ColunistaNascarPost

Ryan Blaney deslancha no fim e vence em Michigan

Corrida parecia ser disputada entre Kyle Larson, William Byron, Denny Hamlin e Kurt Busch, mas o piloto da Penske apareceu no momento certo e liderou nas voltas finais

Bem que William Byron e Kyle Larson tentaram, mas Ryan Blaney levou a melhor (logan Reily/Getty Images)

Em um momento decisivo do campeonato da NASCAR Cup Series, a etapa de Michigan teve uma verdadeira batalha de titãs nas voltas finais, com vários carros duelando pela vitória no oval de 2 milhas. Embora não tenha sido um dos candidatos mais aparentes, Ryan Blaney emergiu no momento certo e tomou a ponta nas voltas finais, segurando os ataques de Kyle Larson e de William Byron para vencer pela segunda vez no ano.

A corrida foi bem disputada e com bastante intensidade, com o risco de uma chuva (com uma leve garoa que caiu perto do fim, mas que passou rapidamente), a vitória foi disputada por afinco pelos ponteiros. Kyle Larson e Denny Hamlin, que brigam pela liderança do campeonato por pontos, tiveram que dividir a disputa com William Byron e Kurt Busch pela ponta.

Byron, que assumiu a liderança após o último ciclo de paradas nos boxes, se defendia das investidas dos adversários, que buscavam o melhor momento para atacar o rival à frente. Porém, a garoa que caiu em parte do circuito causou a bandeira amarela.

Havia a expectativa que, em caso da chuva apertar, a prova pudesse ser encerrada, mas o tempo melhorou e a corrida pôde recomeçar. Na relargada, a disputa mais agressiva acabou terminando em um acidente múltiplo, envolvendo Joey Logano, Tyler Reddick, Ryan Newman, entre outros.

Na última relargada, quem aproveitou a situação foi Ryan Blaney, que partiu em segundo e pulou na ponta. Nas últimas voltas. Byron e Larson ensaiaram o ataque para Blaney, enquanto outros pilotos se digladiavam mais atrás. Nesta situação, o piloto da Penske levou a melhor e conquistou a segunda vitória no ano.

Na disputa pelos playoffs, Kevin Harvick teve uma corrida difícil, com dificuldades no acerto do carro, e chegou em 14º. Entretanto, como não houve um vencedor inédito e como a sua pontuação é boa suficiente, o piloto da Stewart-Haas garantiu a classificação para os playoffs.

Já na última vaga, a disputa segue em aberta. Austin Dillon tinha um carro competitivo e até tinha condições de brigar pela vitória pelo desempenho apresentado nos dois primeiros estágios. Porém, no fim do segundo segmento, o piloto da Richard Childress teve uma disputa feroz com Brad Keselowski e, ao cruzar a linha de chegada, se enroscou com o competidor da Penske e levou a pior batendo forte. 

O prejuízo só não foi maior para Dillon, pois Tyler Reddick também teve problemas na parte final, se envolvendo em dois toques nas últimas relargadas e teve um pneu furado. Com o 29º lugar, Reddick lidera a disputa entre os pilotos da Richard Childress pelo último posto dos playoffs, com 25 pontos de vantagem, mas segue vulnerável para o caso de um vencedor inesperado na próxima corrida.

A última corrida da temporada regular da NASCAR Cup Series será no próximo sábado, no palco mais tradicional da categoria, no superoval de Daytona, com a prova de 400 milhas.

Top-10 da etapa de Michigan:

1 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
2 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
3 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
4 – Kurt Busch (Chip Ganassi/Chevrolet)
5 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Matt DiBenedetto (Wood Brothers/Ford)
7 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
9 – Brad Keselowski (Penske/Ford)
10 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)

Temporada regular após 25 de 26 etapas:

Classificados por vitória: Kyle Larson (5); Martin Truex Jr e Alex Bowman (3); Kyle Busch, Chase Elliott e Ryan Blaney (2); William Byron, Joey Logano, Brad Keselowski, Kurt Busch, Christopher Bell, Michael McDowell e Aric Almirola (1)

Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte)

Denny Hamlin +324 (classificado)
Kevin Harvick +104 (classificado)
Tyler Reddick +25

 

Austin Dillon -25
Matt DiBenedetto -120
Chris Buescher -135
Ricky Stenhouse Jr -173

Mostrar mais

Eduardo Casola

Jornalista formado na Universidade de Sorocaba (Uniso) e apaixonado por esporte a motor desde quando se conhece por gente. Apenas um rapaz que gosta de uma boa corrida e de uma boa história!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados