ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Saiba como ficou o grid de largada do GP da Espanha depois da punição para Pierre Gasly

Gasly conquistou a 4ª posição para a largada, mas foi punido pelos comissários ao final da classificação, perdendo seis posições no grid de largada

Pierre Gasly recebeu duas punições ao final da classificação. Ao longo da atividade o francês atrapalhou dois pilotos e perdeu seis posições ao todo no grid de largada do GP da Espanha.

Os comissários fizeram avaliações diferentes dos dois incidentes que aconteceram, mas o piloto da Alpine foi responsabilizado por ambos. O francês que conquistou a 4ª posição para a largada, mas vai começar a prova do 10º lugar.

Inicialmente Pierre Gasly atrapalhou Carlos Sainz, da Ferrari na curva 13 e rapidamente a direção de prova começou a investigação. Instantes antes de interromper Sainz, Gasly tinha dado passagem para Charles Leclerc, mas não fez o mesmo com o espanhol.

O piloto da Alpine também foi investigado por atrapalhar Max Verstappen durante o Q2 na curva 2. Tanto o piloto espanhol, como o holandês avançaram para o Q3, aliás, os dois pilotos vão dividir a primeira fila do GP da Espanha, com Verstappen começando a prova da primeira posição. A questão é que vários desses incidentes tem acontecido nos treinos livres.

LEIA MAIS: Verstappen crava a pole para o GP da Espanha. Leclerc é eliminado no Q1

Nos dois incidentes que aconteceram, além de escutar Gasly, os pilotos afetados e representantes das equipes foram ouvidos. Eles também utilizaram outros dados como vídeo, rádio e evidências antes de definir a culpa e uma penalidade para o francês.

Sobre o incidente com Sainz, os comissários disseram: “O piloto do carro 10 [Pierre Gasly] afirmou estar ciente sobre a segunda Ferrari (carro 55) estava atrás, mas sentiu que não poderia fazer nada para evitar o impedimento por conta do delta de velocidade e a proximidade do carro 55 no carro 16. No entanto, é da opinião dos comissários que ele poderia ter se direcionado mais para a direita na saída da curva 13.”

No caso com Verstappen foi avaliado que: “A equipe falhou em dar o devido aviso ao condutor do carro 10, da aproximação do carro 1 [Verstappen], tendo dito a ele que os carros atrás estavam em uma volta lenta.”

Após o encerramento da classificação, Gasly disse que: “Tudo o que posso dizer é que fiz o meu melhor com as informações que recebi na época. Obviamente existem regras, tudo o que aconteceu não foi intencional, obviamente.”

A punição aplicada ao piloto modifica um pouco a configuração do grid para a largada.

Confira como ficou a tabela:

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo