Na estreia do circuito de Iowa na NASCAR Cup Series, Ryan Blaney teve uma performance digna de campeão, como atual detentor do título da divisão principal, e conquistou sua primeira vitória na atual temporada, confirmando seu papel de defensor do caneco nos playoffs da categoria.
Blaney tinha um dos carros mais competitivos do grid e confirmou isso liderando 201 das 350 voltas e vencendo o primeiro estágio. O principal oponente ao longo da corrida foi Kyle Larson, vencedor do segundo segmento, com ambos se revezando na ponta nos primeiros dois terços de prova.
No entanto, a corrida de Larson acabou no começo do terceiro estágio, quando foi envolvido em um toque com Daniel Suarez e acabou envolvendo também Denny Hamlin. O piloto da Hendrick perdeu mais de 30 voltas e terminou na 34ª posição.
Na parte final, outros dois pilotos da Hendrick tentaram se aproximar de Blaney. William Byron e Chase Elliott tentaram aproveitar o tráfego para descontar a vantagem e aproveitar uma oportunidade. No entanto, o atual campeão da Cup estava soberano na Terra do Milho nos EUA e não permitiu chances aos rivais.
Na briga pelos playoffs, a disputa na zona de corte segue dramática. Joey Logano chegou em sexto e se aproximou da zona de classificação, ficando a seis pontos de Bubba Wallace, o último daqueles que entrariam por tentos. Por outro lado, Kyle Busch teve problemas de suspensão e abandonou, perdendo pontos e se distanciando da vaga por pontos.
A próxima etapa da NASCAR Cup Series será no próximo domingo no circuito de New Hampshire.
Top-10 da etapa de Iowa:
1 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
2 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
3 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
4 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
5 – Ricky Stenhouse Jr (JTG Daugherty/Chevrolet)
6 – Joey Logano (Penske/Ford)
7 – Josh Berry (Stewart-Haas/Ford)
8 – Alex Bowman (Hendrick/Chevrolet)
9 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)
10 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
Classificação da temporada regular (após 16 de 26 etapas):
Classificados por vitória: Kyle Larson, Denny Hamlin e William Byron (3); Christopher Bell (2); Chase Elliott, Tyler Reddick, Ryan Blaney, Brad Keselowski, Daniel Suárez e Austin Cindric (1)
Classificação por pontos: (diferença em relação à zona de corte)
Martin Truex Jr +122
Ross Chastain +71
Ty Gibbs +70
Alex Bowman +66
Chris Buescher +27
Bubba Wallace +6
Joey Logano -6
Kyle Busch -31
Chase Briscoe -44
Todd Gilliland -97