AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Russell e Antonelli recebem punição e perdem posições no grid do GP do Bahrein

Após encerramento da classificação do GP do Bahrein, Russell e Antonelli são punidos por erro da Mercedes

Os pilotos da Mercedes, George Russell e Andrea Kimi Antonelli, foram penalizados com a perda de uma posição no grid de largada para o Grande Prêmio do Bahrein, após infringirem o regulamento durante a classificação deste sábado (12).

A dupla da equipe alemã teve um desempenho positivo na classificação, Russell fez uma excelente volta no Q3 e garantiu o segundo melhor tempo, enquanto Antonelli encaixou o segundo carro da Mercedes na quarta posição.

No entanto, ambos foram punidos pelos comissários após acessarem a faixa rápida do pit-lane antes da liberação oficial para o reinício do Q2. A sessão foi interrompida por uma bandeira vermelha provocada pelo acidente de Esteban Ocon na curva 3.

Com a penalidade aplicada, Russell largará da terceira posição, enquanto Antonelli partirá do quinto lugar.

A Mercedes vinha de um bom desempenho nos treinos livres e confirmou seu ritmo competitivo na classificação, mas agora terá que lidar com o revés estratégico causado pela punição.

No documento emitido pela FIA, explicaram que o chefe de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, assumiu o erro ao interpretar a mensagem do controle de corrida.

“O representante da equipe, Sr. Shovlin, declarou em depoimento que deu a instrução para a liberação dos carros por engano, tendo interpretado erroneamente a mensagem publicada na página 3 da tela de cronometragem, “tempo estimado para o reinício”, como sendo a mensagem informando o horário real do reinício. Ele argumentou que não houve vantagem esportiva obtida neste caso, pois havia tempo suficiente restante (11 minutos) para que as outras equipes executassem seus planos de corrida.”

“Também foi observado que o diretor esportivo da equipe, Sr. Meadows, não estava presente no evento e que normalmente ele estaria envolvido no processo de liberação.”

“O Diretor Esportivo de Monopostos da FIA declarou que tal medida poderia ser uma vantagem esportiva, pois permitiria que uma equipe executasse seus planos de corrida, enquanto outras talvez não conseguisse.”

“Os comissários concordam com essa visão, principalmente quando restam apenas alguns minutos de sessão.”

“O Diretor Esportivo da FIA argumentou que deveria haver uma penalidade esportiva em vez de uma multa para a equipe, caso contrário, no futuro, as equipes liberariam seus carros assim que o horário estimado de reinício fosse divulgado. Os comissários concordam com essa opinião.”

“O Sr.Shovlin argumentou que seria possível aplicar uma penalidade não esportiva se os comissários declarassem que ela não deveria ser usada como precedente, mas também afirmou que, se uma penalidade esportiva fosse aplicada, ela deveria ser atenuada.”

“Os comissários concordaram com a opinião de que esta violação exigia uma penalidade desportiva, mas aceitaram que a violação não foi intencional e um erro genuíno da equipe.”

Grid de largada do GP do Bahrein- Foto: reprodução da FIA

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo