foi o Treino Livre em Austin

Após uma pausa de três semanas, a Fórmula 1 retorna em Austin, no Texas, para o que será o início de uma rodada tripla. A categoria tem provas marcadas para acontecer na Cidade do México e em São Paulo.

Como esse período de “férias” não determinava uma pausa das equipes, eles conseguiram trabalhar em novos pacotes de atualização, para contar com peças novas nesta reta final do campeonato. Mesmo em um fim de semana com Sprint, várias equipes fizeram modificações nos carros. As únicas equipes que não implementaram alguma mudança, foram Ferrari e Williams.

A Red Bull está um tanto otimista com as alterações realizadas no assoalho e na tampa do motor. A Mercedes, por sua vez, investiu em muitas modificações, como na asa dianteira, suspensão traseira, assoalho, sidepode, entre outras.

A McLaren, que estava um tanto preocupada com as atualizações da Red Bull, preparou um grande pacote para Austin, assim como a Aston Martin, Haas, Sauber e Alpine. Enquanto a Racing Bulls fez uma mudança no assoalho. Austin é o último momento para as grandes atualizações, nas próximas etapas as equipes vão administrar o novo pacote aerodinâmico.

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Porém, a grande novidade na Racing Bulls, é a presença de Liam Lawson. O neozelandês está substituindo Daniel Ricciado. Por conta dos contratos e da necessidade de uma definição na equipe, atrelado ao baixo desempenho do australiano, Lawson ganhou mais uma oportunidade no time, se tornando titular pelos próximos seis eventos.

A pista também tem suas novidades, o traçado teve o projeto de recapeamento encerrado, visando diminuir os bumps. Parte deste novo asfalto está instalado nas duas principais retas do circuito, nas partes em que o DRS é ativado e esse será um ponto de atenção para os times, levando em consideração a aderência e o comportamento dos pneus.

Quando o treino livre foi iniciado, a temperatura na pista estava na casa dos 38 °C, com 25 °C no ambiente. Rapidamente os carros foram enviados ao traçado, grande parte dos competidores usava os pneus duros, com exceção de Valtteri Bottas que tinha os pneus médios instalados em seu carro da Sauber, assim como o companheiro de equipe, Zhou Guanyu, que logo de cara trabalhava com os pneus macios.

Max Verstappen foi encaminhado para a pista com o flow-vis espalhado em parte do sidepode, do lado esquerdo, com a Red Bull conduzindo os seus primeiros testes depois da atualização fornecida ao RB20.

Os primeiros tempos eram registrados na casa de 1m37s, com muito potencial para melhorar até o final da sessão.

Após dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Russell, Leclerc, Sainz, Norris, Pérez, Albon, Stroll, Tsunoda e Piastri. O holandês liderava com a marca de 1m35s538, separado de Sainz por 0s271. Foi neste momento que Pierre Gasly cometeu um erro ao entrar na curva 1.

Lewis Hamilton também cometeu um erro e saiu rodando pelo circuito. Na sequência o inglês precisou se dirigir aos boxes para fazer uma verificação do assoalho, assim como da condição dos pneus.

George Russell também errou na curva 1, enquanto outros pilotos também enfrentavam algum problema no circuito de Austin.

Após 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Leclerc, Sainz, Russell, Verstappen, Norris, Bottas, Pérez, Tsunoda, Piastri e Ocon. Leclerc já tinha obtido o tempo de 1m34s966 com os pneus duros, assim como Carlos Sainz que chegou à marca de 1m35s231 com a sua Ferrari.

Os pilotos completaram cerca de 8 giros, até retornar aos boxes e deixar a pista um pouco mais vazia. Os carros passavam por ajustes, antes de dar sequência a coleta de dados. Porém, Liam Lawson forçou um pouco mais com o carro, saltando para o sétimo lugar, com o tempo de 1m36s079.

Quando Verstappen retornou para a pista, um jogo de pneus macios estava instalado no carro do holandês, assim como Sergio Pérez. Rapidamente o holandês saltou para a ponta com a marca de 1m33s855, superando a dupla da Ferrari que ainda estava rodando com os pneus duros. O mexicano assumiu o terceiro lugar com a marca de 1m34s717, registrando o mesmo tempo que a última marca de Sainz.

O foco principal estava na coleta de dados, para atestar a durabilidade dos pneus. Além disso, os compostos médios eram poupados, pois seriam exigidos ao longo do fim de semana e foram o diferencial na corrida de 2023.

Uma nova pausa aconteceu, para que os pneus macios fossem instalados, permitindo que os pilotos se preparem para a classificação. Quando os carros retornarem para a pista pela segunda vez neste dia, será para definir o grid de largada da Sprint.

O final da sessão ficou bem agitada, com as diversas trocas de posição por conta do uso dos pneus macios. Sainz atingiu a marca de 1m33s602, para superar Verstappen por 0s253.

Restando cinco minutos para o final, Oscar Piastri cometeu um erro na entrada dos boxes. O Virtual Safety Car foi brevemente ativado.

A McLaren decidiu encerrar o treino livre usando o flow-vis em parte da asa dianteira, assim como na suspensão.

Com o cronômetro zerado, os pilotos se encaminharam para encerrar a sua participação. Depois tiveram a chance de fazer um teste de largada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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