Neste domingo (28) a Mahindra confirmou uma alteração no seu time que será válida para o restante da temporada. A equipe indiana e Oliver Rowland de comum acordo, optaram pelo afastamento do piloto britânico. Roberto Merhi vai assumir o carro da Mahinda a partir do e-Prix de Jakarta.
Rowland disputou a sua última corrida pela Mahindra em Mônaco, no início do mês de maio. O piloto britânico terminou a prova com a mão machucada depois de bater na traseira do carro da Maserati, guiado por Edoardo Mortara. No entanto, acredita-se que essa não seja o motivo da mudança do piloto, mas sim a insatisfação com a equipe. Rowland obteve pontos em apenas duas corridas da temporada, enquanto Lucas di Grassi conta apenas com os pontos do pódio que conquistou na corrida de abertura da temporada, no México.
Mesmo com a mudança para o Gen3, a Mahindra não foi capaz de fazer um carro competitivo. Os pilotos estão descontentes com o desempenho dos carros ao longo do campeonato, além de não notarem uma evolução. Para completar o ano complicado da Mahindra, o time precisou se retirar da corrida na Cidade do Cabo depois de identificar um problema na suspensão traseira.
O próximo passo da Mahindra deve ser a preparação do assento para a ocupação de Jehan Daruvala. O indiano atua como piloto de desenvolvimento e reserva da equipe, no entanto, não deve ter conseguido uma liberação da MP Motorsport. Daruvala atualmente está disputando o Campeonato da Fórmula 2 com o time que foi campeão na temporada passada. A etapa da Espanha da F2 será disputada no mesmo fim de semana que a rodada dupla em Jakarta.
“Estamos muito satisfeitos em receber Roberto na equipe Mahindra. Roberto tem uma experiência impressionante em corridas de alto nível e um bom histórico em grandes campeonatos. Ele teve uma ótima corrida conosco no teste de novados em Berlim no mês passado e pudemos ver que ele tinha potência para se tornar uma grande conquista para a Mahindra. Não é fácil entrar no meio da temporada, mas Roberto tem experiência com a equipe, então tenho certeza de que ele vai se encaixar no time de forma brilhante”, comentou o CEO da Mahindra, Frederic Bertrand.
Merhi estará no comando do carro #8 em Jakarta, participando da rodada dupla que acontece no próximo fim de semana. A substituição de Rowland deixa o piloto livre de participar das próximas sete etapas.
O piloto espanhol competiu na Fórmula 1 com a Marussia durante a temporada 2015. O espanhol tem experiência em categorias de monopostos, no ano passado retornou à Fórmula 2, para substituir Ralph Boschung, substituindo o piloto da equipe Campos em três etapas. Merhi faturou um pódio na Áustria.
“É uma grande hora representar a Mahindra nas corridas de Jakarta. Sou incrivelmente grato pela oportunidade e estou determinado em aproveitá-la ao máximo. Tive a chance de pilotar o M9Electro no teste de novatos em Berlim, mas a Fórmula E é muito diferente de qualquer uma das outras categorias que já corri, então a curva de aprendizado é íngreme. Mas me sinto pronto e animado para o desafio”, afirmou o piloto espanhol.
Durante os testes realizados em Berlim, Merhi participou da atividade participou da atividade com Jehan Daruvala e Jordan King, mas o espanhol foi escolhido para guiar ao lado de Di Grassi.