Um dos pilotos mais regulares e mais polêmicos da NASCAR Cup Series nos últimos tempos, Ross Chastain vinha sempre com bons resultados e boas atuações, mas não conseguia converter em vitórias , especialmente ao se envolver em toques com rivais. No entanto, a fase ruim do piloto da Trackhouse acabou com o triunfo na etapa de Nashville, na prova realizada neste domingo.
Chastain largou na pole e, na maior parte da prova, mostrava ter um dos carros mais competitivos ao longo da prova. Seu principal adversário na etapa de Nashville foi Martin Truex Jr, que entrou na disputa a partir do segundo segmento.
Aliás, Chastain e Truex proporcionaram um dos momentos mais incríveis da temporada, ao lado de William Byron, com os três disputando a liderança lado a lado por quatro voltas seguidas no início do segundo estágio.
A three-wide battle for the lead … that just wouldn't end! 👏👏👏 pic.twitter.com/KPZ1VMjVH0
— NASCAR (@NASCAR) June 26, 2023
Os pilotos de carro Toyota, na sua maior parte, estiveram competitivos e chegaram a incomodar na frente, como Tyler Reddick, vencedor do primeiro estágio e Denny Hamlin, que levou a melhor no segundo segmento.
Todavia, a corrida de Reddick foi bastante prejudicada por uma roda solta após um pit-stop no meio do segundo estágio, causando uma das duas bandeiras amarelas não-programadas da prova.
Tyler Reddick loses a wheel! #NASCAR
Watch on NBC. pic.twitter.com/3sn3mH6MiG
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) June 26, 2023
A outra bandeira amarela da prova foi causada na sequência, quando o carro de Brad Keselowski ficou lento na frente do pelotão e, com o efeito-sanfona, Ryan Blaney e Kyle Busch rodaram, com o piloto da Penske batendo no muro, sendo o único dos 36 corredores a abandonar a prova.
A hard hit for Ryan Blaney on the restart.
Take a look at what happened. #NASCAR
📺 : @nbc pic.twitter.com/tP7UZvTJPS
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) June 26, 2023
Sem mais nenhuma bandeira amarela (fora a do final de segmento) a disputa pela ponta ficou entre Truex e Hamlin, pela Joe Gibbs, contra Chastain. O piloto da Trackhouse tinha uma melhora de rendimento com o ritmo mais longo de prova e aproveitou o stint mais cumprido no terceiro estágio para assumir a liderança.
Após a última parada nos boxes, Hamlin perdeu rendimento e a briga pela vitória ficou entre Chastain e Truex. O campeão da Cup em 2017 chegou a descontar a vantagem, mas o homem-melancia conseguiu negociar melhor com o retardatários e conseguiu manter a liderança, abrindo vantagem na parte final e ficando com caminho livre para a vitória.
A próxima corrida da NASCAR Cup Series será um marco histórico para a categoria, A corrida do próximo domingo será a primeira da classe em um circuito de rua. A corrida será realizada em um traçado especial montado nas ruas de Chicago.
Top-10 da etapa de Nashville:
1 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
2 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
3 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
5 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
6 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
7 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Erik Jones (Legacy/Chevrolet)
9 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
10 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)